TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Roteiro De Estudos De Bioética

Dissertações: Roteiro De Estudos De Bioética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2014  •  916 Palavras (4 Páginas)  •  516 Visualizações

Página 1 de 4

CURSO: FARMACIA 7º PERÍODO MATUTINO

01) Qual a importância da igualdade entre os usuários do SUS e o tratamento das diferenças de forma desigual como dito na apresentação do trabalho?R:os direitos do usuário do SUS estão legitimados nas leis federais orgânicas da saúde 8080/90 e 8142/90 que regulamentariza o SUS e expõe a saúde como um direito fundamental do ser humano.

Ao meu ver, avanços evidentes foram conquistados, porem alguns dos princípios que norteiam a propostas do SUS, entre eles, a universalidade, a equidade e a integralidade, estão distantes da realidade da maioria dos serviços de saúde, não condizendo com o que a legislação preconiza.

02) Porque existe a má informação (desinformação) sobre a distribuição de medicamentos de alto custo pela rede pública? Dê sua opinião sobre o tema.R:Por se só, o tema já disse, medicamentos de alto custo. Esses medicamentos representam um custo muito elevado para o governo, quanto menos for sua divulgação e menos pessoas tendo acesso a eles, melhor para o orçamento do governo.

03) Existe a necessidade econômica das indústrias farmacêuticas em obter lucro na venda do medicamentos, porém os preços excedem ao que pode ser pago pela população, cite algumas razões para tal condição. R: Primeira, as cargas tributarias sobre os medicamentos são muito altas, a matéria prima que muitas das vezes são importadas, isso eleva o valor de alguns medicamentos. Segundo, os maquinários que são comprados no exterior também contribui para que os preços sejam repassados para os produtos. Terceiro, as recessões que afetam alguns países acabam influenciando o mercado brasileiro. Quarto, o salário que não acompanha a inflação.

04) Diante de um paciente agressivo por abstinência por dependência química, após acordar qual deve ser a nossa postura com este paciente internado pois este encontra-se com quadro de infecção por ser morador de rua e ficará internado por um certo período em sua unidade.R: esse paciente, deve receber os mesmos tratamentos de qualquer outro paciente. A nossa postura diante dessa situação é tomar toda precaução e condições disponível na unidade para nossa segurança e a do paciente, usando os epis e procedimentos corretos.

05) Dentro de um ESF existe uma equipe multidisciplinar atividades diversas, sobre a orientação básica como os direitos dos usuários do SUS não vem sendo respeitados de forma ética atualmente?R:Os usuários do Sistema Único de Saude, não estão sendo respeitados pelos profissionais de saúde pelo fato de que, são maus remunerados, trabalham exedendo sua carga horária sobre carregando sua capacidade de trabalho. Com essa sobre carga acaba descontando no usuário do serviço, que chega sentindo dor, deprimido, angustiado e não é bem atendido pela equipe do sistema.

06) Quais as atribuições do CONCEA?R: a garantia de que todos os usuários de animais para fins científicos ou didáticos estejam cientes de suas responsabilidades perante a lei. 11,794 de 2008, e a esta diretriz e que o seu descumprimento é passível de ação disciplinar pela CEUA. Esta garantia inclui treinamento, programas educacionais, capacitação técnicas e seminários.

07) Como ocorre o conflito entre a ANVISA e o CONCEA sobre o uso de animais em pesquisas?R: lei sancionada em 2008 atribui ao CONCEA ( Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal) a responsabilidade de autorizar pesquisa com animais. Artigo da norma batizada de lei Arouca, afirma que “ a fiscalização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com