TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SENTIMENTOS, PERCEPÇÕES E EXPERIÊNCIAS DO PARTO PELA MÃE ADOLESCENTE

Trabalho Universitário: SENTIMENTOS, PERCEPÇÕES E EXPERIÊNCIAS DO PARTO PELA MÃE ADOLESCENTE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2014  •  1.325 Palavras (6 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 6

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

PRÁTICA EM PESQUISA

SENTIMENTOS, PERCEPÇÕES E EXPERIÊNCIAS DO PARTO PELA MÃE ADOLESCENTE

Acadêmica: Ana M. S. R. Do Amaral

Professor: Juarez Ferla

Lajeado, maio de 2006.

SUMÁRIO

1 Título 3

2 Resumo.................................................................................................................3

3 Linha de enquadramento do projeto segundo a Cape 3

4 Período de duração da pesquisa 3

5 Justificativa 3

6 Objetivo geral 4

6.1 Objetivos específicos 4

7 Estado da arte 4

8 Materiais e métodos 6

9 Resultados esperados 6

10 Cronograma de atividades 6

11 Referências bibliográficas 7

12 Orçamento 8

1 Título

Sentimentos, percepções e a experiência do parto pela mãe adolescente.

2 Resumo

A liberação sexual dos anos 60, associada a maior segurança oferecida pelos anticoncepcionais orais, trouxe mudanças radicais no comportamento sexual dos jovens. Desde então, a atividade sexual é mais freqüente e cada vez mais precoce. Além disso, o erótico transmitido ao jovem pela mídia e o menor controle da família e da escola contribuem de forma marcante para a gravidez na adolescência. Este trabalho tem por objetivo identificar os sentimentos das adolescentes grávidas frente à gravidez e o seu futuro. Através de entrevistas realizadas com estas adolescentes e enfermeiras que as atenderem durante o parto.

3 Linha de enquadramento do projeto segundo a Cape

Nº. 2.06.02.00-6 Área: Embriologia

3 Período de duração da pesquisa

Junho de 2006 a dezembro de 2006.

4 Justificativa

A gravidez na adolescência passou a ser um problema preocupante à saúde pública.

Segundo alguns dados do ministério da Saúde (Assef 2000) informam que a cada ano um milhão de brasileiras são mães antes dos 19 anos.

É muito importante que se identifique a que fatores estão associados às probalidade de ocorrência destas vivências e o que é adequado instituir par controlar estes índices. Assim, os estudos desenvolvidos neste trabalho possam ter como propósito estabelecer parâmetros para que todos os profissionais de saúde atuem e obtenham resultados positivos na promoção e prevenção da gravidez na adolescência.

A realização deste trabalho tem como finalidade despertar o interesse regional na formação destes adultos precoces e fragilizados em indivíduos que sigam suas transformações e se tornem adultos maduros e membros participantes da comunidade social local. Também com o envolvimento de autoridades locais se possa construir um modelo a ser seguido na preparação dos adolescentes desde a infância até a adultez.

5 Objetivo geral

- Conhecer os sentimentos e percepções da adolescente em relação as suas vivências de ser mãe.

5.1 Objetivos específicos

- Verificar os fatores que desencadearam esta experiência.

- Analisar sentimentos e expectativas das adolescentes frente o parto.

- Comparar os dados obtidos dos sentimentos e expectativas das

adolescentes.

6 Estado da arte

A liberação sexual dos anos 60, associada a maior segurança oferecida pelos anticoncepcionais orais, trouxe mudanças radicais no comportamento sexual dos jovens. Desde então, a atividade sexual é mais freqüente e cada vez mais precoce. Além disso, o erótico transmitido ao jovem pela mídia e o menor controle da família e da escola contribuem de forma marcante para a gravidez na adolescência. Outros fatores sociais são a desinformação, os mitos e tabus que permanecem, a baixa condição socioeconômica e a baixa escolaridade. O fato é que esse conjunto de razões tem agravado de tal forma a iniciativa de casos de gravidez na faixa etária de 15 a 19 anos que chega ao ponto de constituir preocupação nacional (Souza, 2002).

A adolescência é uma etapa evolutiva e peculiar ao ser humano, fase considerada ápice e culminante de todo processo de maturação biopsicossocial do indivíduo. Para isto não podemos compreender a adolescência estudando os aspectos biológicos, psicológicos, sociais e culturais de forma separada; são indispensáveis e justamente, o conjunto de suas características que confere a unidade ao fenômeno (Osório, 1989).

Na adolescência ocorre o estabelecimento de uma escala de valores ou código de ética próprio da jovem, bem como busca de identificação com grupos de iguais e aceitação de ritos de iniciação para ingressar na vida adulta. Assumem papéis sexuais conforme inclinações e gostos pessoais independente de expectativas familiares, conforme Osório (1989).

As reações da família diante da adolescente grávida tendem a ser contraditórias, sendo comum a sobreposição dos sentimentos de revolta, abandono e aceitação do “inevitável”. (Revista Brasileira de Saúde MATERNO INF, 2003).

Uma outra variável importante na gravidez durante a adolescência é a influência religiosa exercida sobre o comportamento sexual dos adolescentes. Carvalho (1999), Bueno (2003)

Portanto, é fundamental

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com