TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SINOPSE

Monografias: SINOPSE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2015  •  1.248 Palavras (5 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 5

SINOPSE

A sinopse é a primeira forma textual de um roteiro. É preciso que especifique de maneira clara e concreta os acontecimentos da história. Uma boa sinopse é o guia perfeito para se obter o roteiro. Por vezes, uma sinopse escrita por um autor pode ser roteirizada por outro. É mais uma razão para serem claras e explícitas todas as indicações que definam os principais elementos da história e das personagens.

A sinopse pode ser considerada o resumo da história vivida pelas personagens. Existem basicamente dois tipos de sinopse: a pequena sinopse e a grande sinopse.

PEQUENA SINOPSE

A pequena sinopse vai de duas a cinco folhas, contém as personagens principais e sua respectiva história de forma resumida. Normalmente se escreve com vistas a um primeiro contato com o produtor ou diretor, embora o produtor possa usar esse material nas negociações com possíveis compradores e patrocinadores.

Exemplo: Casablanca (Filme)

Durante a Segunda Guerra Mundial, muitos fugitivos tentavam escapar dos nazistas por uma rota que passava pela cidade de Casablanca. O exilado americano Rick Blaine (Humphrey Bogart) encontrou refúgio na cidade, dirigindo uma das principais casas noturnas da região. Clandestinamente, tentando despistar o Capitão Renault (Claude Rains), ele ajuda refugiados, possibilitando que eles fujam para os Estados Unidos. Quando um casal pede sua ajuda para deixar o país, ele reencontra uma grande paixão do passado, a bela Ilsa (Ingrid Bergman). Este amor vai encontrar uma nova vida e eles vão lutar para fugir juntos.

GRANDE SINOPSE

A grande sinopse está mais relacionada com a tradição europeia e o roteiro literário. Normalmente ocupa dez folhas por cada hora de audiovisual. Pode até conter fragmentos de diálogo. É gasto bastante tempo para elaborar e escrever esse tipo de sinopse e, naturalmente, é um trabalho que deve ser remunerado. Os franceses chamam a esse tipo de sinopse le livret e os americanos the bible.

Exemplo: Casablanca (Filme)

Durante a Segunda Guerra Mundial, Rick Blaine (Humphrey Bogart), um americano amargo e cínico, expatriado de causas desconhecidas, administra a casa noturna mais popular em Casablanca (Marrocos), o "Café de Rick" . Esta também é uma casa de apostas que atrai uma clientela diversificada: as pessoas da França de Vichy, os funcionários da Alemanha Nazi, refugiados, políticos e ladrões. Enquanto Rick diz ser neutro em todos os campos, mais tarde revelou seu envolvimento no tráfico ilegal de armas para a Etiópia, que teria como objetivo combater a Invasão italiana de 1935 e a Guerra Civil Espanhola junto a Segunda República Espanhola.

Uma noite, um pequeno criminoso chamado Ugarte (Peter Lorre), chega ao clube de Rick portando umas tais letters of transit ("cartas de trânsito"), que conseguiu após matar dois mensageiros alemães. Essas cartas são uma espécie de passe que permite o trânsito livre através do titular pela Europa controlada pelos Nazi e chegará até a cidade neutra de Lisboa (Portugal), onde poderia chegar nos Estados Unidos. Assim, os documentos são de valor inestimável para qualquer um dos refugiados à espera de sua chance de escapar de Casablanca. Ugarte planeja vender os passes naquela noite, mas antes da venda ocorre que Ugarte é preso pela polícia local sob o comando do capitão Louis Renault (Claude Rains), um funcionário corrupto na França de Vichy que só quer agradar de todas as formas possíveis os nazistas. Sub-repticiamente, Ugarte deixou as cartas sob os cuidados de Rick porque de alguma forma ele era o único de quem ele confiava.

Enquanto isso o motivo de amargura de Rick chega de volta à sua vida. É a sua ex-amante, Ilsa Lund (Ingrid Bergman), que havia deixado Paris sem explicação e que com seu marido Victor Laszlo (Paul Henreid), entra no Café naquela noite com objetivo de comprar os passes. Laszlo é um renomado líder da resistência tcheca que enfrentava os nazistas. O casal precisava das cartas para deixar Casablanca e ir para os Estados Unidos, onde ele poderia continuar seu trabalho. Na noite seguinte, Laszlo, suspeitando que Rick tem as cartas, faz diversas perguntas a ele, mas Rick se recusa a dar os passes, pedindo-lhe para perguntar a sua esposa. (Ou seja, apenas duas pessoas podem ir, mas neste momento existem três pessoas que o querem.) O diálogo é interrompido quando um grupo de oficiais nazistas, sob o comando do Major Strasser (Conrad Veidt), começa a cantar "Die Wacht am Rhein"(O guarda no rio Reno), que foi considerado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com