TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA ADICIONAL

Tese: SISTEMA ADICIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  Tese  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 2

O SISTEMA COMPLEMENTO

O nome complemento é derivado de pequenos experimentos realizados por Jules Borded pouco depois das descobertas dos anticorpos. Ele concluiu que o soro deve conter outro componente dermolábio que auxilia o complemento a função lítica dos anticorpos, e a esse componente foi dado o nome de complemento. O sistema complemento consiste em proteínas séricas e de superfície celular que interagem uma com as outras, e com outras moléculas do sistema imune alternando regulagem para gerar produtos que tem a função de eliminar microrganismo. Ele também é ativado por microrganismos e por anticorpos que estão ligados a microrganismos e outros antígenos. Sua ativação envolve a proteólise sequencial de proteínas para gerar complexos enzimáticos com atividades proteolíticas, chamada também de zimogênios.

Os produtos da ativação do complemento tornam-se ligados a superfícies celulares dos microrganismos ou anticorpos, ligados a microrganismos e outros antígenos.

A ativação do complemento é inibida por proteínas reguladoras presentes nas células normais do hospedeiro e ausentes nos microrganismos.

O sistema do complemento consiste em várias proteínas plasmáticas que são ativadas pelos microrganismos e promovem a destruição dos mesmos e a inflamação. Este reconhecimento ocorre de três maneiras:

A via clássica: foi a primeira a ser descoberta, utilizando uma proteína plasmática chamada C1, para detectar anticorpos IgM, IgG1 ou IgG3, ligados a superfície de um microrganismo ou estrutura.

A via alternativa: foi descoberta mais tarde mais é filogeneticamente mais antiga que a via clássica e desencadeada, pelo reconhecimento direto de certas estruturas da superfície microbiana, assim é um componente da imunidade inata.

A via de lectina: é desencadeada por uma proteína plasmática chamada lectina de ligação à manose, que reconhece resíduos terminais de manose em glicoproteínas e glicolipídeos microbianos.

O reconhecimento dos microrganismos por qualquer uma dessas vias resultam no recrutamento e na reunião sequencial de proteínas adicionais do complemento em complexos de proteases.

Receptores de proteínas de complemento

Muitas das atividades biológicas do sistema complemento são mediadas pela ligação dos fragmentos dos componentes do complemento aos receptores de membranas expressos em diferentes tipos celulares. O receptor complemento tipo 1 (CR1 ou CD35) funciona principalmente para promover a fagocitose de partículas recobertas por C3b e C4b e para eliminar os imunocomplexos da circulação. O receptor do complemento tipo 2 (CR2 ou CD2) funciona principalmente para estimular as respostas imunes humoraes por meio do aumento da ativação da célula B pelo antígeno e pela promoção da captura dos complexos antígenos-anticorpos nos centros germinativos.

O receptor do complemento tipo 3, também chamado Mac-1 (CR3, CD11b, DC18), é uma integrina que funciona como um receptor para o fragmento iC3b gerado pela proteólise de C3b.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com