TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE ORIENTAÇÃO

Tese: SISTEMA DE ORIENTAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  Tese  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 2

SISTEMA URINÁRIO

Definição: É um sistema formado pelos órgãos responsáveis pela formação da urina (os rins), e pelos órgãos responsáveis pela eliminação da urina (ureteres, bexiga urinária e uretra).

Rim I – Estrutura e Forma: Estrutura:

O rim é um órgão par (A), abdominal, localizado posteriormente ao peritônio parietal (b) (ou seja, é retroperitoneal). Está envolvido por uma cápsula fibrosa (c), e quase sempre por uma cápsula adiposa (d).

Forma:

Tem a forma de um grão de feijão, e apresenta duas faces (anterior (E) e posterior) e dois pólos (superior (f) e inferior (g)). Junto ao pólo superior, encontramos a glândula supra-renal (H).

Sua borda medial apresenta o hilo (I), por onde passam o ureter (j), artéria (k) e veia (l) renais, vasos linfáticos e nervos, constituindo o pedículo renal.

Rim II – Estrutura Interna (corte): Corte:

Ao dividirmos o rim em duas metades, anterior e posterior, encontramos na periferia o córtex renal (A) (porção mais clara), que se projeta na medula renal (B) (porção mais escura).

O córtex renal vai da cápsula para as bases das pirâmides, e apresenta as colunas renais (C), que cruzam as pirâmides.

A medula renal apresenta 8 a 12 pirâmides (D) (porções cônicas) renais, cujos ápices convergem para projeções – as papilas renais (e). Na pelve renal, encontramos os cálices renais menores(f), que se unem em cálices renais maiores (G).

A pelve renal (H), uma porção coletora de urina que é uma expansão do ureter (I), aloja-se no seio renal (J).

Órgãos Urinários I– Ureter, Bexiga Urinária (visão geral) e Uretra:  Ureter (A)

Tubo muscular que une o rim (B) à bexiga urinária (C). Parte da pelve renal e, com trajeto póstero-descendente (parte abdominal (a)), penetra na pelve (parte pélvica (a’)), para terminar na bexiga urinária (via óstio ureteral).

 Bexiga Urinária (C)

Vazia, se achata contra a sínfise púbica (d). Cheia, toma forma ovóide. No homem, é anterior ao reto (e). Na mulher, é anterior ao reto e ântero-inferior ao útero e canal vaginal (f).

 Uretra (G)

Tubo mediano que estabelece a comunicação entre a bexiga urinária e o meio exterior. No homem, é via comum para a micção e a ejaculação, e possui cerca de 20 cm. Na mulher, serve apenas para micção, e possui cerca de 4 cm.

Órgãos Urinários II – Bexiga Urinária:  Função

Funcionar como reservatório da urina, transformando o fluxo contínuo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com