TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sandra Oliveira

Trabalho Universitário: Sandra Oliveira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  1.168 Palavras (5 Páginas)  •  1.284 Visualizações

Página 1 de 5

HORMONIOS VEGETAIS

AUXINA

A principal auxina encontrada nas plantas é o ácido indolacético, conhecido pela sigla AIA. Essa substância é produzida principalmente no meristema apical (gema) do caule e transportada através das células do parênquima até as raízes.

O transporte do AIA é unidirecional, dependendo de energia para ocorrer.

Se um pedaço de caule é invertido, o AIA continua a se deslocar em direção à extremidade das raízes, contra a força de gravidade.

Efeitos das auxinas

O principal efeito das auxinas é promover o crescimento de raízes e caules, através do alongamento das células recém- formadas nos meristemas. Esse efeito depende, no entanto, da concentração do hormônio; em concentrações muito altas a auxina inibe a elongação celular e, portanto, o crescimento do órgão.

A sensibilidade das células à auxina varia nas diferentes partes da planta. O caule, por exemplo, é menos sensível à auxina que a raiz. Por isso uma concentração de auxina suficiente para induzir crescimento do caule tem forte efeito inibidor sobre o crescimento da raiz.

Giberelinas

Em 1926 o cientista japonês E.Kurosawa descobriu uma doença em plantas de arroz causada por um fungo do gênero Gibberella. Quando plantas jovens eram atacadas pro esse fungo, tornanavam-se anormalmente altas. Após alguns anos de investigação, os cientistas japoneses descobriram que esse crescimento anormal das plantas doentes era induzido por uma substância liberada pelo fungo, que foi denominada giberelina.

Estudos posteriores mostraram que substâncias semelhantes às produzidas pelo fungo Gibberella estão presente normalmente nas plantas, onde controlam diversas funções. O crescimento anormal das plantas doentes era causado por uma quantidade excessiva de giberilina liberada pelo fungo.

Funções das giberelinas

As giberelinas são hormônios produzidos principalmente nas raízes e nos brotos foliares, que atuam estimulando o crescimento de caules e folhas, mas têm pouco efeito sobre o crescimento das raízes.

Juntamente com as auxinas, as giberelinas atuam no desenvolvimento dos frutos. Misturas desses dois hormônios têm sido utilizadas na produção de frutos sem sementes, conhecidos como frutos paternocárpicos.

As giberelinas desempenham junto com as citocininas, importante papel no processo de germinação das sementes. A absorção de água pelas sementes (embebição) faz com que o embrião nelas contido libere giberelina. Com isso a semente sai do estado de dormência e inicia o desenvolvimento.

Citocininas

Uma terceira classe de hormônios vegetais é a das citocininas, assim chamadas porque estimulam a divisão celular (citocinese).

As citocininas são produzidas nas raízes e transportadas através do xilema para todas as partes da planta. Embriões e frutos também produzem citocininas.

Funções das citocininas

O papel das citocininas no desenvolvimento das plantas tem sido estudado em culturas de tecidos. Quando um fragmento de uma planta, um pedaço de parênquima, por exemplo, é colocado em meio de cultura contendo todos os nutrientes essenciais à sua sobrevivência, as células podem crescer mas não se dividem. Se adicionarmos apenas citocinina a esse meio, nada acontece, mas, se também colocarmos auxina, as células passa a ser dividir e podem se diferenciar em diversos órgãos.

O tipo de órgãos que surge em uma cultura de tecidos vegetais depende da relação entre as quantidades de citocinina e auxina adicionadas ao meio. Quando as concentrações dos dois hormônios são iguais, as células se multiplicam mas não se diferenciam, formando uma massa de célula denominada calo. Se a concentração de auxina for maior que a de citocinina, o calo forma raízes. Se, por outro lado, a concentração de citocinina for maior que a de auxina, o calo forma brotos.

As citocinas também atuam em associação com as auxinas no controle da dominância apical. Nesse caso, os dois hormônios têm efeitos antagônicos. As auxinas que descem pelo caule inibem o desenvolvimento das gemas laterais, enquanto as citocininas que vêem das raízes estimulam as gemas a se desenvolverem. Quando a gema apical é removida, cessa a ação das auxinas e as citocininas induzem o desenvolvimento das gemas laterais. Uma vez iniciado, o desenvolvimento das gemas laterais não mais pode ser inibido. O fato de as gemas mais baixas do caule saírem da dormência antes das mais altas tem a ver com o fato de elas estarem mais próximas das raízes, onde são produzidas as citocininas.

As citocininas também retardam o envelhecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com