TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saúde coletiva

Por:   •  31/10/2015  •  Dissertação  •  602 Palavras (3 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 3

Quais são as principais críticas e sugestões apresentadas para o cumprimento do princípio da universalidade dentro do PES em uma UBS.

A Universalidade significa a garantia do acesso universal e indiscriminado aos serviços de saúde pelos usuários,tem que pensar em um planejamento em dois tipos específicos. O geográfico e o sócio-organizacional. Definir desde o local da escolha até adaptações necessárias naquelas já existentes. A equipe da saúde da família apresenta-se como porta de entrada no sistema. No sócio-organizacional o enfermeiro pensa na organização interna juntamente com o trabalho em equipe e também diminuir burocracias , definir equipes para o atendimento, organizar os serviços de acordo com o perfil de demandas para garantir um serviço mais adequado.

Quais elementos destacados para pensar, planejar e garantir a integralidade em uma UBS.

A integralidade deve ser entendida em pelo menos três pontos importantes. Atendimento individual; na relação do trabalho em equipe; e na articulação dos serviços de saúde. em sua que a integralidade atinja sua plenitude é necessário um planejamento em três sentidos: atendimento individual; no trabalho em equipe; na articulação dos serviços de saúde;

Realizar diferentes ações no cotidiano dos serviços da unidade de saúde, em harmonia com a universalidade, a equidade e a integralidade constitui grande desafio para o enfermeiro e demais membros da equipe.

Faça uma síntese (resumo) dos cinco momentos destacados no texto para compor a análise situacional ampliada.

Diagnóstico epidemiológico: muitas vezes tem sido a única parte da análise situacional abordada em fases anteriores ao planejamento.

Análise Territorial: só é possível com toda a equipe em campo e não apenas por meio de agentes comunitários de saúde.

Levantamento de recursos próprios: esses podem ser usados para comparar o padrão proposto com a realidade disponível na unidade de saúde.

Análise subjetiva: A análise subjetiva deve ser realizada com vistas ao mapeamento das demandas.

Mapeamento das relações entre serviços e usuários: a passividade e a agressividade podem ser compreendidas, em alguns casos, como necessidade de maior informação e discussão com as pessoas a respeito do fluxo adotado pela equipe.

Quais são e como funcionam as fontes de capacitação de informação para o PES.

A informação própria: representa o conjunto de dados relativos as pessoas da área de abrangência.

Informação comparativa: Quando a taxa de percentual é comparada aos dados do município, do estado, ou do país, ela pode significar uma boa ou má estratégia de promoção de hábitos saudáveis.

Informação analítica: a necessidade de comparar os resultados da própria equipe a cada ano, bem como os indicadores produzidos pelo trabalho da mesma aos de outra equipe, como população e territórios que tem características semelhantes.

Dentro do gerenciamento das ações do planejamento por indicadores propõe-se indicadores de resultado e indicadores de processo. Explique o que consiste

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (40.9 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com