TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Cardiovascular

Dissertações: Sistema Cardiovascular. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2013  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  992 Visualizações

Página 1 de 2

1. Explique o mecanismo de ação dos inibidores da enzima conversora de angiotensina (IECA) e cite 2 representantes da classe.Inibem a vasoconstrição arteriolar,diminuem a síntese as aldosterona,inibem a reabsorção tubular proximal renal de NaCl,diminui a liberação de ADH.Captopril e enalapril.

2. Qual a vantagem dos inibidores de AT1 em relação aos IECA? Eles podem induzir uma inibição mais completa das ações da ATII, e aumentam a liberação de renina como mecanismo compensatório.

3. Qual classe de diurético atua na alça de henle? Qual o principal fármaco da classe? Diuréticos de alça. Furosemida.

4. Qual a indicação dos diuréticos osmóticos? Pressão intracraniana(ex:hemorragia cerebral),pressão intraocular,anúria total(diminuição e a ausência da produção de urina).

5. Explique o mecanismo de ação da nifedipina. Bloqueia os canais de cálcio do miocárdio e nas artérias coronárias,reduz o tônus da musculatura lisa das arteríolas diminuindo desta forma e resistência periférica.

6. Diferencie a angina do infarto agudo do miocárdio e explique a ação terapêutica dos nitratos orgânicos. Angina:diminuição do abastecimento de oxigênio ao músculo cardíaco,devido a obstrução das artérias coronárias.

Infarto do miocárdio:quando há uma obstrução total de uma artéria coronária.

Ação terapêutica dos nitratos orgânicos:Causa dilatação de grandes veias,resultando em acumulo de sangue nas veias,dilata os vasos coronianos,aumenta a oferta de sangue para o músculo cardíaco,diminui o consumo de oxigênio,porque diminui o trabalho cardíaco.

7. Explique a ação dos bloqueadores do canal de cálcio. Se ligam aos canais de cálcio cardíacos e do músculo liso vascular,reduzindo a entrada de cálcio,efeito vasodilatador,ação antiarrítmica,redução da contratilidade,reduz a pressão arterial.

8. Como atuam os fármacos antiarrítimicos? Atuam inibindo a propagação de batimentos cardíacos imediatamente subsequentes,e diminuindo a taxa de contração e excitabilidade cardíacas.

9. Explique o mecanismo de ação dos antiarrítimicos classe IA. Bloqueio de canais de sódio,diminuem a velocidade de ascensão da fase 0,o que diminui a velocidade de condução através do miocárdio. Bloqueiam os canais de potássio,reduzem a corrente de potássio para fora da célula,responsável pela repolarização da membrana.Diminuição da velocidade de condução e o aumento do período refratário efetivo,assim,diminuem a reentrada.

10. Explique o mecanismo de ação dos antiarrítimicos classe II e cite os principais fármacos. Reduzem a despolarização de fase 4,deprimem a automaticidade cardíaca,prolongam a condução,diminuem a frequência e a contratilidade cardíacas. Principais fármacos:propranolol,metoprolol,esmolol.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com