TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Cardiovascular

Trabalho Universitário: Sistema Cardiovascular. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2014  •  2.480 Palavras (10 Páginas)  •  838 Visualizações

Página 1 de 10

1 INTRODUÇÃO

O sistema circulatório, composto pelo sistema vascular sanguíneo e linfático, encontra-se revestido internamente por um epitélio simples pavimentoso originado do mesênquima, o endotélio. O sistema vascular sanguíneo é formado pelos seguintes componentes: coração, artérias, capilares e veias.

Através da distribuição de hormônios e nutrientes para as células e tecido do corpo, e do transporte de produtos do refugo do metabolismo para órgãos excretores, o sistema circulatório, contribui para manter a constância do meio interno e para integrar o funcionamento do organismo como um todo.

2 SISTEMA CARDIOVASCULAR

2.1 Capilares sanguíneos

É constituído por uma camada de células endoteliais, enroladas em forma de tubo, possui uma lâmina basal onde os endotélios se apoiam. A espessura varia de 9 a 12mm.

Tipos:

2.1.1 Capilares Contínuos ou Somáticos: possui como características ausência de fenestrações em suas paredes; são encontrados em todos os tipos de músculo, tecido conjuntivo, glândulas exócrinas e tecido nervoso.

Figura 2.1.1:Capilares Continuos

2.1.2 Capilares Fenestrados ou Viscerais: possui presença de orifícios (fenestrações), obliterados por um diafragma que é mais delgado que a membrana celular; lâmina basal contínua; são encontrados em órgão onde ocorre intensa trocas entre o tecido e o sangue (rins, intestino e glândula endócrina).

Figura 2.1.2: Capilares Fenestrados

2.1.3 Capilares Fenestrados sem Diafragma: Fenestrada sem diafragma; lamina basal contínua; são encontrados no glomérulos renais.

Figura 2.13 : Capilares Fenestrados sem Diafragma

2.1.4 Capilares Sinusóides: Trajeto tortuoso com calibre aumentado (diminui a velocidade da circulação sanguínea) Células endoteliais formam uma camada descontínua; grande quantidade de poros sem diafragma; presença de macrófago na parede; lamina basal descontínua; são encontrados no fígado e nos órgãos hemocitopoéticos (medula óssea e baço). Apresentam essa estrutura que lhes convergem a característica de serem mais fácil e mais intenso o intercâmbio do sangue com o tecido.

2.2 Células endoteliais

Além de papel nas trocas de moléculas e células entre o sangue e os tecidos, as células endoteliais exercem diversas funções: Ativação: conversão de angiotensina I em angiotensina II; Inativação: conversão de bradicinina, serotonina, noradre- nalina, trombina e outras moléculas biologicamente ativas em com- postos inertes; Lipólise: degradação enzimática de lipoproteínas; Produção de fatores vasoativos; Função antitrombogênica.

Figura 2.2: Endotélio

2.3 Camadas dos Vasos Sangüíneos

2.3.1 Túnica Íntima: Uma camada de células endoteliais; Camada subendotenlial (tec. Conjuntivo frouxo) Pode ocasionalmente apresentar células musculares lisas esparsas; Nas artérias, a camada íntima apresenta ainda a membrana limitante elástica interna, que é a camada mais externa da íntima, separando-a da média.

Figura 2.3.1 : Túnica íntima

2.3.2 Túnica Média: Fibras musculares lisas; Fibras elásticas, fibras reticulares e proteoglicanas; Nas artérias, a média possui também uma lâmina limitante elástica externa, que a separa da túnica adventícia.

Figura 2.3.2 :Túnica Média .

2.3.3 Túnica Adventícia: Tecido conjuntivo (fibras de colágeno e elástica).

Figura 2.3.3 : Túnica Adventícia

2.4 Vasos Arteriais

2.4.1 Arteríolas: São os menores tipos de vasos arteriais;

Figura 2.4.1: Arteríolas

2.4.2 Túnica íntima: apresenta a camada subendotelial muito delgada e não existe a membrana limitante elástica interna, exceto nas arteríolas mais grossas;

2.4.3 Túnica média: formada por uma ou duas camadas de células musculares lisas e não existe limitante elástica externa;

2.4.4 Túnica adventícia: pouco desenvolvida.

2.5 Artérias de Médio Calibre (artérias musculares):

Figura 2.5 : Artérias musculares

2.5.1 Túnica íntima: composta por uma camada subendotelial mais espessa do que nas arteríolas e por um a membrana limitante elástica interna bem desenvolvida;

2.5.2 Túnica média: pode conter mais de 40 camadas de fibras musculares lisas. Alem disso, também apresenta quantidade variável de fibras elásticas, fibras reticulares e proteoglicanas. E ainda é composta por uma membrana limitante elástica externa, exceto nas artérias musculares mais finas. As limitantes elásticas e a túnica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com