TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Digestivo

Trabalho Universitário: Sistema Digestivo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2014  •  1.077 Palavras (5 Páginas)  •  1.301 Visualizações

Página 1 de 5

O Sistema Digestivo (antes também chamado de Aparelho Digestivo e agora denominado Sistema Digestório) é formado por um conjunto de órgãos cuja função é transformar os alimentos, por meio de processos mecânicos e químicos.

No fim dos processos, as inúmeras moléculas de proteínas, polissacarídeos, lipídios e ácidos nucléicos chegam desdobradas em moléculas de glicerol, aminoácidos, ácidos graxos, cleotídeos e monossacarídeos, passam pelo sangue e são assimiladas pelo organismo. Esse processo é denominado de digestão.

Componentes do Sistema Digestório

O Sistema Digestório (nova nomenclatura) divide-se em: Tubo digestório (propriamente dito) e os Órgãos anexos.

Sistema Digestivo, Sistema Digestório

Tubo Digestório

O tubo digestório (antes conhecido por tubo digestivo) divide-se em: alto, médio e baixo:

Tubo digestório alto: boca, faringe e esôfago.

Tubo digestório médio: estômago e intestino delgado (duodeno, jejuno e íleo).

Tubo digestório baixo: intestino grosso (ceco, cólon ascendente, transverso, descendente, a curva signóide e o reto).

Órgãos anexos: glândulas salivares, dentes, língua, pâncreas, fígado e vesícula biliar.

Tubo Digestório Alto

Boca

A boca é a porta de entrada dos alimentos no tubo digestivo. Corresponde a uma cavidade forrada por uma mucosa, onde os alimentos são umidificados pela saliva, produzida pelas glândulas salivares.

Com isso, durante a mastigação os alimentos passam primeiro pelo processo da digestão mecânica, pela ação dos dentes e da língua e, posteriormente, pela atividade enzimática da ptialina. Sendo assim, na rápida passagem dos alimentos pela boca, a ptialina (amilase salivar) começa a atuar sobre o amido encontrado na batata, farinha de trigo, arroz, transformando-o em moléculas menores de maltose.

Faringe

A faringe é um tubo músculo membranoso, que se comunica com a boca, através do istmo da garganta e na outra extremidade com o esôfago. Dessa maneira, para chegar ao esôfago, o alimento, depois de mastigado, percorre toda a faringe, que é um canal comum, tanto para o sistema respiratório quanto para a faringe.

No processo de deglutição, o palato mole é retraído para cima e a língua empurra o alimento para dentro da faringe, que se contrai voluntariamente e leva o alimento para o esôfago. Nesse momento a epiglote fecha o orifício de comunicação com a laringe, impedindo a penetração do alimento nas vias respiratórias.

Esôfago

O esôfago é um conduto musculoso, controlado pelo sistema nervoso autônomo. Assim, por meio de ondas de contrações, o conduto musculoso vai espremendo os alimentos e levando-os em direção ao estômago.

Tubo Digestório Médio

Estômago

O estômago é um grande bolsa que se localiza no abdome, responsável exclusivamente pela digestão das proteínas. A entrada do estômago recebe o nome de cárdia, porque fica muito próxima ao coração, separada dele somente pelo diafragma. O estômago possui uma pequena curvatura superior e uma grande curvatura inferior: a parte mais dilatada recebe o nome de "região fúndica", enquanto a parte final do estômago, uma região estreita, recebe o nome de "piloro".

O simples movimento de mastigação dos alimentos, já ativa a produção do ácido clorídrico no estômago contudo somente com a presença do alimento, de natureza proteica, que se inicia a produção do suco gástrico: uma solução aquosa, composta de água, sais, enzimas e ácido clorídrico.

Não obstante, a pepsina é a enzima mais potente do suco gástrico sendo regulada pela ação de um hormônio, a gastrina, produzida no próprio estômago, no momento que moléculas de proteínas dos alimentos entram em contato com a parede do órgão. Assim, a pepsina quebra as moléculas grandes de proteína e as transforma em moléculas menores, chamadas proteoses e peptonas.

Importante notar que a mucosa gástrica é recoberta por uma camada de muco, que a protege de agressões do suco gástrico, considerado bastante corrosivo. A partir disso, quando ocorre um desequilíbrio na proteção, resulta na inflamação da mucosa (gastrite) ou também no surgimento de feridas (úlcera gástrica).

Por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com