TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Digestivo dos Vertebrados

Por:   •  27/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  869 Palavras (4 Páginas)  •  2.728 Visualizações

Página 1 de 4

SISTEMA DIGESTIVO DOS VERTEBRADOS

[pic 1]

Nem todos os vertebrados tem o sistema digestivo igual ao do homem, o sistema dos mamíferos herbívoros é totalmente diferente de um mamífero onívoro e do carnívoro. Isto acontece por causa das plantas causarem uma digestão mais lenta do que os alimentos de origem animais, elas precisam ficar mais tempo no tubo digestivo para depois serem degradadas.

Sistema digestivo dos peixes: Os ciclóstomos não tem dentes na sua boca sugadora, invés disso eles tem cristas cornificadas que tem a função de rasgar a carne das presas. Já os tubarões possuem conjuntos de dentes muitos desenvolvidos, que permite agarrar e lacerar outros animais. As raias e quimeras tem dentes em forma de placas largas que trituram moluscos e outros organismos com conchas duras, já nos dipnóicos são encontradas placas análogas, e os peixes com nadadeiras têm dentes bem desenvolvidos que geralmente são cônicos, nas formas superiores os dentes são palatinos ou faríngeos em vez de maxilares e na base há uma substância semelhantes a cimento.

[pic 2]

foto tirada do livro Biologia dos vertebrados de Robert T. Orr

Nos peixes não existe as glândulas orais (necessárias para umedecer os alimentos) que existem no vertebrados terrestres, mas, existe algumas glândulas mucosas em suas bocas. O esôfago deles é muito curto quase não tem diferença do estômago. Os ciclóstomos possuem um intestino que é um tubo reto com uma válvula espiral. Já nos elasmobrânquios há um intestino dividido em duas partes, sendo a primeira caracterizada pela presença de uma válvula espiral, que aumenta a superfície de absorção dela.

[pic 3]      [pic 4] [pic 5]fotos tiradas do livro Fisiologia animal: Mecanismos e adaptações de Eckert.

Sistema digestivo dos anfíbios: nos anfíbios aquáticos não há a necessidade das glândulas orais, pois a alimentação deles provem da água, e eles tem poucas glândulas mucosas dispersas por sua boca. Nos anfíbios terrestres essas glândulas são mais numerosas, principalmente na língua; também possuem uma glândula intermaxilar no teto de sua boca, que produz uma secreção viscosa. Alguns anfíbios não tem língua, se tem ela é imóvel, mas a maioria tem uma língua protrátil, nesses animais há um esôfago curto e um intestino com varias variações. Já nas cobras cegas o intestino tem poucas voltas e não tem separação entra o delgado e o grosso. E nos sapos e rãs há um intestino delgado longo e enrolado sobre si mesmo e um intestino grosso curto e reto que se abre na cloaca.

[pic 6]

foto tirada do livro Fisiologia animal: Mecanismos e adaptações de Eckert.

Sistema digestivo dos répteis: alguns répteis são e carnívoros e alguns herbívoros, portanto o sistema digestivo deles depende de seus hábitos alimentares. Os répteis não aquáticos tem as glândulas orais mais desenvolvidas do que os anfíbios. Isso acontece pela necessidade de umedecer o alimento seco para diminuir o atrito durante a deglutição. Essas glândulas incluem as glândulas palatinas, as labiais, as linguais e as sublinguais.

A língua dos lagartos e cobras é bastante desenvolvida; em alguns camaleões é extensível e é usado para capturar insetos. Nas tartarugas e nos crocodilianos a língua não pode ser estendida. Os répteis tem um esôfago mais alongado. O estômago dos crocodilianos se assemelha ao das aves, o intestino delgado é mais enrolado do que nos anfíbios, e o intestino grosso é reto e se esvazia na cloaca.

[pic 7]

Sistema digestivo das aves: o sistema digestivo das aves tem muitas modificações, algumas estão associadas a ausência de dentes no grupo. Como as aves não tem lábios, não há glândulas labiais na boca e nem glândulas intermaxilares. Há a presença das glândulas sublinguais, que tem a presença de amilase e ptialina, mas elas não têm a mesma função que nos mamíferos. Nas aves granívoras e carnívoras há uma porção de esôfago  em forma de saco, chamado de papo, que tem a função de armazenar alimento. Já o estômago das aves é formado por uma porção glandular chamada proventrículo, que secreta o suco gástrico e uma câmara muscular chamada moela. O intestino delgado é enrolado ou forma uma alça; e o grosso é curto e reto e termina na câmara cloacal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (588.5 Kb)   docx (514.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com