TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Endócrino

Artigos Científicos: Sistema Endócrino. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  2.655 Palavras (11 Páginas)  •  661 Visualizações

Página 1 de 11

Sistema Endócrino

O sistema endócrino, em conjunto com o sistema nervoso, regula e controla todas as funções de nosso organismo. Ele é formado por uma série de glândulas,chamadas de glândulas endócrinas.

As glândulas endócrinas secretam os hormônios, substâncias que são lançadas na corrente sanguínea, atingindo as células dos diversos tecidos do corpo humano. Os hormônios podem estimular ou inibir as funções metabólicas, cada hormônio atua apenas sobre algumas células específicas. Alguns hormônios também atuam em conjunto ou em oposição a outros.

As principais glândulas endócrinas humanas são: a pineal, a hipófise, a tireoide, as paratireoides, as suprarrenais, o pâncreas, os ovários (nas mulheres) e os testículos (nos homens

Imagem

Glândula Pineal: Pequena glândula localizada perto do centro do cérebro e sua principal função é regulação dos chamados ciclos circadianos,que são os ciclos vitais (principalmente o sono) e no controle das atividades sexuais e de reprodução.

Hipotálamo: O hipotálamo possui vias de ligação com todos os níveis do sistema límbico. Liga-se ao Sistema Nervoso  e ao Sistema Endócrino, controlando a maioria das funções vegetativas, endócrinas, comportamentais e emocionais do corpo. Está relacionado com a regulação da temperatura corpórea, apetite, atividade gastrintestinal, regulação hídrica, atividade sexual e emoções.

O hipotálamo está intimamente relacionado com a hipófise  no comando das atividades. Ele controla a secreção hipofisária, produz ocitocina e hormônio antidiurético, que são armazenados pela hipófise.

Tireoide: É uma das maiores glândulas endócrinas do corpo, localizada no pescoço e produz hormônios, principalmente tiroxina (T4) e triiodotironina (T3), que regulam a taxa do metabolismo e afetam o aumento e a taxa funcional de muitos outros sistemas do corpo. O iodo é um componente essencial tanto do T3 quanto do T4. A tireoide também produz o hormônio calcitonina, que possui um papel muito importante na homeostase do cálcio. O hipertireoidismo (tireoide muito ativa) e hipotireoidismo (tireoide pouco ativa) são os problemas mais comuns da glândula tireoide.

Paratireóide: As paratireóides são quatro glândulas localizadas em volta da tireóide. Elas produzem o paratormônio, hormônio que regula a quantidade de cálcio e fósforo no sangue.

Supra renais: Localizado acima dos rins tem como principal função a liberação de hormônios em resposta ao stress através da síntese e liberação de hormonas corticosteroides, como o cortisol,catecolaminas e adrenalina(epinefrina).

Pâncreas: O pâncreas produz dois hormônios importantes na regulação da taxa de glicose no sangue: a insulina e o glucagon.

Glândulas Sexuais: As glândulas sexuais são os ovários (femininos) e os testículos (masculinos). Os ovários e os testículos são estimulados por hormônios produzidos pela hipófise. Enquanto os ovários produzem estrogênio e progesterona, os testículos produzem testosterona.

Diabetes

Diabetes millitus é uma doença metabólica complexa que se apresenta sob formas diferentes,quem tem em comum a hiperglicemia. Pode ser provocada por graus variáveis de deficiência de insulina e de redução da sensibilidade das células-alvo ao hormônio. Este é produzido pelo pâncreas e cuja função é quebrar as moléculas de glicose para transformá-las em energia a fim de que seja aproveitada por todas as células. A ausência total ou parcial desse hormônio interfere não só na queima do açúcar como na sua transformação em outras substâncias (proteínas, músculos e gordura).

Principais tipos de diabetes:

a) Diabetes tipo I (insulino dependente ou juvenil)- caracteriza-se por incapacidade de produzir insulina, resultado da destruição de células β das ilhotas do pâncreas, geralmente causada por um distúrbio auto-imune. Manifesta-se mais frequentemente em crianças e adolescentes.

b) Diabetes tipo II (insulino-independente ou da maturidade)- a forma mais comum do diabetes caracteriza-se por resistência à insulina e por secreção deficiente de insulina,sendo que um distúrbio pode predominar sobre o outro. A resistência à insulina é uma condição na qual os tecidos deixam de responder insulina, havendo a supressão dos efeitos mais marcantes, que são o estimulo da entrada de glicose nos tecidos, principalmente músculos e adiposo, e a inibição da produção de glicose pelo fígado. A hiperglicemia resultante estimula o pâncreas a secretar mais insulina, no sentido de normalizar a concentração de glicose sanguínea; todavia, mesmo na presença de altas concentrações do hormônio circulante, a glicemia permanece elevada. Em muitos casos, a estimulação crônica das células β do pâncreas leva à sua falência e a secreção deficiente do hormônio.

c) Diabetes gestacional – ocorre durante a gravidez e, na maior parte dos casos, é provocado pelo aumento excessivo de peso da mãe;

d) Diabetes associados a outras patologias como as pancreatites ,alcoólicas, uso de certos medicamentos, entre outros fatores.

Principais sintomas

* Poliúria – a pessoa urina demais e, como isso a desidrata, sente muita sede (polidpsia);

* Aumento do apetite;

* Alterações visuais;

* Impotência sexual;

* Infecções fúngicas na pele e nas unhas;

* Feridas, especialmente nos membros inferiores, que demoram a cicatrizar;

* Neuropatias diabéticas provocada pelo comprometimento das terminações nervosas;

* Distúrbios cardíacos e renais.

Fatores de risco:

* Obesidade (inclusive a obesidade infantil);

* Hereditariedade;

* Falta de atividade física regular;

* Hipertensão;

* Níveis altos de colesterol e triglicérides;

*

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com