TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Nervoso

Artigo: Sistema Nervoso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2014  •  Artigo  •  632 Palavras (3 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 3

Sistema nervoso

Sistema nervoso central (SNC):É formado pelo cérebro, cerebelo e medula espinhal.

• Substância branca:É constituída por axônios mielinizados, oligodendrócitos produtores de mielina. Possui também outras células da glia. É predominante nas partes centrais do cérebro e do cerebelo, já na medula localiza-se externamente.

• Substância cinzenta:formada de corpos de neurônios, dendritos, a porção inicial não mielinizada dos axônios e células da glia. Predomina na superfície do cérebro e do cerebelo, constituindo o córtex cerebral e cerebelar, enquanto na medula localiza-se internamente, com a forma de letra H, que recebe as fibras sensitivas. Tais neurônios são multipolares e volumosos;

• Meninges:É formada por tecido conjuntivo e envolve o SNC. São formadas por três camadas:

 Dura-máter: É a meninge mais externa, constituída por tecido conjuntivo denso, contínua com o periósteo dos ossos da caixa craniana e separada do periósteo das vértebras, formando o espaço peridural, que contém tecido conjuntivo frouxo e tecido adiposo;

 Aracnoide: Apresentam duas partes, uma em contato com a dura-mátere sob a forma de membrana, e outra constituída por traves que ligam a aracnóide com a pia-máter. As cavidades entre as traves conjuntivas formam o espaço subaracnóideo, que contém líquido cefalorraquidiano, constituindo um colchão hidráulico;

 Pia-máter: É muito vascularizada e aderente ao tecido nervoso, ficando entre eles prolongamentos dos astrócitos.

Sistema nervoso periférico (SNP):É formado por nervos, gânglios e terminações nervosas.

• Fibras nervosas:Constituídas por um axônio e suas bainhas envoltórias. Seus grupos formam os feixes ou tratos do SNC e os nervos do SNP.

(Nas fibras periféricas a célula envoltória é a célula de Schwann, já no SNC estas células são os oligodendrócitos. O conjunto de envoltórios é denominado bainha de mielina, que se interrompe em intervalos regulares, formando os nódulos de Ranvier. Já no tecido de sustentação dos nervos é constituído por tecido conjuntivo denso, o epineuro, que reveste o nervo. Cada um dos feixes é revestido por uma bainha de várias camadas de células, o perineuro. Os axônios estão envolvidos por bainha de células de Schwann, com sua lâmina basal e um envoltório conjuntivo constituído principalmente por fibras reticulares, o endoneuro.)

• Gânglios: É o acumulo de neurônios localizados fora do SNC. São esféricos protegidos por cápsulas conjuntivas e associados a nervos. Conforme a direção do impulso nervoso, os gânglios podem ser:

 Gânglios Sensoriais (aferentes): podem estar associados aos nervos cranianos (gânglio cranianos) ou localizados nas raízes dorsais dos nervos espinhais (gânglios espinhais), que são aglomerados de grandes corpos neuronais, com muitos corpos de Nissl e circundados por células da glia, denominadas células satélites. Os neurônios dos gânglios cranianos e espinhais são pseudo-unipolares. O gânglio do nervo acústico é o único bipolar. É protegido por um estroma de tecido conjuntivo formando uma cápsula.

 Gânglios Do Sistema Nervoso Autônomo(eferente):

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com