TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Tegumentar

Pesquisas Acadêmicas: Sistema Tegumentar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  1.435 Palavras (6 Páginas)  •  1.121 Visualizações

Página 1 de 6

Sistema Tegumentar

O Sistema Tegumentar (ou pele) é o revestimento completo externo do corpo. Ele é continuo com as mucosas que revestem os sistemas respiratório, digestivo e urogenital e suas aberturas exteriores (boca, nariz, ânus, uretra e vagina), mas difere estruturalmente delas. Possui como estruturas acessórias os pêlos, as unhas e as glândulas. A pele é composta de duas camadas principais: a epiderme e a derme.

Anatomia e Histologia do Sistema Tegumentar

Epiderme

A epiderme é um epitélio formado por várias camadas de células achatadas justapostas, que são a camada germinativa, seguida pela camada granulosa, pela camada transparente (lúcida) e pela camada córnea, nessa ordem.

Camada Germinativa: A camada de células mais interna é constituída por células que se multiplicam continuamente; dessa maneira, as novas células geradas empurram as mais velhas para cima, em direção à superfície do corpo. À medida que envelhecem, as células epidérmicas tornam-se achatadas, e passam a fabricar e a acumular dentro de si uma proteína resistente e impermeável, a queratina. As células mais superficiais, ao se tornarem repletas de queratina, morrem e passam a constituir um revestimento resistente ao atrito e altamente impermeável à água, denominado camada queratinizada ou córnea.

Camada granulosa: Possui cerca de três planos de células achatadas. Esta camada tem seu nome derivado da presença de grânulos de querato-hialina no citoplasma de suas células. À medida que os grânulos aumentam de tamanho, o núcleo se desintegra e as células das camadas mais externas morrem.

Camada lúcida: Esta camada é mais evidente na pele espessa e é formada por uma fina camada de células achatadas, cujos núcleos e organelas foram digeridos por enzimas dos lisossomos e desapareceram. Estão presentes no citoplasma filamentos de queratina e uma substancia chamada eleidina. Esta é transformada em queratina assim que as células da camada transparente tornam-se parte da camada córnea.

Camada córnea: Possui espessura muito variável e é constituída por células achatadas, mortas e anucleadas. O citoplasma apresenta-se cheio de queratina, chamando-se de células corneificadas. Estas formam uma cobertura ao redor de toda a superfície do corpo e não só protegem o corpo contra invasão por substancias do meio externo como também ajudam a restringir a perda de agua do corpo.

Derme:

É o tecido conjuntivo onde está apoiada a epiderme, que tem como função unir a pele ao subcutâneo ou hipoderme. Esta camada apresenta espessura que varia de acordo com a região observada, atingindo no máximo, 3 mm na planta do pé. Possui uma superfície externa irregular, podendo ser observadas saliências, denominadas papilas dérmicas, que acompanham as reentrâncias correspondentes da epiderme. As papilas aumentam a área de contato entre estas duas camadas da pele, reforçando a união entre ambas. A derme é formada por duas camadas, de limites pouco visíveis, são elas:

Camada papilar: É delgada, formada por tecido conjuntivo frouxo que dá origem às papilas dérmicas. Estão presentes nesta camada, fibrilas especiais de colágeno, inserindo-se na membrana basal de um lado, e de outro, penetram profundamente na derme (junção dermo-epidérmica). Estas ajudam na fixação da derme à epiderme, além de facilitar a nutrição das células da epiderme, pelos vasos sanguíneos presentes na camada reticular da derme.

Camada reticular: É mais espessa, formada por tecido conjuntivo denso. Tanto a camada papilar, quanto esta camada em questão possui muitas fibras do sistema elástico, responsáveis, em parte, pela elasticidade da pele. Encontram-se também nessa camada, vasos sanguíneos, nervos, folículos pilosos, glândulas sebáceas e glândulas sudoríparas.

Fisiologia do Sistema Tegumentar

As funções da pele podem ser agrupadas nas seguintes categorias:

Proteção: a pele forma uma barreira física que protege o corpo contra a invasão de microrganismos e a entrada de substancias estranhas ( incluindo a agua). Também protege contra o excesso de radiação ultravioleta e reduz grandemente a perda de agua do corpo para o meio. A superfície da pele está coberta por uma delgada película de liquido que tende para a acidez (pH 4 a 6,9). Por causa de sua acidez assa película pode atuar como uma camada antisséptica e retardar o crescimento de microrganismos na superfície da pele.

Regulação da temperatura do corpo: quando a temperatura do corpo começa a aumentar, as arteríolas da derme se dilatam, trazendo maior volume de sangue para a superfície do corpo e assim permitindo que a maior parte do calor seja perdido para o meio. Ao mesmo tempo, a superfície do corpo torna-se úmida, por causa do aumento da atividade secretora de glândulas sudoríparas. A evaporação desse suor facilita ainda mais a perda de calor pelo corpo. De modo similar, sob condições de frio, o calor do corpo pode ser conservado pela contrição de arteríolas dérmicas. Esta contrição reduz a quantidade de sangue que circula pela superfície do corpo, de tal forma que menos calor será perdido para o meio externo.

Excreção: além de seu efeito refrigerante, a secreção de suor funciona, numa extensão limitada, como um meio de excreção. Pequenas quantidades de resíduos nitrogenados e de cloreto de sódio deixam o corpo através do suor. Tanto os volumes como a composição do suor variam de acordo com as necessidades do corpo.

Sensação: pela presença de terminações nervosas e receptores especializados, a pele provê o corpo com muitas informações relativas ao meio externo. Fatos como alterações de temperatura, um toque ligeiro, pressão, e um trauma doloroso estimulam os receptores tegumentares, que alertam o sistema nervoso central sobre o fato, possibilitando que seja deflagrada uma ação apropriada.

Produção de vitamina D: na presença da luz solar ou radiação ultravioleta, um dos esteroides encontrados na pele é alterado de tal maneira que forma a vitamina D3. Depois de ser metabolicamente transformada a vitamina D3 participa da absorção de cálcio e de fosfato de origem alimentar e a manutenção de seus níveis ótimos no corpo, facilitando assim o crescimento normal dos ossos e seu reparo após alguma fratura.

Patologias

A importância da pele na prevenção de invasão do corpo por microrganismos é aparente pela abundância desses organismos que estão normalmente presentes mesmo na pele sadia, muito embora não causem dano corpóreo a menos que a epiderme seja lesada, permitindo-lhes entrar no corpo. Existem muitas doenças do sistema tegumentar, das quais as patologias mais comuns são:

Acne: doença inflamatória causada por uma bactéria, que provoca secreção excessiva das glândulas sebáceas, o que, por sua vez causa a formação de pústula, cravos e até caspa. É mais prevalente durante a puberdade por causa das mudanças hormonais que ocorrem nesse período.

Verrugas: a verruga comum é resultado de uma invasão virótica da pele. Esta condição é mais comum nos adolescentes e nos adultos jovens. São frequentemente encontradas em grupos pelo fato de serem capazes de se espalharem pelas áreas adjacentes.

Dermatite e eczema: são termos gerais que se referem a muitas condições inflamatórias da pele. Também incluídas nessa nesta categoria estão respostas alérgicas não especificas da pele para varias substancias diferentes.

Psoríase: esta condição razoavelmente comum é caracterizada por pequenas elevações castanho-avermelhadas e manchas que são cobertas por camadas de escamas prateadas. Quando as manchas são coçadas, ocorrem sangramentos em diminutos pontos que correspondem aos ápices das papilas da derme. Formam-se minúsculos abscessos abaixo da camada córnea, produzindo um exsudato. A causa da psoríase é desconhecida.

Impetigo: é uma infecção da pele altamente contagiosa que é mais comum em crianças. Resulta da invasão da epiderme por varias bactérias. Formam-se sacos de pus abaixo da camada córnea, causando inflamação e turgescência. As pústulas então se rompem e depois se forma uma crosta.

Pintas: considera-se que as pintas são congênitas, embora frequentemente não apareçam antes da idade adulta. Tem sido sugerido que seu aparecimento possa ser estimulado por hormônios esteroides. A maioria das pintas são benignas. Crescem lentamente por um certo período de tempo, ficam estáveis e então gradualmente diminuem seu tamanho. Umas poucas entretanto podem se tornar malignas ou capazes de se espalhar para outras partes do corpo. Esta mudança é geralmente indicada por um aumento no tamanho e na pigmentação, uma vermelhidão ao redor da pinta e coceira.

Câncer: numerosos tipos de tumores aparecem na pele. Alguns se originam na derme, outros na epiderme e outros ainda nas glândulas sudoríparas e sebáceas. A maioria dos tumores são benignos e não se espalham para outras partes do corpo. Outros tumores são malignos e tem a capacidade de se espalhar para outras regiões do corpo. Esses tumores são geralmente chamados cânceres. A causa da maioria dos tumores da pele é ainda desconhecida. Porém, a exposição prolongada aos raios ultravioleta do sol parece estar relacionada diretamente com o desenvolvimento de muitos deles. Há uma grande incidência de tumores da pele em fazendeiros e outros cujas ocupações requerem que eles trabalhem ao ar livre por certo período de anos.

...

Baixar como  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »