TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Tegumentar

Exames: Sistema Tegumentar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  562 Visualizações

Página 1 de 2

Sistema Tegumentar

Sistema tegumentar é o sistema de proteção dos corpos dos seres vivos e engloba a pele, pêlos e unhas. Ele é composto por camadas como derme e epiderme (parte mais externa). Reveste todos os órgãos vivos e constitui barreira de proteção contra a entrada de micro-organismos no ser vivo. O tegumento humano, mais conhecido como pele, é formado por duas camadas distintas, firmemente unidas entre si: a epiderme e a derme.

A epiderme da pele humana apresenta-se pluriestratificada (com várias camadas de células). A medida que as células vão sendo produzidas pelo estrato germinativo, as células mais velhas vão se projetando para a superfície do corpo e acumulando (queratina- proteína insolúvel e impermeável). A medida que morrem, vão constituindo a camada córnea. A função básica da epiderme é a proteção contra abalos mecânicos e evitar a perda de água do organismo. Na base da epiderme, encontramos células especiais, os melanócitos, que acumulam melanina, que é um pigmento que dá a cor da pele e nos protege contra a ação lesiva dos raios ultra-violetas.

A derme, localizada imediatamente sob a epiderme, é um tecido conjuntivo que contém fibras protéicas, vasos sanguíneo, terminações nervosas, órgãos sensoriais e glândulas. As fibras de colágeno e elastina conferem resistência e elasticidade à pele.

O tecido subcutâneo ou hipoderme, localizado sob a pele, abaixo da derme, é formado de tecido conjuntivo frouxo, rico em fibras e gordura (células adiposas). Esta gordura funciona como isolante térmico e reserva de energia.

As principais funções do tegumento são: controlar a temperatura corporal, permitir a difusão de gases (respiração cutânea), proteção contra abalos mecânicos, atuar na excreção, receber estímulos do meio, identificação sexual e participar da nutrição (glândulas mamárias).

A manutenção da temperatura corporal é um dos papeis desempenhados pelos vasos sanguíneos da derme. Quando a temperatura do corpo sobe, impulsos nervosos provocam dilatações dos vasos sanguíneos da derme (vasodilatação), com isso, maior quantidade de sangue passa a circular na pele, levando ao aumento da irradiação de calor para o meio, o que faz o corpo esfriar. Já quando a temperatura corporal diminui, os vasos sanguíneos da pele se contraem (vasoconstricção), com isso, menos sangue passa a circular na superfície do corpo, o que reduz a perda de calor..

É importante saber que quando se pensa em epiderme, derme e hipoderme, deve-se ter em mente que uma depende da outra para o equilíbrio deste importante órgão que é a pele humana, e também para o “perfeito” funcionamento de nosso organismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com