TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Tegumentar

Trabalho Escolar: Sistema Tegumentar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  6.976 Palavras (28 Páginas)  •  1.214 Visualizações

Página 1 de 28

Introdução

Dá-se o nome de tegumento ou sistema tegumentar a tudo aquilo que reveste externamente o corpo dos animais, conferindo proteção ao organismo contra desidratação, hidratação excessiva, ação dos raios ultravioletas emitidos pelo sol, microrganismos patogênicos, choques mecânicos, entre outros. Formado por: Pele (cútis), Pelos, Glândulas cutâneas, Partes especializadas como unhas, cascos, cornos. Pode apresentar apenas pelos, como nos mamíferos; penas, como nas aves e escamas nos peixes. Nos vertebrados, a pele, é constituída de epiderme (externa) e derme (interna). O objetivo desse trabalho é apresentar as particularidades da pele nos diferentes animais; os anexos tegumentares e sua relação com a vida dos animais.

Pele

A pele envolve completamente o corpo e une-se às mucosas nas várias aberturas naturais. Com função de proteção; Termorregulação; Impermeabilidade à água. A coloração da Pele depende da presença de pigmentos, que protegem contra radiação ultravioleta. A espessura tem uma variação grande mais espessa nas grandes espécies e nos locais de maiores atritos; pode formar dobras e rugas em determinados locais; algumas dobras são uma adaptação para aumentar a área por onde o calor pode ser dissipado para o ambiente. A pele é constituída de derme, epiderme e hipoderme ou tela subcutânea.

A derme situa-se logo abaixo da epiderme, sendo mais espessa. Tem origem mesodérmica, constituída por tecido conjuntivo, contendo terminações nervosas, vasos linfáticos e sanguíneos, glândulas, folículo piloso e músculos eretores de pelo, e receptores. Tem a função de apoiar a epiderme, dando à pele resistência e elasticidade. Após ruptura, ocorre cicatrização por depósito de tecido fibroso (estrias); está fixada à epiderme por papilas entrelaçadas. Na maioria dos animais, a pele é relativamente solta, e em alguns casos pode estar presa por fáscias subjacentes (escroto e lábios).

A epiderme é a camada superficial, formada por tecido epitelial pluriestratificado pavimentoso (achatado), avascular (por ela não passam vasos sanguíneos) e apresenta células responsáveis pela produção de melanina, o pigmento da pele. Espessura é adaptada ao tratamento que recebe, (desgaste: calos, solas de pés); continuamente renovada; as células superficiais saem em flocos (“caspas’), ou empartículas menores; Peixes e anfíbios aquáticos apresentam glândulas mucosas na epiderme. Nos vertebrados, especialmente os terrestres, as células mais superficiais são mortas, graças à total impregnação da proteína queratina, substância impermeável que, formando a camada córnea, confere proteção ao animal, principalmente contra desidratação. Nos invertebrados, a epiderme é uni estratificada, ou seja, possui uma única camada de células, ao contrário dos vertebrados.

A hipoderme consiste em tecido conjuntivo frouxo entremeado de gordura; que une a derme aos órgãos profundos. Sua quantidade varia de acordo com a situação, sendo fino ou mesmo ausente se o movimento é indesejável (lábios, pálpebras e tetas); Bem desenvolvida em cães e gatos; Acúmulo de gordura forma o panículo adiposo; local de injeção subcutânea.

Glândulas cutâneas

São glândulas que se desenvolvem a partir de folículos pilosos primitivos na pele. Ductos dos folículos liberam a secreção das glândulas, que escorre na superfície da pele ao lado da projeção dos pelos. Divididas em glândulas sebáceas e glândulas sudoríparas.

Glândulas sebáceas Produzem o sebo, que é uma secreção oleosa que lubrifica e impermeabiliza a pele e a pelagem, favorecem a disseminação do suor, retardam o crescimento bacteriano e em certos casos funcionam como marcadores territoriais. Pode funcionar como feromônios: o dor de cachorro molhado. O sebo que é o produto de secreção protege pelo e pele contra água e vento e contra bactérias e fungos.

Glândulas sudoríparas Secretam suor liquido e salina; não estão associadas ao pelo; envolvidas com termorregulaçao. Apócrinas, o ducto secretor desemboca num folículo piloso. As glândulas predominam nos órgãos odoríferos dos animais, nos cavalos estão distribuídas por todo o corpo.

Anexos cutâneos

Pelos

São características dos mamíferos. Servem como proteção mecânica e como isolante térmico.

Tipos de pelos: - primário ou de revestimento: Pelos Lisos, pelos de proteção, distribuem-se uniformemente; aspecto macio; modificados só nos rodamoinhos e cristas; importante no escoamento da água. Nos ovinos estão presentes somente na face e nos pés. - secundários ou lanosos: Pelos Finos, pelos ondulados; curtos e mais numerosos; abundantes no inverno. Algumas raças de Caprinos e coelhos também possuem predominância destes tipos de pelos. -Pelos Táteis: grossos de distribuição restrita, e em geral, à frente dos pelos de revestimento; a maioria é encontrada na face e ao redor dos olhos, lábio inferior, mento e partes da cabeça. Exemplo: bigode e cílios.

Característica dos pelos nos animais: - cabelos: homem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com