TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Urogenital

Trabalho Escolar: Sistema Urogenital. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2014  •  584 Palavras (3 Páginas)  •  555 Visualizações

Página 1 de 3

SISTEMA UROGENITAL

Pode ser dividido em urinário e genital. Esses dois sistemas encontram-se bastante associados principalmente em homens adultos cuja uretra é capaz de conduzir tanto urina quanto sêmen. Na mulher, uretra e vagina estão separadas, mas se abrem no mesmo espaço, o vestíbulo da vagina.

O sistema urogenital se desenvolve a partir do mesoderma intermediário. A crista urogenital, uma elevação longitudinal de mesoderma, se forma em cada lado da aorta dorsal. O cordão nefrogênico é a parte dessa crista que origina o sistema urinário e a crista gonadal origina o sistema genital

Desenvolvimento do sistema urinário

Desenvolve-se antes do sistema genital e é formado por rins, ureteres, bexiga urinária e uretra.

Desenvolvimento dos Rins

Três conjuntos de rins se desenvolvem em embriões humanos: pronefro, mesonefro e Metanefro.

Pronefro

Surgem no início da quarta semana e são estruturas bilaterais transitórias e não funcionais. Os ductos pronéfricos se abrem na cloaca e diferente do pronefro que logo se degenera, persiste e são utilizados pelo mesonefro.

Mesonefro

Surgem no fim da quarta semana. São estruturas bem desenvolvidas e funcionam como rins provisórios por quatro semanas. São formados por glomérulos e túbulos mesonéfricos.

Os ductos mesonéfricos se abrem na cloaca, e o mesonefro se degenera no fim do primeiro trimestre.

Metanefro

É o primórdio dos rins permanentes. Começa a se desenvolver no início da quinta semana e funciona cerca de quatro semanas depois. Os rins permanentes se desenvolvem a partir do divertículo metanéfrico e da massa metanéfrica do mesoderma intermediário. Vai ocorrer a formação dos cálices maiores, cálices menores, túbulos metanéfricos, glomérulos, alça de néfron e néfron. Entre a 10ª e 18ª semana, os glomérulos aumentam gradativamente. A partir daí até a 32ª semana, aumenta rapidamente, até quando o limite superior é alcançado. Os rins fetais são subdivididos em lobos, essa lobulação tem fim durante a infância, à medida que os nefrons aumentam e crescem. O aumento do tamanho do rim após o nascimento resulta principalmente do alongamento dos túbulos contorcidos proximais e do aumento do tecido intersticial. Um túbulo urinífero consiste em duas partes embriologicamente diferentes: néfron e ducto coletor. Indução Recíproca é o processo para formar os rins permanentes em que o divertículo metanéfrico e a massa mesodérmica intermediária interagem e induzem um ao outro.

Mudança de posição dos Rins

No início os rins metanéfricos ficam próximos, na pelve, ventral ao sacro. Com o crescimento da pelve e do abdome, os rins se posicionam no abdome e se distanciam um do outro. Inicialmente o hilo renal está situado ventralmente, com a ascensão renal passa a se situar ântero-medialmente.

Mudança no suprimento sanguíneo dos Rins

Na medida em que ascendem, os rins recebem suprimento sanguíneo de vasos próximos a eles. Inicialmente as artérias renais são ramos das artérias ilíacas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com