TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síntese do Texto: PROEJA: Entre desafios e possibilidades.

Por:   •  5/7/2019  •  Tese  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 2

Síntese do texto: PROEJA: entre desafios e possibilidades.

Nome: Olivar Pereira Xavier Junior Mat.: 11611BIO200

O texto nos trás o significado de PROEJA (Programa de Integração da Educação Profissional à Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos), que é um projeto que visa trazer gerar oportunidades e fazer a inserção de pessoas no mercado de trabalho. Por meio da integração do ensino básico da modalidade de jovens e adultos juntamente com a formação profissional.

O texto nos fala que projeto surgiu com a intenção de enfrentar as descontinuidades e o voluntarismo que marcam a modalidade EJA e integrar à educação básica uma formação profissional que contribua para a integração socioeconômica de qualidade do coletivo de jovens e adultos. Um dos grandes desafios é integrar três campos da educação o ensino médio, a formação profissional técnica de nível médio e a educação de jovens e adultos. Além disso outro desafio é a transformação do programa em política educacional pública do estado brasileiro.

Com isso foram criados diversos decretos e portarias do Ministério da Educação para dar materialidade ao tema, mas grande parte da legislação trazia uma ideia incoerente, em relação ao funcionamento, e objetivos do programa. Com isso vários desses decretos foram revogados dando origem novas legislações que trariam uma veracidade maior ao projeto. No fim o Decreto Nº 5.840/2006 passou incluir toda a educação básica contrariando as legislações anteriores.

O projeto enfrenta diversas dificuldades, desde de preparo dos profissionais para lidar com as esferas de educação básica para jovens e adultos, quando para promover a profissionalização juntamente com a educação básica. Além da falta de matérias de didáticos e de apoio específicos para esse público. Historicamente, o material didático atende a um dos níveis, não considerando a integração entre a educação básica e o técnico de nível médio da esfera da educação profissional. Além disse temos a juvenilização do PROEJA, pois nas pesquisas do texto grande parte do público do EJA eram jovens da faixa etária de 18 a 24 anos.

Por fim, nota-se necessidade de interação entre as redes públicas de educação federal, estaduais e municipais, no sentido de buscar a integração entre o ensino básico, a educação profissional técnica de nível médio e a EJA. Para que fato posso ocorrer a reinserção, e a reintegração dessas pessoas a educação e ao mercado de trabalho promovendo assim, uma reinserção na sociedade. O PROEJA tem uma função muito além da parte educacional, tem função social, de reparo da falta de oportunidades em nosso sistema capitalista, desigual. Mas para precisa existir um maior investimento nessas políticas públicas e disponibilizar verba para munir o projeto de matérias importantes e também para formações os profissionais para o projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (68.4 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com