TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do texto: “Os desafios da alfabetização”

Por:   •  7/2/2021  •  Resenha  •  310 Palavras (2 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 2

INSTITUTO EDUCAR

Acadêmico (a): Suely Teixeira Lima

Resenha do texto:

“Os desafios da alfabetização”

        Resenha realizada como exigência parcial

    Do curso de Pedagogia 6º Período

    Professora orientadora: Érica da Luz

 

Nova Olinda/To

Janeiro de 2021

Os Desafios da Alfabetização

Vivemos em um mundo comandado pela linguagem e em razão disso, o entendimento atribuído à alfabetização precisa ser definitivamente rompido passando a assumir o compromisso com a formação do leitor do mundo, de sujeito ativo preparado para conviver em sociedade. Estas transformações criam impactos na escola e no seu modo de ensinar, o que por sua vez, desafia os professores a repensar e reconstruir suas práticas, principalmente, no processo de alfabetização.

No sentido ideal, ser alfabetizado vai muito além de usar códigos. Quem acompanha uma criança em seus primeiros anos escolares observa que muitas vezes ela lê uma história, por vezes curta e simples, mas não consegue compreender o que se passa nela. Isso se deve ao fato de que no início do aprendizado da leitura ela nada mais faz que decodificar o texto. Não podemos dizer que essa criança esteja alfabetizada.

Então, ser alfabetizado não significa apenas codificar e decodificar as letras que formam as palavras, mas inclui as habilidades de letramento. Isso significa que a pessoa alfabetizada deve ser competente para ler e interpretar textos, realizar cálculos e está apta para fazer uso social da escrita, da leitura e da matemática.

Sendo assim, o processo de alfabetização, hoje, exige que se ultrapasse as paredes da escola e supere os métodos impostos pelas velhas cartilhas, saindo da teoria para a prática: leitura da realidade, tornando este processo mais agradável e prazeroso, conseguindo despertar nas crianças o interesse e o gosto pela leitura. Então é desafiador, mas é necessário que a criança tenha condições de autonomia, interação, questionamentos e resolução de problemas nesta etapa de ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (52.5 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com