TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIOS DO ENSINO TECNICO DO PROEJA VOLTADO PARA A FORMAÇAO EM INDUSTRIA

Artigos Científicos: DESAFIOS DO ENSINO TECNICO DO PROEJA VOLTADO PARA A FORMAÇAO EM INDUSTRIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  1.245 Palavras (5 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 5

JUSTIFICATIVA:

O foco do estudo centra-se em entender como nasceu a automação industrial, quais as características que um profissional da automação deve ter para conseguir acompanhar esse desenvolvimento e como as novas tecnologias podem afetar no dia-a-dia e na qualidade de vida de uma sociedade.

O PROEJA visa o fortalecimento da formação de profissionais em educação de jovens e adultos integrada a educação profissional, além da ampliação das pesquisas e estudos nessa área.

OBJETIVOS:

Geral:

Pesquisar quais os desafios para o ensino técnico do proeja voltado para a formação em automação industrial:

Específicos:

a) Identificar e quantificar as escolas que oferecem o ensino na modalidade PROEJA na Zona Sul e Centro Sul de Manaus (obs: SEDUC)

b) levantar, quantitativamente as empresas, localizadas no polo industrial de Manaus, que apoiam a oferta de ensino técnico nas escolas na modalidade do PROEJA

c) Mapear escolas que oferecem o ensino na modalidade do PROEJA, da Zona Sul e Centro Sul de Manaus.

REFERENCIAL TEÓRICO:

Entre os muitos desafios da automação moderna, serão abordados neste trabalho os seguintes: no campo social, a formação técnica de profissionais e educação da sociedade quanto à evolução tecnológica proporcionada pela automação; em sistemas críticos.

Na otimização de informações, no sentido de fornecer uma interface de automação apropriada; na gerência de informações de tempo real; na área de reconhecimento de padrões; identificação de falhas em sistemas de automação; no que diz respeito à comunicação, implementação de comunicação segura entre dispositivos heterogêneos; em automação residencial, a utilização de um protótipo mínimo capaz de atender as necessidades dos mais variados tipos de residências; aplicações na área de medicina, instrumentos de precisão; e, por fim, impactos sociais e ambientais gerados pela automação.

A Região Metropolitana de Manaus, também conhecida como Grande Manaus, é uma das regiões metropolitanas do Brasil, situada no estado do Amazonas. Criada pela Lei Complementar Estadual nº 52 de 30 de maio de 2007, é formada pela união de oito municípios: Manaus, Careiro da Várzea, Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Novo Airão, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva. O termo refere-se à extensão da capital amazonense com seus municípios vizinhos, apesar de distantes, e com baixa densidade demográfica, 21,44 hab./km². De acordo com estimativas de 2013 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sua população era de 2 316 173 habitantes5 , fazendo desta a segunda maior área metropolitana do Norte do Brasil e a 12ª de todo o país.

Em 24 de outubro de 2011 foi inaugurada a Ponte Rio Negro, com o objetivo de conurbar com mais facilidade os municípios de Iranduba, Manacapuru e Novo Airão com a capital amazonense. Além disso, a Região Metropolitana de Manaus é um dos maiores parques industriais da América Latina. Sozinha, representa 60% da população do estado do Amazonas e cerca de 14,89% da população de toda a Região Norte do Brasil.

Nos últimos anos, a região de Manaus vem ocupando e consolidando uma importante posição econômica nos níveis estadual e nacional. Com todos os seus municípios recebendo incentivos fiscais do Pólo Industrial de Manaus, comporta um parque industrial abrangente, diversificado e composto por segmentos de natureza complementar. Possui uma estrutura agrícola e agroindustrial bastante significativa e desempenha atividades terciárias de expressiva especialização. Destaca-se ainda pela presença de centros inovadores no campo das pesquisas científica e tecnológica, bem como do Aeroporto Eduardo Gomes – o terceiro maior terminal aéreo de cargas do País , localizado no município de Manaus.

O Programa Nacional de Integração Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA , foi instituído como programa educacional brasileiro por meio do Decreto Nº 5478 de 24 junho de 2005, revogado e ampliado pelo Decreto Nº 5840, de 13 julho de 2006. Esse programa faz parte de um conjunto de ações do Governo Federal para estruturar e consolidar uma Política Pública voltada para a educação de Jovens e Adultos e nasce em um contexto de valorização e ampliação da Educação de Adultos como política de garantia de direito à Educação Básica.

Busca-se, com o PROEJA, atender à demanda de jovens e adultos por Educação Básica e Profissional, na perspectiva de uma formação integral, por meio da elevação da escolaridade, profissionalização, maior inserção na vida social e no mundo do trabalho.

Esse programa, voltado às pessoas que tiveram suas trajetórias escolares interrompidas pelos mais variados motivos, se configura, portanto, como uma proposta educacional que se pretende parte de uma política de inclusão social e emancipatória.

O Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA\) é conceituado como:

[...] uma proposta constituída na confluência de ações complexas. Desafios políticos e pedagógicos estão postos e o sucesso dos arranjos possíveis só materializar- se -á e alcançará legitimidade a partir da franca participação social e envolvimento das diferentes esferas e níveis de governo em um projeto que busque não apenas a inclusão nessa sociedade desigual, mas a construção de uma nova sociedade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com