TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síntese sobre mudanças climáticas

Por:   •  3/4/2019  •  Dissertação  •  506 Palavras (3 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO

FAET – ENGENHARIA CIVIL

ORESTES NETO

SÍNTESE SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS

    Além de mudanças naturais antrópicas, existem as alterações climáticas causadas pela natureza. Primeiramente, pode-se citar as mudanças causadas pela deriva continental, onde a distribuição das zonas climáticas e a circulação oceânica sofreram alteração.

     De Acordo com a teoria de Milankovitch, as mudanças no eixo de rotação da terra e variações na órbita geram diferentes quantidades de calor recebido, o que influenciou na determinação das variações climáticas. Isso ocorre devido a maior distanciamento ou aproximação da terra em relação ao sol.

    Os Aerossóis influenciam o balanço de energia pois podem absorver ou refletir radiação solar, devido ao fato de que os aerossóis estão ligados à formação de nuvens, estas que possuem potencial de refletir radiação.

     O El Niño e La Niña são fenômenos naturais que causam grandes alterações climáticas em nível mundial. Em ano de El Niño, os ventos alísios se enfraquecem, com isso, o Oceano Pacífico Equatorial se aquece, gerando evaporação e formando nuvens, além de água com maior temperatura nesse oceano. Isso gera, por sua vez, uma inversão no ar que desce dos altos níveis da troposfera, inibindo a formação de nuvens na região do nordeste brasileiro e na indonésia, causando seca.

     O La Ninã possui uma atuação contrária ao do El Niño. Sendo assim, causa um resfriamento das águas do Oceano Pacífico Equatorial. Como consequência, a região nordeste do Oceano Índico a oeste do Oceano Pacífico passa a ter um maior volume de chuvas.

     Os estudos do matemático Fourier e do cientista Arrhenius foram de fundamental importância para o atual conhecimento sobre o efeito estufa, que é um fenômeno natural.

      Com aumento dos gases estufas na atmosfera, ocorre uma maior dificuldade do calor sair da atmosfera e ir para o espaço. Esse aumento foi causado por ações antrópicas. Essas ações podem estar, de fato, ligadas ao aumento da temperatura do planeta.

     O consequente aquecimento global poderá gerar um aumento médio do nível do mar, o que prejudicará as atividades humanas e os ambientes terrestres. Isso ocorre devido os impactos, que pode causar extinção de seres vivos, alteração nos regimes de chuva, além de intensificação de fenômenos meteorológicos.

     As atividades humanas prejudicam o ambiente devido ao acréscimo de gases na atmosfera, tais como o gás carbônico e o nitrogênio reativo, além de outras maneiras, como desmatamento e poluição. Devido a esses atos prejudiciais, as projeções para as próximas décadas indicam impactos na saúde, na agricultura e na geração de energia, prejudicando a qualidade de vida da população em geral.

     Algumas ações, como criar áreas verdes nas cidades, dar preferência à combustíveis menos poluentes, assim como o prevalecimento do desenvolvimento sustentável, além de investimento nas áreas de pesquisa, para gerar conhecimento e tecnologia, são ações que podem atenuar essas projeções pessimistas.  

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (64.8 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com