TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC USO DE APPS NAS AULAS DE BIOLOGIA

Por:   •  27/1/2023  •  Artigo  •  3.160 Palavras (13 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 13

RECURSOS MULTIMEIOS: A UTILIZAÇÃO DO CELULAR E APLICATIVOS COMO INSTRUMENTOS MEDIADORES NO ENSINO DE BIOLOGIA

HOLANDA[a], Julimax de Andrade[1]

SOBRENOME, Nome do orientador (professor)[2]

RESUMO

Este artigo teve como objetivo abordar estudos sobre utilização do aparelho celular como instrumentos mediadores no ensino de Biologia e expor características de aplicativos com potencial de ser inseridos no processo de ensino-aprendizagem. Com o avanço tecnológico e dos recursos multimeios, este trabalho discute a importância do uso dessas tecnologias como meios facilitadores do processo de ensino-aprendizagem. [b]Foi feito revisão bibliográfica sobre o assunto e mediante isso, foram compilados os estudos de diversos autores que defendem a inserção e utilização dos recursos multimeios, com ênfase no celular e aplicativos didáticos. Enfatiza-se que potencial do aparelho celular associado a aplicativos contribuem para a aprendizagem colaborativa, a interação dialógico-problematizadora, interatividade, flexibilidade cognitiva em torno dos recursos e atividades educacionais.[c]

Palavras chave: Educação. Ensino de Biologia. Tecnologia Digital.

1 INTRODUÇÃO
. 

Atualmente, é imprescindível e inegável que a utilização da tecnologia na sala de aula resultou na inovação da prática de ensino e aprendizagem, viabilizando a circulação de informações de forma atrativa, rápida e dinâmica.

A vida em sociedade têm sido transformada ao longo do tempo pelo crescimento e avanço dos recursos tecnológicos. Cotidianamente, muitas pessoas estão aderindo ao uso dos recursos tecnológicos. O interessante, é que essa adesão aos recursos tecnológicos está acontecendo sem que as pessoas percebam que estão totalmente dependentes deles.

O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs intensificam os desafios educacionais, bem como o processo de ensino-apredizagem. Cada vez mais, os professores precisam se adequar a atual realidade e as constantes inovações promovidas pelas TICs e os recursos multimeios.

A utilização dos recursos multimeios, com destaque para o celular, vídeos e o computador, possibilitou o despertar da criatividade à medida que, estimula a construção de aprendizados múltiplos, uma vez que explora potencialidades contemporâneas dos jovens, alicerçadas nas tecnologias da informação e comunicação.

Como representante do uso das TICs e importante recurso multimeio, temos o celular, um aparelho popular, que têm a possibilidade de utilizar aplicativos que podem vir a ser utilizados em sala de aula como instrumentos mediadores no processo pedagógico.

Os aparelhos celulares estão cada vez mais modernos. A partir dessas inovações e modernidades, paralelamente, surgem os aplicativos, que são softwares concebidos para desempenhar tarefas práticas ao usuário para que este possa concretizar determinados trabalhos. Para tanto, o tema realiza uma abordagem dos Recursos Multimeios, com ênfase na utilização do celular e aplicativos como instrumentos mediadores no ensino de Biologia.

A partir do exposto, esta abordagem objetiva apontar o percurso dos recursos multimeios, e como o aparelho celular por meio de aplicativos pode contribuir como instrumento mediador no processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Biologia.

O presente trabalho ascende à seguinte questão que norteia a pesquisa:

Sabendo que o celular é um recurso multimeio, é possível utilizá-lo, por meio de aplicativos como instrumentos mediadores no ensino de Biologia?

        Conforme o exposto, este trabalho têm como objetivo geral:

Apresentar as vantagens da utilização do aparelho celular através de aplicativos como instrumento mediador no ensino de Biologia.

        A execução deste objetivo maior depreende os seguintes objetivos específicos:

  • Demonstrar a importância da aplicação das TICs no estudo de Biologia;
  • Descrever a pedagogia dos multimeios e suas possibilidades;
  • Caracterizar os principais aplicativos que podem ser utilizados como instrumentos mediadores no ensino de Biologia.

Tais objetivos orientam à formulação de determinados pressupostos, que estão passíveis de serem comprovados ou refutados ao longo do estudo, a saber:

  • A qualificação do professor de Biologia para o uso das Tecnologias da Comunicação e Informação é indispensável para a melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem.
  • O uso do aparelho celular por meio de aplicativos pode ser considerado um instrumento mediador no ensino de Biologia.

Portanto, o presente artigo visa demonstrar que os recursos multimeios, com destaque para o celular, a partir do uso de aplicativos, são importantes instrumentos mediadores no processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Biologia.

2 O ENSINO – APRENDIZAGEM ATRAVÉS DO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.

        De forma progressiva e inevitável percebemos que as novas tecnologias estão presentes e modificando o cotidiano das pessoas. As ditas (ALMENARA, 1996) “novas tecnologias”, que para alguns são identificadas como as “tecnologias da informação e da comunicação”, estão imprimindo mudanças inesperadas na sociedade atual em todas as esferas da estrutura social, política, econômica, jurídica e do trabalho.

É importante salientar que a partir do uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) possibilita-se que parte da população tenha acesso à informação, o que traz mudanças significativas em várias áreas do saber. Percebe-se nos dias atuais, um expressivo número de alunos que utilizam aparelhos celulares modernos, possibilitando o uso de vários tipos de aplicativos com funções específicas e variadas.

Devido às diversas áreas passarem a utilizar as TICs, as Instituições de Ensino Superior (IES) tentam acompanhar essa mudança para manter seus cursos atuais em relação às tecnologias consideradas essências (COSTA, 2005).

Há de se concordar com o autor, porém, escolas que oferecem ensino fundamental e médio também estão aderindo ao uso das TICs, bem como os recursos multimeios, como recurso didático no ensino de várias disciplinas da grade curricular.

Diante das inovações tecnológicas, uma situação chama atenção no que tange o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação. Enquanto Os novos alunos possuem uma maior habilidade com as novas tecnologias, parte dos docentes diante desses recursos apresentam limitações e falta de conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)   pdf (130.9 Kb)   docx (213.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com