TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA DO COMPORTAMENTO

Tese: TEORIA DO COMPORTAMENTO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  Tese  •  907 Palavras (4 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 4

ETAPA 1

Aula- tema: Behaviorismo: o estudo do comportamento humano. Gestalt: A Psicologia da forma .Psicanálise:a descoberta do inconsciente .Construtivismo Piaget.Vygotsky: enfoque interacionista do desenvolvimento humano.

TEORIA BEHAVIORISMO

Do termo inglês behavior ou do americano behavior significa conduta, comportamento é um conceito generalizado que engloba as mais paradoxais teorias sobre o comportamento dentro da psicologia. Esta linhas de pensamento só tem em comum o interesse por este tema e a certeza de que é possível criar uma ciência que estude pois sua concepções são as mais divergentes ,inclusive no que diz a respeito ao significado da palavra comportamento .Os ramos principais desta teoria são behaviorismo metodológico e behaviorismo radical .

Esta teoria teve inicio em 1913 com um manifesto por JOHN B. WATSON. A psicologia como um comportamentista a vê .

O behaviorismo filosófico é uma teoria que se preocupa com o sentido, dos pensamentos edas concepção baseada na ideia de que estado mental e tendência de comportamento são equivalentes melhor dizendo as exposições dos modos de ser da mente humana é semelhante às descrições de padrões comportamentais. Esta linha teórica analisa as condições intencionais da mente ,seguindo os princípios de RYLE E WITTGENSTEIN.O Behaviorismo não ocupa mas espaço predominante na psicologia ,embora ainda seja um tanto influente neta esfera

O desenvolvimento das neurociências que ajuda a compreender melhor hoje o que ocorre na mente humana em seus processos internos aliados a perda de prestigio dos estimulo como causa para a conduta humana e somada as criticas de estudiosos renomados como NOAM CHOMSKY o qual alega que esta teoria não é suficiente para explicar fenômenos da linguagem e da aprendizagem, levam o behaviorismo perder espaço entre as teorias psicológicas dominantes.

TEORIAS DE GESTALT

Psicologia se consolidou, ao longo do século XIX, como uma vertente filosófica; neste período ela estudava tão somente o comportamento, as emoções e a percepção. Vigorava então o atomismo buscava-se compreender o todo através do conhecimento das partes, sendo possível perceber uma imagem apenas por meio dos seus elementos. Em oposição a esse processo, nasceu a Gestalt termo alemão intraduzível, com um sentido aproximado de figura, forma, aparência. Por volta de 1870, alguns estudiosos alemães começaram a pesquisar a percepção humana, principalmente a visão. Para alcançar este fim, eles se valiam especialmente de obras de arte, ao tentar compreender como se atingia certos efeitos pictóricos. Estas pesquisas deram origem à Psicologia da Gestalt ou Psicologia da Boa Forma. Seus mais famosos praticantes foram Kurt Koffka, Wolfgang Köhler e Max Werteimer, que desenvolveram as Leis da Gestalt, válidas até os nossos dias. Com seu desenvolvimento teórico, a Gestalt ampliou seu leque de atuação e transformou-se em uma sólida linha filosófica. Esta doutrina traz em si a concepção de que não se pode conhecer o todo através das partes, e sim as partes por meio do conjunto. Este tem suas próprias leis, que coordenam seus elementos. Só assim o cérebro percebe, interpreta e incorpora uma imagem ou uma ideia. Segundo o psicólogo austríaco Christian Von Ehrenfels, que em 1890 lançou as sementes das futuras pesquisas sobre a Psicologia da Gestalt, há duas características da forma – as sensíveis, inerentes ao objeto, e a formais, que incluem as nossas impressões sobre a matéria, que se impregna de nossos ideais e de nossas visões de mundo. A união destas sensações gera a percepção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com