TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Ensaios: TEORIA DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2013  •  730 Palavras (3 Páginas)  •  1.132 Visualizações

Página 1 de 3

Baseado no capítulo 1 do PLT, cada autor tem o seu pensamento e visão sobre o conhecimento, e relacionando com o Comportamento Organizacional entendo que :

Alfred North Whitehead

“Só existe uma única disciplina para a educação e esta é a vida em todas as suas manifestações”

Entende-se que a vida é o grande ensinamento para a educação e construímos desde a nossa criação (ensinada pela família, pais) e conforme o crescimento, ela se torna mais sólida e sendo moldada por cada individuo, com valor principal em sua vida.

Essa educação, por sua vez, é bem útil devido a toda trajetória de vida. Dentro do ambiente organizacional é possível perceber pelo convívio entre as pessoas que estão ao ser redor o tipo de visão e seus valores pessoas que de uma maneira intervêm em seus conhecimentos.

Quando o autor diz “A educação deve ser útil. E se ela não for útil, o que ela é então? Trata-se de um talento”.

O conhecimento e a sua experiência deve ser muito valida dentro da empresa, algumas empresas não a oportunidade que é devida para o funcionário e por muitas vezes esse talento é desperdiçado. Empresas devem ter oportunidades para seus colaboradores, não só apenas exercendo a função pelo qual foi contratado, mais contribuindo sempre para o melhor desenvolvimento da empresa como um todo. Ele como profissional e a empresa adquirindo novos mercados ou aprimorando seu negocio. Porque são eles que é o maior patrimônio da empresa.

Howard Gardner

“As pessoas não são iguais”

Esse pensamento de Howard Gardner fala na inteligência emocional. Na organização nos envolvemos com varias pessoas, logo temos pensamentos e ideias diferentes, ninguém é igual a ninguém, as pessoas possuem personalidades diferentes, e na resolução de problemas isso deve ser muito bem administrado, porque uma palavra errada e no momento errado para uma pessoa é o suficiente para uma frustração e desanimo total, o gestor não deve se portar assim, deve ter varias inteligência para conhecer seus funcionários e saber avaliar pelo tipo de inteligência. É com uma só inteligência fica-se engessado e trazendo desconforto, achando que é a mesma coisa e pelo outro lado com certeza não ira concordar com suas prioridades.

Paulo Freire

O pensamento de Freire é um pensamento crítico ao inicio da conscientização humana, os métodos de domesticação no início dos estudos pode atrapalhar o desenvolvimento do individuo, fazendo com que mentes excelentes, sejam limitadas.

Na organização podemos citar que por algumas vezes somos limitados a função que é estabelecida impedindo-nos de avançar e de demonstrar o seu conhecimento que pode ser brilhante.

A educação bancária não envolve o homem em na sua história, e já educação problematizante ele faz parte da historia e ainda considera o seu dialogo coo indispensável, o que o torna se aguça a sua criatividade e prazer de buscar novos conhecimentos.

Peter Senge

A organização é estruturada pelas pessoas que buscam melhor desempenho para aprimorar seus conhecimentos e o futuro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com