TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TIPOS DE SAIS E SUAS CARACTERÍSTICAS

Por:   •  12/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.975 Palavras (8 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 8

Tipos de Sais e Características.

1• Sal Rosa do Himalaia

Atual queridinho do mundo gastronômico --gourmet, considerado o mais puro, apesar de várias notícias, boletins e informativos, ainda não foi provado cientificamente seu benefício, então devemos ter cuidado pois ele contém a mesma quantidade de sódio que o sal de mesa. O que diferencia é que possui mais minerais e não é refinado, dando a ele uma coloração rosada. Utilizado para salgar peixes, saladas e finalizar pratos.

2• Sal Negro

É uma variedade popular de sais vulcânicos, sua cor incomum vem da presença de pequenas partículas de ferro e outros minerais. É feito através da combinação de Sal do Himalaia e de ervas e frutos da região, tem aroma muito parecido com a gema do ovo, devido ao índice de enxofre presente em sua composição.

Algumas vantagens da sua utilização é: melhora o processo digestivo, fortalece a imunidade do corpo, combate espasmos, câimbra e dores musculares, dentre outros.

3• Sal Defumado:

Tem grãos grandes, maiores que os do sal grosso, coloração levemente acinzentada e sabor um pouco adocicado. O sabor do sal defumando, portanto, também é influenciado pelo tipo de fumaça que o sal recebe no processo.

Assim, é possível controlar o gosto usando, por exemplo, os barris de carvalho comuns no envelhecimento do vinho Chardonnay.

Há vários tipos de sal defumado, o francês, através de defumação de barris de carvalho, o viking, obtido através da evaporação da água do mar, passando por uma secagem e a defumação acontece através de árvores aromáticas.

Muito versátil em sua utilização, podendo até usa-lo em drinks.

4• Sal do Havaí:

Pode ser encontrado em um tom rosa avermelhado, em função da presença de uma argila havaiana denominada Alaea, é rica em dióxido de ferro, ou na cor preta, devido a implementação de roxas vulcânicas. De origem vulcânica, tem sabor ferroso e possui muito sódio.

A recomendação para utilização, são frutos do mar.

5• Gersal:

Ganha esse nome graças a combinação de gergelim + sal.

Recomendado para quem deseja diminuir a ingestão de sódio, pode ser preparado em casa. Para fazer este tempero, uma das receitas mais simples é misturar seis colheres (sopa) de gergelim com duas colheres (café) de sal marinho e, em seguida, bater o conteúdo no liquidificador até ele ficar triturado. 

(O gergelim é uma semente utilizada na gastronomia, apesar do seu tamanho, está possui um alto teor de fibras, rico em proteínas)

Ele pode ser incluído no arroz, feijão, sopas e saladas.

6• Flor de Sal:

A flor de sal é um aglomerado de cristais que se forma à superfície da água do mar. A sua formação depende das condições atmosféricas; a temperatura e a radiação solar têm de ser elevadas e o vento deve ser suave. 

Considerado um sal totalmente natural, contém magnésio, iodo, potássio e, também, muito sódio, são +/- 10% a mais do que o do sal refinado.

Por isso recomenda-se cautela com sua utilização nas receitas.

7• Sal Light:

Passa pelo mesmo processo do sal refinado, mas apresenta reduzido teor de sódio, tendo 50% de cloreto de potássio em sua composição. Leva a palavra light no nome, porém, não é indicado para quem está em dieta de emagrecimento, mas, sim, aos que têm restrição ao consumo de sódio, como hipertensos e pessoas com retenção de líquidos.

Benefícios do sal light: sabor mais suave, deixa o gosto do sal menos acentuados, auxilia no bem-estar físico.

O sal light deve ser consumido sobre orientação médica ou de nutricionista.

8• Sal Marinho:

Assim como o refinado, o sal marinho também é formado por cloreto de sódio e obtido a partir da evaporação da água do mar. No entanto, ele não passa pelo processo de refinamento, o que faz com que mantenha os minerais e nutrientes e dispense a adição de outros ingredientes químicos. O sal marinho é mais saudável por ao menos duas razões: não passa por refinamento e contém menos sódio. Independente de ser refinado ou não, ainda temos que ter cautela com a dosagem de utilização.

9• Sal Líquido:

Até pouco tempo atrás, acreditava-se que era pouco provável a criação de alguma química em estado líquido semelhante ao sal comum. Algo fácil de entender devido às fortes interações que ocorrem no estado líquido entre as espécies que formam a substância (moléculas, átomos ou íons).

Geralmente, o sal líquido tem sabor suave, e vem iodado, só que em formato spray, permitindo distribuição uniforme do produto e prometendo ser utilizado em todo tipo de comida sem alterar as características dos pratos.

10• Sal Refinado:

Também conhecido como sal de cozinha ou de mesa, é o mais popular da lista. Porém, é um dos tipos mais pobres em nutrientes.

O sal refinado, assim como o sal marinho, é obtido através da evaporação da água do mar. Porém, o sal refinado passa por um processo térmico para que a sua umidade final fique em 0,05% e, também, pelos processos de refinamento e branqueamento.

Após essas ações, vários minerais importantes, como magnésio, cálcio e potássio, que poderiam trazer benefícios à pressão arterial, são perdidos.

Países Internacionais e o Uso de outras especiarias:

Em países orientais o uso de especiarias invés do sal é relativamente normal, isso tem relação com toda a história da humanidade, processos sociais dentro dos países e seu vasto mercado com várias alternativas de insumos como realçador de sabor, dentre elas, ervas, temperos e especiarias.

Índia: Os pratos indianos podem causar estranheza, porém sua culinária é rica e cheia de sabor, podendo fazer várias pessoas mudarem a sua opinião a respeito.

 Entre as especiarias mais usadas na culinária indiana, o destaque fica por conta de itens como pimenta, gengibre, canela, feno-grego, noz-moscada, cominho, semente de mostarda preta, cúrcuma e cravo.

Esses temperos, dentre outros e o sabor dessa mistura é o que faz a culinária indiana ser mundialmente famosa.

Um ingrediente também muito utilizado nesta cozinha, é o curry. O curry é composto por vários ingredientes, bem apimentado e muito versátil em sua utilização, podendo ser usado em peixes, carnes, assados e cozidos.

Dentro da cultura indiana, as ervas aromatizam os pratos e atuam de acordo com suas propriedades medicinais, como na China e Japão.

Outros itens famosos na cozinha indiana é o uso no condimento de açafrão, cravo da Índia, canela em pau coentro, gengibre, alho, erva-doce, entre vários outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (104.8 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com