TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tcc Dst

Monografias: Tcc Dst. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  5.031 Palavras (21 Páginas)  •  2.670 Visualizações

Página 1 de 21

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.................................................................................................4

CAPÍTULO 1 – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA..................................................6

1.1 Tipos de doenças....................................................................

1.2 Sintomas e forma de contágio.................................................

1.3 Tratamento e prevenção.........................................................

1.4 HIV/AIDS...............................................................................

CAPÍTULO 2 - METODOLOGIA DA PESQUISA...............................................16

2.1 Contexto de Pesquisa..................................................................

2.2 Instrumentos de coletas de dados................................................

2.3 Procedimento para análise de dados............................................

CAPÍTULO 3 - APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS...............17

3.1 Conscientizando.........................................................................

CONSIDERAÇÕES FINAIS..............................................................................18

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS..................................................................19

INTRODUÇÃO

Este trabalho apresenta uma pesquisa de campo que tem como objetivo: mostrar algumas Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), principalmente as mais comuns, sempre com ênfase em HIV, em seguida, apresentar seus respectivos sintomas, forma de contágio e forma de tratamento, e, por fim refletir sobre como podemos evitar sermos contaminados por as doenças aqui apresentadas.

Para ser possível chegar nesses objetivos, é necessário considerar que é muito comum ouvir falar em DST, mas o que realmente significa isso? Quais são as doenças mais comuns? Como ficamos contaminados? Como evitar? Essas são algumas das questões que serão respondidas neste trabalho.

Doenças sexualmente transmissíveis não é um assunto novo, mas sim um assunto que as pessoas evitam comentar ou entrar a fundo. No conceito geral, DST são “doenças infecciosas que podem ser disseminadas através do contato sexual. Algumas podem também ser transmitidas por vias não sexuais”.

A história das DSTs começa nas primeiras civilizações onde havia o culto aos deuses e deusas da fertilidade, que eram consideradas como uma dádiva. O culto a essas deusas era feito principalmente a partir da prostituição. Uma das características presentes nessas sociedades era a promiscuidade, um dos motivos para o surgimento dessas doenças, que mais tarde seriam conhecidas como doenças venéreas, em referência à Vênus, considerada a deusa do amor.

A Gonorreia foi citada na bíblia, mas a causa da doença só foi conhecida no século XIX. Além disso, no Egito antigo tumbas apresentaram alguns registros sobre a Sífilis.

Em 1494 houve um surto de sífilis na Europa. A doença se espalhou rapidamente pelo continente, matando mais de cinco milhões de pessoas. Cada localidade que ela passava recebia um nome diferente. Contudo, em 1536 foi publicado um poema médico, em que um dos personagens da história havia contraído a doença. O nome do personagem era Sifilo.

Antes de serem inventados os medicamentos, as doenças eram consideradas incuráveis, e o tratamento se limitava a diminuir os sintomas. Todavia, no século XX surgiu os antibióticos, que se mostraram bastante eficientes. Em 1980 a herpes genital e a AIDS surgiram na sociedade como doenças incuráveis. Essa, por sua vez se tornou uma pandemia.

Para estabelecer uma ordem e esclarecer o tema proposto em nossa pesquisa, nosso trabalho apresenta a seguinte organização:

No Primeiro Capítulo, abordaremos algumas doenças (as mais conhecidas no Brasil), levando em conta seu contágio, sintomas e tratamento.

No Segundo Capítulo, apresentaremos a Metodologia de Pesquisa utilizada para o desenvolvimento desta pesquisa, apresentando os instrumentos utilizados para coleta de dados.

Para finalizar nossa pesquisa, no Terceiro e último Capítulo, discutiremos e analisaremos os resultados obtidos pela pesquisa.

A escolha desse tema foi feita, pelo simples fato dessas doenças se tornarem tão comum e as pessoas não darem importância, muitas vezes tem o vírus e nem sabem.

Apesar de a medicina ter avançado tanto nos últimos tempos, ainda não foi possível ser feito uma cura da AIDS, por isso vamos mostrar o que é feito com as pessoas que possuem o vírus e se ela consegue viver bem.

CAPÍTULO 1

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O objetivo desse capítulo é apresentar as consequências que as DSTs e o vírus HIV podem trazer, e qual seria o procedimento adequado para amenizar o contágio que esta se tornando cada vez mais frequente e mostraremos algumas soluções.

1.1 Tipos de doenças

Herpes: doença causada por um vírus que pode ser de dois tipos: o Herpes Simples, labial e genital, ou o Herpes Zoster, que dá geralmente na região do tórax. Segundo a dermatologista Juliana Muggiati Sípoli, pode ser causado por vírus do tipo HSV-1 no Herpes Simples da face e tronco, HSV-2 no Herpes Simples genital e VZV (Varicela zoster vírus) no Herpes Zoster.

Clamídia: A clamídia é uma doença sexualmente transmissível e comum causada pela bactéria chlamydia trachomati, que afeta os órgãos genitais masculinhos e femininos e pode danificar os órgãos reprodutores, caso não tratada como deve.

Gonorreia: Gonorreia é uma infecção causada por uma bactéria que atinge os órgãos genitais masculinos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.1 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com