TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecido Conjuntivo

Artigo: Tecido Conjuntivo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  204 Palavras (1 Páginas)  •  706 Visualizações

O trabalho tem como objetivo explicar sobre o tecido conjuntivo, mais especificamente, sobre o tecido conjuntivo propriamente dito.

O tecido conjuntivo propriamente dito é composto por células e por matriz extracelular. As células são: fibroblastos, que são responsáveis pela produção de fibras e a substância amorfa que compõe o espaço extracelular, possuem prolongamentos citoplasmáticos que permitem o movimento da célula; macrófagos, originários dos monócitos e realizam fagocitose. É responsável pela defesa; plasmócitos, que são responsáveis pela produção dos anticorpos; mastócitos, especializadas em produzir heparina e histamina (envolvida nos processos de alergia); adipócitos, possui a função de armazenar gorduras.

As fibras do desse tecido podem ser colágenas, estas são constituídas pela proteína colágeno, que é a proteína mais abundante no corpo humano; reticulares, são formadas por colágeno tipo III e por glicídios; elásticas, onde seu componente principal é a elastina.

Quanto à classificação. Esse tecido está dividido em frouxo, denso modelado e denso não modelado. O frouxo é flexível e pouco resistente a trações, contém vasos sanguíneos e linfáticos. O denso modelado, As fibras colágenas estão paralelas, organizadas assim pelos fibroblastos em resposta à tração exercida em um determinado sentido. Já o denso não modelado as fibras são organizadas em feixes sem orientação definida, possui resistência a trações.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com