TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecido Conjuntivo

Monografias: Tecido Conjuntivo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2014  •  654 Palavras (3 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 3

O tecido conjuntivo ou tecido conectivo é caracterizado por células em baixa quantidade, separadas por uma grande quantidade de substância intersticial (ou intercelular), produzida pelas próprias células do tecido. Tem como função o estabelecimento e manutenção da forma do corpo, a ligação entre os demais tecidos e o preenchimento dos órgãos. Divide-se em:

Tecido conjuntivo propriamente dito

Tecido conjuntivo frouxo

Tecido conjuntivo denso

Tecido adiposo

Tecido cartilaginoso

Tecido ósseo

Tecido sanguíneo

Tecido linfático

O tecido conjuntivo propriamente dito é, dos tecidos conjuntivos, o menos diferenciado e mais genérico, preenchendo todos os espaços entre os restantes tecidos, logo presente em todos os órgãos, estabelecendo a ligação entre eles. Permite igualmente o transporte de metabólitos e participa na defesa do organismo.

É constituído por vários tipos de células que encontram-se imersas em uma substância intercelular, designada como matriz extracelular.

O Tecido Conjuntivo Frouxo é a parte do tecido conjuntivo que tem distribuição mais ampla pelo corpo, estando presente em praticamente todos os órgãos. É composta por células, fibras e pela substância intercelular. E possui as fibras, colágenas, elástica e reticular aproximadamente na mesma proporção.

O tecido conjuntivo denso é a parte do tecido conjuntivo caracterizado pela abundância de fibras colágenas, o que lhe dá grande resistência, essas fibras são muito abundantes na região anal. A disposição dessas fibras é a característica primordial para a classifica-lo como fibroso ou tendinoso.

O tecido adiposo ou tecido gordo é um tipo especial de tecido conjuntivo que se caracteriza pela presença de adipócitos, que são células especializadas em armazenar lipídios (gorduras). Os adipócitos podem ser encontrados isolados ou em pequenos grupos no tecido conjuntivo comum, porém, a maioria deles formam grandes aglomerados, constituindo o tecido adiposo.

O tecido cartilaginoso, ou simplesmente cartilagem, é um tecido elástico e flexível, branco ou acinzentado, aderente às superfícies articulares dos ossos. Também é encontrado em outros locais como na orelha, na ponta do nariz. É formado por condrócitos e condroblastos (células) , revestido pelo pericôndrio (fibrocartilagem não possui pericôndrio). O tecido serve para dar forma e sustentação a algumas partes do corpo, mas com menor rigidez que os ossos e também serve para não dar atrito entre os ossos. No tecido cartilaginoso não existem vasos sanguíneos, nervos e vasos linfáticos.

Cartilagem de crescimento, ou disco epifisário, é uma cartilagem presente na epífise dos ossos longos jovens, modulando seu crescimento.

Ao contrário dos outros tecidos conjuntivos, a cartilagem não possui vasos sanguíneos ou nervos, com exceção do pericôndrio (Peri = ao redor; condros = cartilagem), a túnica de tecido conjuntivo denso não-modelado que reveste a superfície

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com