TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fibra Do Bambu

Artigo: Fibra Do Bambu. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2013  •  986 Palavras (4 Páginas)  •  831 Visualizações

Página 1 de 4

1 - Introdução

A fibra do bambu começa a dar seus primeiros passos como material de potencialidade ecológica. O Bambu protege o solo, é um rápido seqüestrador e fixador de carbono, fornece abrigo e alimento para a vida selvagem e é um recurso perene, podendo viver até 130 anos. O bambu está cada vez mais se popularizando justamente por se aliar ao conceito sustentável e responsabilidade com o meio ambiente, pois seu rápido crescimento e fácil cultivo, trazem uma extração menos agressiva ao meio ambiente, passando longe pela crise causada por madeireiras em geral. A exploração do bambu é sustentável porque se renova a cada ano.

Por ser uma gramínea com um sistema de sucessivas brotações, que permite infinitos cortes possibilitando uma cultura sustentável, resistente e adaptável, e de simples cultivo e manejo, escolhemos esse material para a confecção de Uniformes e Epi”s profissionais que irão dar conforto, durabilidade e menos custos para as empresas e funcionários.

2 - Objetivos da Empresa

A Visão

Além da produção de Epi’s e Uniformes, há ainda o propósito de preservação do meio ambiente, seguido pelo propósito de ensinar a cultura alimentar sustentável, através da produção de “brotos de bambu”, em larga escala, haja vista as características domésticas do plantio, visando ampliar a participação no mercado brasileiro e tornar-se a empresa mais admirada por sua rentabilidade, inovação, eficiência, responsabilidade social e contribuição para o desenvolvimento do Brasil.

2.1 - A Missão

Ter como objetivo mostrar para empresas que através da Fibra do Bambu é possível produzir roupas leves, macias e absorventes. Por ser uma matéria-prima renovável e que custa mais barato que o algodão, o tecido produzido com a fibra é realmente confortável. Os artigos confeccionados com fibras de bambu apresentam maior leveza, maiores sensação de frescor e ventilação.

Graças às características físicas das fibras, como alto índice de absorção de umidade, permite a evaporação do suor humano em um espaço muito curto de tempo, evitando dessa forma que o tecido fique "grudando" no corpo do usuário, mesmo nos dias mais quentes. Além disso, possui outros atributos como a proteção contra os raios UV (Ultravioletas), não forma pilling (bolinhas) e é termodinâmica: se faz calor esfria e se faz frio fica refrescante.

Além de oferecer conforto, os materiais e vestimentas produzidas com esta matéria prima, garante, ainda, maior durabilidade e preservação do meio ambiente.

Segundo estudos, as fibras da maioria dos outros tecidos são extraídas da celulose do eucalipto, que não é uma planta nativa do Brasil e que agride bastante o solo, formando os desertos verdes. Já o bambu é uma cultura sustentável por crescer cerca de 20 cm por dia. A plantação se renova um ano após a colheita

3 – Instalação da Empresa

A empresa será instalada em zona rural do estado do Acre, pois observa-se que a região é ainda o local que se tem a maior aplicação para a espécie, escolhemos o estado do Acre pois, segundo o Instituto de Bambu (Imbambu), criado pela Universidade Federal de Alagoas e Sebrae, o estado possui a maior área de bambu nativo de todo o mundo, maior até do que o da China (País Originário do Bambu), onde são cultivados e utilizados para fabricar desde utensílios de cozinha e móveis, casas, papel e até como elemento para chips de computador.

4 – Processo Produtivo

As etapas do processo produtivo vão desde o plantio até a confecção do material final, iniciando-se através do cultivo do bambu, onde é necessário retirar as mudas de troncos altos, um tronco de 10 metros de altura fornecerá 04 mudas, que devem ser plantadas rapidamente pois são sensíveis ao clima. A colheita ocorre nos meses de inverno brasileiro (maio, junho, julho e agosto), para a fabricação dos uniformes serão necessários colher a fibra do bambu mais jovens por serem mais flexíveis.

O Bambu é então deixado na própria moita, de 04 a 06 semanas para a secagem das folhas, esse processo é chamado de “cura na mata” ou “avinagrado”. Após esse processo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com