TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria da evolução

Por:   •  30/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.504 Palavras (7 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 7

Teorias da Evolução

Foi durante a metade do século XVIII, em que as primeiras ideais de evolução começaram a surgir, contrariando as ideias da igreja que na época dominava os pensamentos ocidentais. Logo novas áreas de pensamento começaram a surgir, apesar da grande polemica entre existir ou não a evolução. Grandes cientistas mostraram muitas teorias para o esclarecimento de inúmeros acontecimentos e que apesar não haver tecnologia, os cálculos e conclusões que foram realizados a mão, e com difícil explicação, erros aconteciam, porém muitos desses grandes famosos da antiguidade perpetuam até os dias de hoje, pois, apesar da grande possibilidade de ocorrerem erros, suas teorias ainda são válidas, e que podem agora serem confirmadas com mais fidelidade. Sabemos que a evolução acontece através de mudanças de genes, ou seja, quando a o acumulo de mudanças por meio de várias gerações que resultam no surgimento de novas espécies. Dentre os grandes cientistas, temos como destaque o Lamarck, que foi o primeiro a propor uma teoria de evolução.

Teoria de Lamarck

Jean Baptiste Lamarck que viveu entre 1744 a 1829, era um naturalista francês que publicou no ano de 1809 sua teoria de revolução dos organismos vivos, em que se baseava na ideia de que os organizamos deveriam se adaptar ao meio ambiente com o tempo, pois ele sofre modificações, sendo assim, com essa modificação existiam órgãos que seriam mais usados que outros. Esse uso desigual de órgãos ele chamou de Lei do Uso e Desuso. O uso significava que certas partes do corpo eram tão usadas que eram desenvolvidas sempre, e o desuso, significa que as partes menos usadas do corpo sofriam atrofiamento, podendo até desaparecer. Sendo assim, acontecendo o uso e desuso, isso modificaria as características do corpo que seriam transmitidas para outras gerações. Um exemplo em que Lamarck aplicaria a sua teoria, seria em relação as girafas, que de tanto exercerem esforços para alcançarem seus alimentos no alto das árvores, o seus pescoços aumentavam, pois deveriam se desenvolver.

Lamarck também se baseava em uma segunda lei, chama de Lei da Transmissão dos Caracteres Adquiridos, em que através da lei do Uso e Desuso, as caraterísticas que foram modificadas com o tempo, eram sempre transmitidas para as gerações seguintes. Assim com o desenvolvimento ou atrofiamento de certas características, surgiram novas espécies originadas pelo uso ou desuso de órgãos.

Apesar de surgirem novas teorias de evolução depois, a Lei do Uso e Desuso de Lamarck é valida e pode ser aplicada, por exemplo, em atletas, que quanto mais treinam e realizam exercícios físicos, seus músculos se desenvolvem mais e quando há a paralização, por exemplo, das pernas, elas atrofiam, devido a falta de movimentação. Já a segunda lei de transmissão, ela não pode ser aplicada, pois apesar de ocorrer desenvolvimento ou atrofiamento, essas “características” não serão transmitas aos descendentes.

Teoria de Darwin

Charles Darwin foi um naturalista inglês que viveu durante 1809 e 1882 e desenvolveu outra teoria evolutiva, chamada de Teoria de Seleção Natural. Darwin acreditava que os organismos que melhor se adaptaram ao meio ambiente obtiveram melhores de chances de sobreviver, assim, os que pouco se adaptaram consequentemente não geraram tantos descendentes quanto os adaptados. Então os organismos mais fortes são os melhores para o determinado ambiente. Darwin se baseava nos seguintes princípios básicos: mesmo os organismos pertencentes a mesma espécie, é impossível que eles sejam idênticos, pois existem variações todas as caraterísticas; todo o organismo é capaz de se reproduzir, e podendo gerar muitos descendentes, porém, como alguns são mais fracos que outros, então eles podem não chegar até a fase adulta; o número de uma espécie pode ficar constante mesmo após várias gerações, justamente pelo fato de muitos não atingirem a maturidade; variações que os organismos sofrem podem ser favoráveis, fazendo com que este sobreviva por mais tempo e tendo a possibilidade de deixar muito mais descendentes, uma vez que há a transmissão de características de pais para filhos. Logo, o tempo ao longo das gerações ira fazer a seleção natural, dizendo qual espécie poderá sobreviver por mais tempo.

Darwin então não acreditava no certo desenvolvimento ou atrofiamento de órgãos da teoria de Lamarck, pois para ele, os indivíduos deveriam sim se adaptar ao meio, mas não perdiam as caraterísticas ruins, mas poderiam substitui-las com características melhores e que fariam a sua melhor adaptação ao meio. Porém Darwin concordava com Lamarck no sentido de que tais caraterísticas fossem transmitidas ao longo das gerações.

É interessante, que mesmo após concluir sua teoria, Darwin não a publicou em 1844, pois achar que suas ideias eram muito revolucionárias, mas foi no ano de 1858 que Darwin recebeu uma carta de Alfred Russel Wallace em que suas teorias eram bem parecidas com o seu próprio trabalho. Assim no mesmo ano os dois publicaram um resumo de suas ideias, e um ano depois Darwin expõe seu trabalho completo no livro A Origem das Espécies. No final, quem realmente foi declarado o pioneiro na teoria de seleção natural foi Charles Darwin, pois pode ser comprovado através de datas anotadas por ele em seus documentos.

Se compararmos as ideias de Lamarck com as de Darwin, entendemos que:

O meio: para Lamarck, ira criar todo um ambiente que necessita de determinadas necessidades que fazem com que os hábitos dos indivíduos mudem, consequentemente mudando a si mesmos; e para Darwin, é que realiza a seleção natural podendo favorecer, ou não, determinados indivíduos que possuem as necessidades fundamentais para sobreviver no ambiente.

As Características: para Lamarck, essas novas são adquiridas através do desenvolvimento ou atrofiamento dos órgãos de um individuo; para Darwin as características já existem nos indivíduos, porém depende do local em que ele vive, as quais suas características podem favorecer, ou não, a sua duração nesse ambiente.

Os Descendentes: para Lamarck, eles recebem todas as características evoluídas por seus antepassados, e podem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (53.6 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com