TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Teorias Da Administraçao

Trabalho Escolar: Atps Teorias Da Administraçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2012  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  1.181 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

A teoria da administração funciona como uma visão de mundo, cada teoria pode ser denominada escola quando certos autores utilizam um conjunto de ideias ou um a linha de pensamento comum.

Assim abordagem clássica, abordagem estruturalista, abordagem comportamental constituem maneiras de enfocar a administração sob pontos de vista comuns a alguns autores. Cada abordagem apresenta uma maneira diferenciada e própria de visualizar a administração.

Quase sempre as abordagens se concentram em algum aspecto específico da Administração que torna particularmente prioritários para solução de problemas encontrados.

DESENVOVIMENTO

Cada teoria da administração valoriza uma das variáveis da administração, elas surgiram em resposta aos problemas empresariais mais importantes da época.

• Abordagem humanística da administração:

Também chamada de teoria das relações humanas, surgiu com a experiência de Hawthorne, desligando a preocupação com s tarefas e a estrutura e voltando-se para ênfase nas pessoas.

Essa teoria foi basicamente um movimento de reação e oposição a teoria clássica da administração e teve como origem a necessidade de humanizar e democratizar a administração com desenvolvimento das chamadas ciências humanas, principalmente a psicologia e a sociologia.

A organização passa a ser considerada um conjunto de seres humanos que carecem de motivação, incentivo e estímulos para produzirem.

• Abordagem neoclássica da administração:

A teoria neoclássica caracteriza-se por uma forte ênfase nos aspectos práticos da administração, pela busca de resultados concretos e palpáveis.

Os neoclássicos preocupam-se em estabelecer normas de comportamento administrativo. Os princípios são que os administradores são essenciais a qualquer empresa dinâmica e bem-sucedida, eles devem dar ênfase nos objetivos e nos resultados, pois para ela as organizações existem para alcançar objetivos e produzir resultados, e é em função dos objetivos e resultados que a organização deve ser dimensionada, estruturada e orientada.

As principais características da Teoria Neoclássica são as seguintes:

-ênfase na prática da administração.

- reafirmação dos postulados clássicos.

- ênfase nos princípios gerais de administração.

- ênfase nos objetivos e nos resultados.

- ecletismo nos conceitos.

- ênfase na departamentalização.

• Abordagem estruturalista da administração

A Abordagem Estruturalista se divide em: Teoria da Burocracia com ênfase na estrutura e teoria estruturalista com ênfase na estrutura, nas Pessoas e no Ambiente.

A Teoria Estruturalista inaugura os estudos acerca dos ambientes dentro do conceito de que a

organização é um sistema aberto e em constante interação com o seu meio ambiente. Até agora, a teoria administrativa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com