TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Termos básicos em biologia

Abstract: Termos básicos em biologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  Abstract  •  585 Palavras (3 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 3

1. Núcleo- A maioria das células é mononucleada (1nucleo) mas possuem Binucleadas (2 nucleo), multinucleada (varias) anucleada (perdem o núcleo). O núcleo é constituído por carioteca, nucleoplasma, cromatina e nucléolo.

2. Carioteca- Separa o material nuclear do citoplasma. É formada por duas membranas lipoproteicas, semelhantes as demais membranas. A membrana externa da carioteca comunica-se com o retículo endoplasmático granuloso, e, como ele, apresenta ribossomos aderidos em sua superfície. A carioteca apresenta porus, nos quais ocorrem trocas de substancias entre o núcleo e o citoplasma. Cada poro regula a entrada e saída de substancias.

3. Nucleoplasma e cromatina- Nucleoplasma é constituído de substancias dissolvidas em água. O termo cromatina significa cor. Se sabe que a cromatina consiste em DNA associado a proteínas histonas e é o material que forma cada um dos cromossomos. Heterocromatina corresponde regiões mais coradas da cromatina, os filamentos são mais condensados. Eucromatina corresponde regiões menos coradas e menos condensadas.

4. Nucléolo- Local de intensa síntese de (RNAr). Essa síntese ocorre em regioes chamadas organizadoras do nucléolo. Logo após a síntese, o RNAr associa-se a proteínas formando grãos de ribonucleoproteínas, que comporão os ribossomos

5. Cromossomos, genes e DNA – Os cromossomos são formados por DNA e proteínas. Cada gene é transcrito em moléculas de RNA. São vários tipos de RNA, e todos produtos da transcrição gênica. Cada molécula de DNA é formada por vários nucleotídios. Cada nucleotídeo apresenta um grupo fosfato (P), uma molécula de açúcar desoxirribose (D) e uma molécula de base nitrogenada. Um nucleotídeo difere do outro apenas pela base nitrogenada, que pode ser adenina(A) guanina (G) citosina (C) ou timina (T). Uma molécula de DNA difere de outra pela ordem em que os nucleotídeos se dispõem. Cada molécula de DNA é uma dupla hélice em que duas cadeias de nucleotídeos dispõem-se espiraladamente em torno de um eixo. Essas cadeias estão unidas entre si por ligações de hidrogênio que se formam entre as nitrogenadas. Essa união não é aleatória, lembre-se: a adenina de uma cadeia se liga a timina de outra, a citosina de uma se liga a guanina de outra.

6. Duplicação do DNA- Antes do início da divisão celular cada molécula do DNA do núcleo sofre duplicação resultando em duas novas moléculas idênticas à que lhes deu origem. Isso garante que as células resultantes da divisão possam receber material genético idêntico ao da célula inicial. É chamada de semiconservativa, pois cada DNA recém-formado tem uma das cadeias de polinucleotídeos da molécula-mãe. As cadeias se desenrolam e a dupla hélice se abre pela ação das enzimas chamadas helicases. À medida em que o DNA sofre desespiralização, enzimas chamadas DNA-polimerases catalizam a síntese da cadeia nova tomando a cadeia-mãe como molde.

7. Sintese de RNA: transcrição- O RNA é sintetizado por um processo denominado transcrição. O trecho da molécula de DNA onde está localizado um gene a ser transcrito abre-se, e nesse ponto inicia-se o emparelhamento de nucleotídeos do RNA por ação da enzima RNA-polimerase. Completando o emparelhamento, o RNA se solta. Os nucleotídeos do RNA diferem dos do DNA apenas quanto ao açúcar, que nesse caso é a ribose, e quanto a uma das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com