TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de microscópios

Por:   •  19/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.190 Palavras (5 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 5

Trabalho acadêmico- Tipos de Microscópios

Objetivo

O objetivo dos aparelhos microscópicos tem como objetivo produzir imagens aumentadas de objetos que na maioria das vezes não podem ser analisados a olho nu, levando em considerações suas propriedades. O exemplo das células: menor unidade viva que compõem os seres, tendo assim uma difícil visualização de sua estrutura e composição, sendo então o microscópio o equipamento necessário para o estudo da mesma.

História da microscopia

-Fiorentino Salvino D´Armati, em 1285 – moldando o vidro, de determinada forma, desenvolveu as primeiras lentes óticas.
-Galileu, No final do séc. XVI - criou o telescópio usando um tubo e duas lentes convexas, O mesmo aparelho, quando olhado pelo extremo oposto, permitia visualizar objetos pequenos, invisíveis a olho nu.
-Zacharias Janssen, em 1590 – Desenvolveu o que seria considerado o primeiro microscópio composto, baseado na ideia de combinar lentes para aumentar o tamanho dos objetos.

-Antonie Van Leeuwenhoek, séc. XVII : desenvolveu um microscópio simples capaz de ampliações de até 200X. O cientista fez a primeira observação de bactérias, desse modo, ficou conhecido como ”O pai da microbiologia”.
-Robert Hooke,  séc. XVII : fabricou um tipo de microscópio óptico composto mais aperfeiçoado, e dedicou sua vida a atividade observacional. Publicou os resultados das suas investigações, no livro Micrographia. Nesta obra aparece pela primeira vez o termo célula.
-Marcello Malpighi, séc. XVII : Primeiro grande cientista que  usou o microscópio para observar órgãos do corpo humano. Várias estruturas foram nomeadas em sua homenagem, como o corpúsculo de Malpighi(nos rins) e os túbulos de Malpighi(órgãos excretores dos insetos). Uma nova linha de estudos aparece na medicina: a histologia.

-Ernst Abbe, 1872: escreveu uma fórmula matemática chamada de “Abbe Sine Condition”. Tal formula permitia calcular a resolução máxima possível na microscopia óptica.
-Ernest Ruska, 1931: apresenta o microscópio eletrônico, o seu uso veio a revelar estruturas celulares que não eram visíveis com a microscopia óptica, permitindo ampliações de até um milhão de vezes.
-Gerd Binnig e Heinrich Rohrer, 1981: inventaram o microscópio de tunelamento , que dá imagens tridimensionais de objetos até o nível atômico.

Tipos de microscópios

Os microscópios se dividem em duas categorias: os microscópios ópticos e os microscópios eletrônicos. Eles diferem basicamente na forma em que os feixes são originados: no ópticos pela própria luz e nos eletrônicos através de feixes de elétrons. Normalmente o aumento de um microscópio óptico chega até 1000x e de um eletrônico até 500000x.

Tipos de Microscópios ópticos:

Microscópio ópticos de contraste interferencial:

Esse microscópio se caracteriza por conter prismas interferenciais alojados em ranhuras do revolver no intuito de gerar a pigmentação oriunda da interferência, promovendo uma melhor visualização do objeto em estudo.

Microscópio óptico de campo escuro:

Esse microscópio tem como característica principal o fato da luz atingir o material e somente a porção desviada pelo objeto penetra na lente objetiva, formando a imagem e facilitando uma melhor visualização da amostra.

Microscópio óptico de fluorescência:

Apresenta diferencial em relação aos outros no que se trata da iluminação usada no microscópio. O espécime a ser estudado deve ser previamente marcado com algum composto fluorescente. Somente a luz emitida pelo objeto é observada, ficando desse modo brilhante com fundo negro.

Microscópio óptico de polarização:

Por interagir com a luz polarizada, acaba por fornecer informações melhores sobre estrutura e composição do que os outros. É normalmente utilizado em materiais birrefringentes (possui mais de um índice de refração). O prisma do microscópio deixa passar uma das vibrações luminosas mas não a outra, de modo que as estruturas não desejadas ficarão escuras.

Microscópio de contraste de fase:

É baseado no processo de difração da luz. O caminho do feixe de luz sofre um retardo óptico, permitindo que seja possível observar materiais biológicos sem precisar de pigmentação. Permitiu grandes avanços nos estudos das células vivas.

Tipos de microscópios eletrônicos:

Microscópio eletrônico de alta voltagem: Se caracteriza por ter revolucionado a biologia no que diz respeito ao estudo de subcélulas e organização tridimensional dos citoesqueletos. Possuem grande extensão estrutural, chegando a ocupar surpreendentes 3 andares de um edifício.

Microscópio eletrônico de transmissão: esse tipo de microscópio, para a formação da imagem, é necessário que o objeto seja fino, a fim de que os elétrons perpassem o material. Possui lentes eletromagnéticas, para direcionar os elétrons ao espécime. Após essa passagem, os elétrons são ampliados por lentes intermediárias e projetora, que serão projetadas sobre um anteparo fluorescente (ex: monitor de TV).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (68.6 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com