TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Toninha - Um Pedido de Ajuda

Por:   •  11/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 2

A Toninha pede ajuda!

Os golfinhos e baleias fazem parte de um grupo de animais conhecidos como cetáceos. Os cetáceos são encontrados em todos os oceanos do mundo e em alguns rios também.

Os golfinhos possuem tamanhos variados e um dos menores com apenas 170 cm, a Toninha (Figura 1), habita os mares brasileiros. Seu nome científico é Pontoporia blainvillei, porém popularmente pode ser chamada de Toninha ou boto-cachimbo e na Argentina e Uruguai é conhecida como Franciscana. É um animal muito tímido e que vive em águas rasas desde o estado do Espírito Santo, Brasil até o Golfo de San Matías, Argentina.

[pic 1]

Figura 1: Toninha (Pontoporia blainvillei). Fonte: Studio Casa Nova

Algumas características possibilitam e facilitam o seu reconhecimento na natureza, como o rostro longo e fino que pode conter até 200 dentes, cabeça bem arredondada e cor que varia do cinza amarelado ao cinza escuro. A toninha, assim como outros golfinhos, vive em pequenos grupos de dois ou três indivíduos e possuem fortes relações sociais, como por exemplo, a relação mãe e filhote (Figura 2) que dura do nascimento até os dois anos de idade. Alimenta-se de vários outros animais marinhos, alguns deles inclusive nós também comemos, como os peixes e crustáceos.

[pic 2]

Figura 2: Mãe e filhote de Pontoporia blainvillei.

Por viver em águas próximas á terra é afetada negativamente por atividades humanas, como a poluição dos mares e capturas acidentais em redes e pesca (Figura 3). É o golfinho mais ameaçado do Brasil e corre sério risco de desaparecer da natureza caso não seja feito nada para salva-lo. Por isso é importante sempre manter as praias limpas e não jogar lixo nos rios e mares, assim como haver leis que controlem a pesca para que essa e outras espécies marinhas possam continuar nos encantando.

[pic 3]

Figura 3: Toninha capturada em rede de pesca.

REFERÊNCIAS

LODI, LILIANE & BOROBIA, MONICA. Botos, baleias e golfinhos do Brasil – Guia de identificação. Technical Books Editora, 2013.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (179.8 Kb)   docx (116.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com