TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalhando vitaminas

Seminário: Trabalhando vitaminas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2013  •  Seminário  •  1.092 Palavras (5 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 5

“Trabalho sobre vitaminas(A,B,C,D,B-12,B-6,K e E(Importância para a Saúde,consequências do excesso e da falta,em quais alimentos são encontradas separadamente.

VITAMINA “A”:

• Importância para a saúde:

A vitamina “A” é um nutriente indispensável aos seres humanos. A vitamina “A” não é composta unicamente, mas em várias formas. Em alimentos de origem animal a principal forma de vitamina “A” é o retinol, é chamada de retinol porque compõe uma substância presente na retina Precursores da vitamina A (protovitaminas). Retinol, a forma animal da vitamina “A”, é uma vitamina solúvel em gordura que tem importância na visão e crescimento ósseo. Também é importante na manutenção dos tecidos epiteliais.

• Consequências do excesso e da falta:

Sua falta faz com que a pele fique áspera e seca, no inicio cegueira noturna e que se não cuidado pode chegar a cegueira permanente.O excesso de vitamina A, como a vitamina A é solúvel em gordura, eliminar seu excesso é bem mais difícil que com as vitaminas solúveis em água, como as B e C. Desta forma, pode ocorrer intoxicação por vitamina A. Isso poderia ocasionar náusea, icterícia, irritabilidade, perda de apetite, vômito, visão turva, dor de cabeça, fraqueza e dor muscular e abdominal, sonolência e estado mental alterado.

• Em quais alimentos são encontrados separadamente:

É encontrada em vegetais amarelos ou alaranjados, verduras com folhas verde-escuras, pêssego, nectarina, abricó, gema de ovo, manteiga e fígado.

VITAMINA “B”:

• Importância para a saúde:

A vitamina B na verdade são um complexo de oito vitaminas que desempenha papeis importantes no metabolismo celular.

• Consequências do excesso ou da falta:

• Em quais alimentos são encontrados separadamente:

VITAMINA “C”:

• Importância para a saúde:

A vitamina C é muito conhecida por evitar gripes e resfriados, mas, além disso, ela é muito importante para evitar o envelhecimento precoce, combatendo os radicais livres do organismo. Também fortalece o sistema imunológico, fortalecem os capilares sanguíneos, combate infecções, dá resistência aos ossos e dentes.

• Consequências do excesso ou da falta:

A vitamina C consumida em excesso também pode causar alguns desconfortos a pessoa como: Fadiga, perturbação no sono, dor de cabeça, indigestão, vômito, náusea e diarreia.

• Em quais alimentos são encontrados separadamente:

Abacaxi, acerola, abacate, goiaba, kiwi, laranja, limão, melancia, repolho, rúcula, batata, brócolis, couve-flor, espinafre, pimentão tomate.

VITAMINA “D”:

• Importância para a saúde:

A vitamina D também têm umas funções especiais no nosso organismo, como por exemplo, uma das principais: estimular a absorção de cálcio e fósforo, minerais que auxiliam no crescimento e desenvolvimento corretos dos ossos e dentes.

• Consequências do excesso ou da falta:

Com falta da vitamina D o corpo não consegue absorver o cálcio de forma adequada, criando assim problemas nos ossos, pois, com a falta de cálcio os ossos se tornam frágeis. Nas crianças a falta dessa vitamina deixa a criança raquítica e leva a deformação nos ossos, já nos adultos, favorece a osteoporose, podendo causar também a síndrome metabólica e até mesmo depressão e diabetes.

• Em quais alimentos são encontrados separadamente:

Óleo de fígado de peixe, Queijo cheddar, Fígado de boi, sardinha e o atum enlatado, Manteiga, Ovos, Iogurte.

VITAMINA “B-12”:

• Importância para a saúde:

É essencial no nosso organismo pois estimula a produção de glóbulos vermelhos (hemáceas) e em parte do metabolismo dos aminoácidos e dos ácidos nucleicos, e é necessária para uma boa manutenção do sistema nervoso.

Este é o único nutriente que talvez não seja possível sua ingestão no caso dos veganos e vegetarianos. Inúmeros estudos demonstram que vegetarianos têm níveis sanguíneos mais baixos de vitamina B12. Então, deve ser feita uma suplementação da vitamina antes que a deficiência da vitamina B12 cause anemia.

• Consequências do excesso ou da falta:

Quando esta vitamina falta, as pessoas ficam com a referida anemia perniciosa e perturbações no sistema nervoso, que podem ser irreversíveis, causadas pela morte de neurónios (células nervosas).

Os sintomas são variados e devem-se à morte ou perda de função das células atingidas no cérebro e na medula.

As alterações neurológicas podem acontecer mesmo não havendo ainda anemia.

As células de regeneração e replicação rápida também se ressentem da falta de vitamina B12.

Podem apresentar manifestações de falta de vitamina B12 os vegetarianos estritos (que não ingerem carne, ovos e lacticínios), pessoas com problema intestinais, no pâncreas e idosos.

No caso de excesso, as doses que ultrapassam a capacidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com