TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Alguma Coisa

Exames: Trabalho De Alguma Coisa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2013  •  559 Palavras (3 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 3

Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais

English version

O Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais – PFPMCG (“FAPESP Research Programme on Global Climate Change” – RPGCC) tem como objetivo avançar o conhecimento no tema. Espera-se que os resultados de pesquisa do programa auxiliem na tomada de decisões informadas cientificamente com respeito a avaliações de risco e estratégias de mitigação e adaptação.

O Programa terá um substancial componente tecnológico para o desenvolvimento das tecnologias apropriadas para o futuro, não somente concernentes a tecnologias inovadoras para mitigação de emissões, mas também tecnologias para adaptação em todos os setores e atividades, uma vez que algum grau de mudança climática já se tornou inevitável.

O Programa também desenvolverá um componente observacional, o qual deve envolver a recuperação e expansão de observações climáticas regionais e paleo-climáticas, para superar a falta de observações ambientais de qualidade para pesquisas, que tem sido um enorme obstáculo ao avanço científico do tema no Brasil. Isto será obtido em associação com outros mecanismo de financiamento internos e externos ao Estado de São Paulo. Por último, destaca-se que o Programa incluirá um componente de pesquisa sobre a interface de ciência e política climática.

O PFPMCG considerará propostas de pesquisa abarcadas no escopo do Programa descrito, incluindo, em particular, as seguintes áreas, cuja descrição detalhada encontra-se no documento de referência disponível em www.fapesp.br/mcg/FRPGCC.pdf (documento em fase de elaboração - pdf com 3.2MB).

a) Conseqüências das mudanças climáticas globais no funcionamento dos ecossistemas, com ênfase em biodiversidade e nos ciclos de água, carbono e nitrogênio.

b) Balanço de radiação na atmosfera, aerossóis, gases-traço e mudanças dos usos da terra.

c) Mudanças climáticas globais e agricultura e pecuária.

d) Energia e gases de efeito estufa: emissões e mitigação.

e) Mudanças climáticas e efeitos na saúde humana.

f) Dimensões humanas das mudanças climáticas globais: impactos, vulnerabilidades e respostas econômicas e sociais, incluindo adaptação às mudanças climáticas.

Propostas de pesquisa em outras áreas relacionadas ao tema das Mudanças Climáticas poderão ser submetidas, desde que devidamente justificadas em sua conexão com o Programa e seus objetivos.

Formulários de adesão e andamento dos Programas FAPESP - Biota, Bioen, Tidia e Mudanças Climáticas Globais

Chamada 1 – Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais

Nesta 1ª Chamada de Propostas de Pesquisa para Pesquisa Acadêmica convidam-se propostas aos três eixos fundamentais do tema de Mudanças Climáticas Globais, como representados, por exemplo, na organização do IPCC: aumento da base científica; impactos, vulnerabilidade e adaptação; e mitigação das emissões de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com