TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estratégias Que Antecipam O Trabalho De Leitura Do Texto Poético Nas Escolas: Algumas Contribuições Do ISD

Exames: Estratégias Que Antecipam O Trabalho De Leitura Do Texto Poético Nas Escolas: Algumas Contribuições Do ISD. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/6/2014  •  1.272 Palavras (6 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 6

A prática da leitura, nos dias atuais, é foco de estudos linguísticos e literários e por isso tem sido ressaltado que a escola deve formar leitores críticos e que consigam construir significados para além da superfície do texto.

As instituições de ensino devem observar as diversas funções sociais da leitura em seus variados contextos, com o propósito de formar cidadãos capazes de participar ativamente do processo de interação que, geralmente, é permeado pela leitura.

Sabendo que a prática da leitura é um processo que se dá por meio de um trabalho em que o sujeito deve ativar diversos mecanismos e estratégias, é importante que formemos cidadãos que gostem de ler, que tenham o hábito da leitura, mas que estejam conscientes, também, do exercício que a mesma implica. Para isso, a escola e nós professores devemos entender que ao trabalhar a leitura de um texto é importante levar em consideração que ele “não é um produto acabado e sim um evento comunicativo emergente” (MARCUSCHI, 1946).

A leitura do texto poético pode ser uma eficaz ferramenta na formação de leitores uma vez que, como bem afirma Zilberman:

Atualmente, na poesia ocorreu uma mudança no conceito, deixando de ser voltada somente para o eu e para a subjetividade, tratando também dos problemas e desequilíbrios sociais. Sendo assim, demonstra também uma atitude reflexiva sobre o cotidiano, além de refletir a realidade que o cerca. Os escritores da contemporaneidade manifestam em suas obras questões sociais, também voltadas para as camadas populares. Sobretudo, o texto poético moderno rompe com a tradição da norma padrão culta e incorpora a diversidade linguística brasileira, assumindo assim a diversidade cultural nacional. (Zilberman, 1984),

fato que coloca os alunos em um lugar “confortável” para discutir e assumir posições frente ao que é exposto.

Levando em consideração as questões colocadas anteriormente, trabalharemos neste paper com o objetivo de apresentar as estratégias que antecipam o trabalho de leitura do texto poético no ensino médio.Para isso, comentaremos as estratégias geralmente utilizadas pelos professores, bem como apresentaremos possibilidades e contribuições do ISD – Interacionismo Sócio Discursivo para uma otimização do mesmo.

É sabido que as escolas, em sua maioria, têm trabalhado o texto poético superficialmente ou o tem deixado em segundo plano, cumprindo apenas planejamentos e currículos escolares. O processo de leitura da poesia na escola geralmente não se preocupa em formar leitores ativos, críticos e reflexivos, uma vez que é trabalhado a partir de sentidos pré-construídos que limitam a percepção do estudante a um sentido único, estabelecido pelo professor ou pelo livro didático. Podemos afirmar então, que nesse tipo de leitura não há reflexão por parte do aluno leitor que fica limitado a um mero decodificador de letras e estruturas, não tendo a possibilidade de se colocar como sujeito ativo deste trabalho de exploração do texto poético.

Esse processo de decodificação não é suficiente para um sujeito que precisa estabelecer interações sociais cotidianas e se colocar como ser pensante em diversas situações neste mundo competitivo em que vivemos, é necessário ser mais, é necessário saber refletir e aplicar seu conhecimento de mundo nos variados contextos situacionais com que nos deparamos.

Em sua maioria, os professores de língua portuguesa não instigam os alunos a se posicionarem em sala de aula levando o conhecimento prévio que possuem e suas próprias intenções, mas antes apresentam o texto poético conduzindo uma leitura sem emoções nem contextualização, evidenciando muitas vezes, apenas, aspectos formais como: estrutura do poema, estrofes, versos, rima, métrica e outros elementos que deveriam ser trabalhados depois de um primeiro contato com a poesia e sua “função” como gênero literário. Esse tipo de trabalho, portanto, faz com que o aluno não desenvolva competências de compreensão necessárias ao entendimento e à vida social, uma vez que “o texto é uma proposta de sentido e se acha aberto a várias alternativas de compreensão, mesmo que, ainda assim haja limites para essa compreensão textual” (MARCUSCHI, 1946), e esse trabalho ativo é importante para o aluno, pois é através dele que as competências linguísticas e interpretativas irão se desenvolver internamente no estudante.

Partindo dessas constatações é que iremos apresentar as contribuições que o ISD pode nos oferecer para fazermos um trabalho diferenciado do texto poético no ensino médio, um trabalho que valorize as impressões, o conhecimento e interpretação que o aluno é capaz de inferir em um primeiro contato com o poema. Como bem afirma Cláudia Valéria Doná Hila “O percurso metodológico caminha do gênero, do seu conhecimento e do seu contexto de produção, para a posterior seleção de outros pontos que sejam significativos para seu processo de recepção”, ou seja, é importante que primeiro o professor ponha o aluno em contato com o gênero, no caso o texto poético, para em seguida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com