TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Fisiologia Humana Basica

Dissertações: Trabalho De Fisiologia Humana Basica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  1.239 Palavras (5 Páginas)  •  952 Visualizações

Página 1 de 5

Fisiologia Humana

1) Fisiologia é a ciência que estuda as funções dos sistemas e os fenômenos orgânicos normais que ocorrem nos seres vivos. A homeostase por sua vez é o equilíbrio do organismo para manter o bom funcionamento do corpo humano, para manter a homeostase o corpo utiliza funções celulares, teciduais e dos sistemas, e esses processos ocorrem na hora, intensidade, freqüência e duração adequados para que aja a homeostase.

2) No interior das células possuímos os organelas que desempenham diferentes funções, temos: Ribossomos que são estruturas granulosas e possuem em sua composição uma mistura de RNA e de proteínas, sua função é de fazer a síntese de novas moléculas de proteínas na célula; Retículo endoplasmático que por sua vez é uma estruturas laminares que se interconectam e é dividido em duas partes, a parte que contêm ribossomos é denominada de retículo endoplasmático rugoso e fica responsável pela síntese protéica, já a outra parte que não possui ribossomos é denominada de retículo endoplasmático liso e fica responsável pela síntese de substâncias lipídicas; complexo de Golgi é formado por camadas de vesículas finas e achatadas e está diretamente relacionada com o retículo endoplasmático, as substâncias contidas no retículo endoplasmático são transportadas até o complexo de Golgi que fica responsável pelo processamento dessas substâncias para forma-los em lisossomos, vesículas secretórias e outros componentes citoplasmáticos; os lisossomos formados pelo complexo de Golgi ficam dispersos no citoplasma na forma de vesículas, contendo enzimas hidrolíticas responsáveis pela quebra de estruturas celulares danificadas, partículas de alimentos ingeridos pela celula e também de materiais indesejados; os peroxissomo por sua vez são vesículas que possuem oxidases, elas tem a função de combinar íons de oxigênio com íons de hidrogênio para que seja formado o peróxido de hidrogênio, essa substância resultante é altamente oxidante e é capaz de oxidar substâncias que poderiam ser tóxicas para a celula; por ultimo temos a mitocôndria que é formada por duas membranas, a primeira membrana é chamada de membrana interna e é onde se encontram as enzimas oxidativas, essa areá é preenchida por enzimas dissolvidas responsáveis pela extração de energia do nutrientes que é utilizada na síntese de ATP, a molécula de ATP resultante é transportada para fora da mitocôndria para servir de fonte de energia para as funções celulares.

3) Os líquidos intracelulares são os fluidos encontrados dentro das células, os líquidos extracelulares são por sua vez os fluidos presentes fora das células. Os fluidos extracelulares são responsáveis por transportar os íons e nutrientes necessários para o bom funcionamento das células, são transportados por ele nutrientes como: glicose, aminoácidos, íons, oxigênio, lipídios e vários outros nutrientes responsáveis por manter o funcionamento da célula.

4) Podemos dividir os transportes que ocorrem na membrana celular em quatro tipos, são eles: difusão simples que é um tipo de transporte passivo, ou seja, não há gasto energético durante este transporte, a difusão simples é o movimento continuo das moléculas através dos poros da membrana célula, utilizando sua própria energia cinética. São transportados dessa forma gases, água, pequenas moléculas e íons.

Temos também outro tipo de transporte passivo chamado de difusão facilitada, este tipo de transporte apesar de ser passivo necessita de uma proteína transportadora, para esse transporte a molécula se acopla a essa proteína pertencente a membrana e passa de um lado ao outro. A força motriz também é utilizada nesse transporte como gradiente de concentração, substâncias como aminoácidos e glicose utilizam essa forma de transporte.

Também temos a osmose, que é mais um tipo de transporte passivo, é o transporte da água por uma membrana semipermeável, que é permeável a água e não ao soluto, devido a pequena espessura do poro da membrana. A água passa do meio menos concentrado para o mais concentrado, e também é utilizada a força motriz para esse transporte. A água é um exemplo de substância que utiliza esse transporte.

Por último temos o transporte ativo que é o transporte contra o gradiente de concentração, ele possui um gasto energético e necessita de um transportador específico, por conta disso é considerado um transporte ativo. Substâncias como sódio, potássio, íons de cálcio, ferro, hidrogênio, cloreto, alguns açucares, aminoácidos entre outros.

5) São três as fases de potencial de ação, são elas a despolarização, repolarização e a hiperpolarização.

A despolarização ocorre da seguinte forma, o potencial de repouso da célula é de 70(MV) milivolts, nesse estágio ela está polarizada e em repouso, a partir daí com a chegada de um estimulo que pode ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com