TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Didática

Por:   •  23/5/2016  •  Resenha  •  761 Palavras (4 Páginas)  •  1.383 Visualizações

Página 1 de 4

Unip

Jussara Rodrigues dos Santos       RA: C59256-0      ciências biológicas

Resumo Didática.  

Segundo Libâneo, há três tipos de tendências que interpretam o papel da educação na sociedade: a educação como redenção, a educação como reprodução e a educação como transformação da sociedade. Saivani chama como “teorias não críticas” o que Libâneo chamou de “Tendências Liberais de educação” esses termos são usados para fato comum.

A Pedagogia Liberal também possui a característica de ser um tipo de Educação Ajustadora, ou seja, ajusta o aluno para a sociedade, e existe muita corrente teórica, entre elas: Tradicional, Renovada Progressivista, Renovada Não-Diretiva e Tecnicista. No outro lado, temos a Pedagogia Progressista, que possui a característica de uma Educação Transformadora, que capacita os alunos a lutar para ter uma sociedade mais igualitária.

Pedagogia liberal dá a ideia de que a função da escola é preparar pessoas para o desempenho de papéis sociais, de acordo com o desempenho pessoal, e por isso precisam se adaptar aos valores e as normas vigentes da sociedade de classes através do desenvolvimento de cultura individual, mesmo dando ênfase no aspecto cultural, esconde a realidade das diferenças de classes.

Pedagogia liberal tradicional: A atuação da escola consiste na preparação intelectual e moral dos alunos para assumirem sua posição na sociedade e com a cultura, os problemas sociais. O professor transmite o conteúdo na forma de verdade a ser absorvida; em consequência, a disciplina imposta é o meio mais eficaz para assegurar a atenção e o silêncio. O ensino consiste em passar o conhecimento do professor para a cabeça da criança. Essa pedagogia hoje em dia ainda é muito presente nas escolas.

Pedagogia liberal renovada progressivista (escola nova): A finalidade da escola é adequar as finalidades individuais ao meio social, defende a ideia de “aprender fazendo”, o professor é auxiliador no desenvolvimento do aluno. Essa pedagogia vem sendo ensinada em faculdades de licenciatura e muitos professores sofrem sua influência, mas sua aplicação é pouca, não somente por falta de condições objetivas como também por que se choca com as práticas tipicamente tradicionais.

Pedagogia liberal renovada não-direta: A escola tem como função formar atitudes, razão pela qual deve estar mais preocupada com problemas psicológicos do que com pedagógicos ou sociais. Buscam dos conhecimentos dos próprios alunos, e facilitam a aprendizagem, o professor garantira um relacionamento de respeito. O maior inspirador desse tipo de pedagogia é justamente Carl Rogers, suas ideias influenciam um grande número de educadores e psicólogos escolares.

Pedagogia liberal tecnicista: A escola funciona como modeladora de comportamento, através de algumas técnicas especificas. O professor tem relacionamento bem objetivos, o professor administra as condições de transmissão da matéria, conforme um sistema instrucional eficiente e efetivo em termos de aprendizagem.

Pedagogia progressista O termo ’‘progressista” é usado para designar as tendências que, partindo de uma análise crítica das realidades sociais, sustentam implicitamente os fins sócio-políticos da educação. Atualmente essa pedagogia não encontra muito espaço para a pratica dentro das escolas, pelo motivo de a sociedade ser capitalista, mas ela serve como influencia para os professores lutar para mudanças sociais. Tem três a libertadora, mais conhecida como a pedagogia de Paulo Freire; a libertária, que reúne os defensores da autogestão pedagógica; a crítico-social dos conteúdos que, diferentemente das anteriores, acentua a primazia dos conteúdos no seu confronto com as realidades sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (74 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com