TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Biologia

Por:   •  25/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  887 Palavras (4 Páginas)  •  624 Visualizações

Página 1 de 4

Aluna: Silvia Terumi Horikawa

Questionário: Fundamentos Biológicos em Educação Física

  1. Qual a principal organela responsável pela produção de ATP e fornecimento de energia durante a prática de exercício de longa duração?

Resposta: A Mitocôndria é a principal organela responsável por produzir ATP e fornecer energia durante a prática de exercícios de longa duração.

  1. O corpo humano necessita de um suprimento contínuo de energia para realizar suas múltiplas e complexas funções. Qual a forma de suprimento de energia livre armazenada pelo corpo?

Resposta: O corpo mantém seu suprimento de energia através do trifosfato de adenosina (ATP), que é o carreador especial do corpo para a energia livre.

  1. Cite o nome das duas principais fontes energéticas responsáveis pelo fornecimento de energia para produção e ressíntese  de ATP (adenosina trifosfato):

Resposta: As principais fontes energéticas são gorduras e carboidratos.

  1. Qual o nome dos principais mecanismos responsáveis em retirar energia dos nutrientes.

Resposta: os principais mecanismos são a glicose anaeróbica e a fosforilação oxidativa.

  1. Cite os principais mecanismos envolvidos na liberação de:
  1. energia imediata,

Resposta: O ATP-CP (fosfagênico) é um mecanismo fonte imediata de energia, para atividades que requerem esforço máximo e breve.

  1. energia rápida,

Resposta: Liberação de energia rápida é obtida através da glicólise anaeróbica.

  1. energia a longo prazo.

Resposta: para a liberação de energia de longo prazo o mecanismo é o Aeróbio.

  1. Explique a ressíntese de ATP através da fosfocreatina

Resposta: A fosfocreatina possui uma cadeia de fosfato de alta energia, assim como a ATP, também chamada fosfagênio. A fosfocreatina se decompõe na presença da enzima creatina fosfoquinase liberando energia para ser utilizada na formação do ATP, a partir do ADP.

  1. Explique como ocorre a glicólise anaeróbia e em que parte da célula ela ocorre

Resposta: Glicólise anaeróbia ocorre quando duas moléculas de ATP são geradas para cada molécula de glicose transformada em lactato, tem como característica a ausência ou pouco Oxigênio. Apesar de liberar somente um pouco de energia contida na molécula de glicose, é uma excelente fonte de energia para várias condições, inclusive quando o suprimento de oxigênio é limitado. A glicólise ocorre no citosol das células eucariontes.

  1. Qual diferença entre metabolismo anaeróbio e metabolismo aeróbio?

Resposta: o metabolismo anaeróbio é o processo químico e fisiológico em que o corpo produz energia sem utilizar oxigênio, são dois os mecanismos com essas características: Mecanismo da Fosfocreatina (exercícios anaeróbios alático – alta intensidade e curta duração) e Mecanismo da Glicogenólise (exercícios anaeróbios lático – alta intensidade e duração moderada). Já no processo de metabolismo aeróbio ocorre a síntese de moléculas de ATP necessárias para atividades de intensidade moderada e longa duração, é um processo mais lento e que se utiliza de oxigênio para converter os nutrientes em ATP.

  1. O que é fosforilação oxidativa (metabolismo oxidativo) e em que parte da célula ocorre este mecanismo.

Resposta: A fosforilação oxidativa utiliza a energia liberada pela oxidação de nutrientes para produzir ATP. Esse processo é a fosforilação do ADP em ATP, que utiliza a energia liberada nas reações de oxidação. Nessa fosforilação oxidativa, existe transferência de elétrons (doadores eletrônicos) e (recebedores eletrônicos)  que são as moléculas oxidantes, reagindo na forma de oxido-redução que se processam com liberação de energia aproveitável na biossíntese de ATP. Em células eucariontes, estas reações são feitas por complexos de proteínas mitocondriais. A fosforilação oxidativa  ocorre nas cristas da membrana mitocondrial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (122.4 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com