TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Urianálise coleta

Por:   •  7/4/2016  •  Artigo  •  769 Palavras (4 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 4

URIANALISE

COLETA

CONSERVAÇÃO

ARMAZENAMENTO

TECNICAS PARA BOA COLETA

  • A melhor amostra é a primeira da manhã ou aquela emitida após repouso miccional de, pelo menos, três horas.
  • Fazer uma cuidadosa lavagem dos genitais com água e sabão neutro, enxaguar bem e secar.
  •  Período menstrual colocar um tampão de gaze na vagina para que não ocorra contaminação da urina com o sangue menstrual.

Antigamente não eram fornecidos os frascos para coleta de urina  e o paciente fazia a coleta em casa. Isso aumentava muito o risco de erros laboratoriais devido a utilização de frascos inapropriados por conterem vestígios de alimentos (como glicose , gorduras e material proteico), vestígios medicamentosos(frascos de xaropes ) ou produtos químicos no geral (potes de produtos de limpeza)

   A coleta era feita sem a orientação correta e o exame era realizado podendo nele haver interferentes na análise bioquímica e sedimentoscópica.

Havia também o risco da má fé do paciente que colhia amostra de uma pessoa sadia ou misturava água antes de enviar para o laboratório.

Ao longo dos anos os laboratórios foram padronizando seus serviços e a coleta de urina passou a ser exclusivamente realizada na unidade e os frascos passaram a ser fornecidos.

[pic 1]

Atualmente é fornecido material para antissepsia  e coleta, bem como a orientação para a obtenção de um material livre de interferentes para ser encaminhado para análise.

   Lavar as mãos do paciente antes da coleta .

   Limpar cuidadosamente a região genital externa com sabão neutro, enxáguar com gaze embebida em água e seque a região.

   Sexo feminino manter separados os grandes lábios segurando com as mãos durante a coleta. Despreza- se o primeiro jato no vaso sanitário, coletando um volume aproximado da metade do frasco. Não é necessário encher o frasco!

[pic 2]

[pic 3]

TECNICAS PARA COLETA

  • A coleta em crianças e bebês utiliza amostras reduzidas obtidas com a mesma antissepsia local, porém com o auxílio de saquinhos coletores com borda adesiva que são anatomicamente adequados para meninos e meninas.

[pic 4] [pic 5] Redondo para meninos /Piriforme para meninas

→Em pacientes acamados ou com dificuldade de locomoção, a coleta é realizada por técnicos de enfermagem com a ajuda de sondas de alívio.

[pic 6]

→Em pacientes que utilizam sondas de demora a coleta é realizada com o auxilio de uma seringa afim de não ser coletado o material da bolsa depósito e sim da mangueira que leva a urina à bolsa

[pic 7]  [pic 8]

 Em casos de infecções de trato urinário de repetição em neonatos pode ser recomendada a coleta da urina por punção suprapúbica.

   Médico  introduzirá uma agulha na região pélvica e fará a coleta diretamente da bexiga.  

O jato médio e o saco coletor são de mais fácil contaminação e a sondagem é um método invasivo que pode levar a bactéria presente na uretra para o interior da bexiga, restando a punção suprapúbica como padrão ouro para a coleta de urina para a urocultura em bebês e neonatos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (458.9 Kb)   docx (459.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com