TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Virus

Exames: Virus. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2013  •  4.655 Palavras (19 Páginas)  •  1.062 Visualizações

Página 1 de 19

VÍRUS

Trabalho desenvolvido como exigência para a conclusão

do 3º ano do Ensino Médio, para disciplina de Biologia.

Sob orientação da Professora Marta.

EMBU DAS ARTES

MAIO 2012

Sumário

INTRODUÇÃO 4

1. VÍRUS 5

1.1. Vírus são os únicos organismos acelulares da Terra atual 5

1.2. Vírus, seres vivos ou não? 7

2. A ORIGEM DO VÍRUS 7

2.1. Ciclo reprodutivo 8

2.2. Origem da diversidade genética viral 8

3. DOENÇAS HUMANS VIRAIS 9

3.1. Prevenção e tratamento de doenças virais 9

3.2. Vacinas virais 10

3.3. Drogas antivirais 10

3.4. Agentes infecciosos subvirais 11

3.5. Bacteriófagos 11

4. VARIOLA 13

4.2. Médico inglês descobre a vacina 15

4.3. Hoje diagnóstico e tratamento 16

4.4. Contra-indicações da Vacina 17

4.5. Eventos Adversos Pós-vacinação 17

CONCLUSÃO 18

BIBLIOGRAFIA 19

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo apresentar a definição de Vírus, sua origem, ciclo reprodutivo e o mal causado em seres humanos. Bem como definir e mostrar uma doença viral.

Neste trabalho será apresentada a doença Varíola, uma doença infectocontagiosa classificada como uma das enfermidades mais devastadoras da história da humanidade. Que mesmo sendo considerada uma doença erradicada pala Organização Mundial da Saúde em 1980, algumas amostras do vírus permanecem, oficialmente abrigadas em laboratórios em Atlânta (EUA) e em Novosibirsk (Rússia). E a utilização desses organismos como armas biológicas causa muita preocupação.

1. VÍRUS

1.1. Vírus são os únicos organismos acelulares da Terra atual

Os vírus são seres muito simples e pequenos (medem menos de 0,2 µm), formados basicamente por uma cápsula proteica envolvendo o material genético, que, dependendo do tipo de vírus, pode ser o DNA, RNA ou os dois juntos (citomegalovírus). A palavra vírus vem do Latim vírus que significa fluído venenoso ou toxina. Atualmente é utilizada para descrever os vírus biológicos, além de designar, metaforicamente, qualquer coisa que se reproduza de forma parasitária, como ideias. O termo vírus de computador nasceu por analogia. A palavra vírion ou víron é usada para se referir a uma única partícula viral que estiver fora da célula hospedeira.

Das 1.739.600 espécies de seres vivos conhecidos, os vírus representam 3.600 espécies.

Vírus é uma partícula basicamente proteica que pode infectar organismos vivos. Vírus são parasitas obrigatórios do interior celular e isso significa que eles somente se reproduzem pela invasão e possessão do controle da maquinaria de auto reprodução celular. O termo vírus geralmente refere-se às partículas que infectam eucariontes (organismos cujas células têm carioteca), enquanto o termo bacteriófago ou fago é utilizado para descrever aqueles que infectam procariontes (domínios bactéria e archaea).

Tipicamente, estas partículas carregam uma pequena quantidade de ácido nucleico (seja DNA ou RNA, ou os dois) sempre envolto por uma cápsula proteica denominada capsídeo. As proteínas que compõe o capsídeo são específicas para cada tipo de vírus. O capsídeo mais o ácido nucleico que ele envolve são denominados núcleo capsídeo. Alguns vírus são formados apenas pelo núcleocapsídeo, outros, no entanto, possuem um envoltório ou envelope externo ao núcleocapsídeo. Esses vírus são denominados vírus encapsulados ou envelopados.

O envelope consiste principalmente em duas camadas de lipídios derivadas da membrana plasmática da célula hospedeira e em moléculas de proteínas virais, específicas para cada tipo de vírus, imersas nas camadas de lipídios.

São as moléculas de proteínas virais que determinam qual tipo de célula o vírus irá infectar. Geralmente, o grupo de células que um tipo de vírus infecta é bastante restrito. Existem vírus que infectam apenas bactérias, denominadas bacteriófagos, os que infectam apenas fungos, denominados micófagos; os que infectam as plantas e os que infectam os animais, denominados, respectivamente, vírus de plantas e vírus de animais.

Os vírus não são constituídos por células, embora dependam delas para a sua multiplicação. Alguns vírus possuem enzimas. Por exemplo, o HIV tem a enzima Transcriptase reversa que faz com que o processo de Transcrição reversa seja realizado (formação de DNA a partir do RNA viral). Esse processo de se formar DNA a partir de RNA viral é denominado retrotranscrição, o que deu o nome retrovírus aos vírus que realizam esse processo. Os outros vírus que possuem DNA fazem o processo de transcrição (passagem da linguagem de DNA para RNA) e só depois a tradução. Estes últimos vírus são designados de adenovírus.

Vírus são parasitas intracelulares obrigatórios: a falta de hialoplasma e ribossomos impede que eles tenham metabolismo próprio. Assim, para executar o seu ciclo de vida, o vírus precisa de um ambiente que tenha esses componentes. Esse ambiente precisa ser o interior de uma célula que, contendo ribossomos e outras substâncias, efetuará a síntese das proteínas dos vírus e, simultaneamente, permitirá que ocorra a multiplicação do material genético viral.

Em muitos casos os vírus modificam o metabolismo da célula que parasitam, podendo provocar a sua degeneração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com