TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visita A Pinacoteca

Ensaios: Visita A Pinacoteca. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2014  •  637 Palavras (3 Páginas)  •  666 Visualizações

Página 1 de 3

RELATÓRIO SOBRE VISITA A PINACOTECA DO ESTADO

A arte acadêmica é caracteriza um estilo artístico europeu que vigorou entre os séculos 17 e 19, e mantinha a ideia de manter as regras formais e técnicas lecionadas nas academias de pintura.

Na arte acadêmica o artista deveria seguir um conjunto de padrões estéticos da Academia de Belas Artes. O artista não tinha a liberdade de imitar a realidade, mas recriar a beleza idealizada.

O Academismo no Brasil foi a expressão institucionalizada de todo o sistema de arte que prevaleceu no Brasil do início do século XIX até o início do século XX, baseado nos princípios das academias de arte européias. Nasceu com a Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios fundada por Dom João VI em 1816 por incentivo da Missão Artística Francesa, floresceu com a Academia Imperial de Belas Artes e o mecenato de Dom Pedro II e encerrou-se com a incorporação de sua sucessora republicana, a Escola Nacional de Belas Artes, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1931.Antes que um estilo específico, o Academismo é, estritamente falando, um método de ensino artístico profissionalizante de nível superior, equivalente ao ensino universitário moderno. No Brasil tal sistema foi introduzido no período de vigência do Neoclassicismo, estilo do qual foi um dos principais motores de difusão, e depois absorveu estéticas românticas, realistas, simbolistas e outras que deram o tom à virada do século XIX para o XX, expurgando delas o que não se enquadrasse na formalidade da Academia

A pinacoteca fica na Praça da Luz nº 2 , a exposição possui cerca de 500 obras, entre pinturas, esculturas, fotografias etc , de autoria de artistas da arte brasileira, a principal característica do acervo é oferecer ao público uma leitura da formação da visualidade artística e da constituição de um sistema de arte no Brasil do período colonial até meados dos anos 1930. Acervo significa grande quantidade de algo, abundância. É uma palavra proveniente do termo latino acervus (coleção).Em geral, a palavra é utilizada para fazer referência a uma coleção de obras ou bens que fazem parte de um patrimônio, seja de propriedade privada ou pública. Esse patrimônio pode ser de âmbito artístico, bibliográfico, científico, documental, genético, iconográfico, histórico etc.

Eu particularmente adorei a visita a Pinacoteca, suas obras são muito bem distribuídas e o que mais me chamou atenção durante a visita foi um casal que simulava uma cena de namoro no chão, chocando algumas pessoas, mas uma forma bem interessante de mostrar o assunto com a arte corporal.

A minha primeira obra escolhida é do artista Pedro Américo, um quadro que retrata um homem abraçando e beijando o rosto de uma mulher, com roupas nobres, e uma espada. Fausto possui cabelos longos e bigode, o quadro é feito todo em tons avermelhados. O nome da obra é Fausto e Margarida suas técnicas e dimensões: óleo sobre tela colada sobre madeira, 34 X 23, não possui uma data. Uma das características gerais da pintura acadêmica é seguir os padrões de beleza da Academia de Belas Artes, ou seja, o artista não deve imitar a realidade, mas tentar recriar a beleza ideal em suas obras, por meio da imitação dos clássicos, principalmente os gregos, na arquitetura e dos renascentistas, na pintura, vimos isso nítido nas obras de Pedro Américo.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com