TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visita Técnica Utinga

Por:   •  27/12/2018  •  Artigo  •  598 Palavras (3 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 3

Visita técnica ao parque do Utinga

A turma C3011MB foi fazer uma visita técnica ao parque do Utinga em 01/10/2018.Chegaram 8:00 AM e iniciaram a trilha as 9:00 AM, após andarem 3 KM na trilha da Mariana, terminaram as 11:23 AM. Analisou-se varias espécies de plantas e arvores e suas utilidades para a sobrevivência na selva, foram mais de 10 espécies conhecidas ao longo da caminhada até o seu fim. Uma das espécies conhecidas foram: Rumex acetosa L.,Tamatá, Protium heptaphyllum, Aristolochia sp, Pseudopiptadenia psilostachya, Socratea exorrhiza, Minquartiaguianensis.

A aula (trilha) teve como objetivo permitir a interação com aquele ecossistema, além de estimular sobre a importância da conservação ambiental. Nessa trilha contemplamos os tipos de arvores que compõe o parque e as funções das mesmas.A primeira planta conhecida foi a Rumex acetosa L., mais conhecida como flor azedinha, rica em vitaminas B e C, além de cálcio e outros minerais. Dentre as suas propriedades estão a sua ação diurética, febrífuga, anti-inflamatória, desintoxicante, antibacteriana, cicatrizante, adstringente, anticancerígena, hepática, laxante, antiescorbútica, antisséptica e outras.

Em seguida,encontraram uma arvore pouco conhecida chamada de Tamatá,essa espécie tem uma peculiaridade,depois de amadurecida ela se "suicida"e assim após sua decomposição ajuda na nutrição do solo. Protium heptaphyllum, conhecida popularmente como Breu Branco, é uma árvore de grande porte, encontrada em terrenos arenosos, úmidos ou secos, com altura que varia de 10 a 20 m, tronco de 40 a 60 cm de diâmetro.A resina de coloração branca esverdeada possui um agradável aroma, além de possuir propriedades anti-inflamatório, analgésico, expectorante,cicatrizante esta resina tem diversas aplicações que vão desde a produção de fármacos até fabricação de tintas.

Na metade da trilha se depararam com o Cipó Mil Homens (Aristolochia sp), é conhecido desde os tempos mais remotos na medicina popular, sendo utilizado para cura de vários males. Ele é encontrado em várias espécies, mas todas usadas como remédio caseiro, apresenta diversas propriedades terapêuticas tais como diurética, sedativa, tônica, calmante, estomáquica, anticéptica e diaforética. Timborana (Pseudopiptadenia psilostachya) é uma planta decídua e considerada frondosa por diversos pesquisadores que estudaram as suas características mais marcantes do mundo. O seu tronco por chegar a crescer até os 80 metros, indo no máximo até 160 metros de diâmetro. A sua altura é a que mais impressiona, já que a Timborana pode atingir no mínimo 20 metros e no máximo 35 metros.

Quase ao fim da visita técnica, verificou-se a Socratea exorrhiza, mais conhecida como Paxiúba, é uma espécie de palmeira dióica, nativa da floresta amazônica e com interesse incomum, devido à forma do tronco e raízes da planta, que conferem um visual curioso e tem muitas teorias em torno da sua função. Uma delas é de que a planta realmente ande pelo terreno, em busca de luz, para fugir da sombra de uma árvore por exemplo. A teoria é de que o lado mais iluminado produziria novas raízes, enquanto que o lado no escuro, poderia perder algumas. No total de sua vida, ela andaria no máximo um metro.

Ao final da trilha, analisaram a Minquartiaguianensi,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (122.3 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com