TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visualizando a Multiplicação celular

Seminário: Visualizando a Multiplicação celular. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  Seminário  •  5.841 Palavras (24 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 24

.:. Visão de multiplicação da célula

O líder segundo o coração de Deus está sempre permitindo ao próprio Deus ampliar sua visão. Ele nunca estaciona naquilo que Deus já lhe deu. Está sempre buscando as coisas novas que o Senhor ainda tem para fazer em sua vida e por meio de sua vida. Talvez seja esta uma das características que fez" com que o apóstolo Paulo fosse tão importante em sua geração para o cristianismo. Veja seu estilo de vida em Filipenses 3:7¬14.

Ter visão de multiplicação da célula significa ter uma visão de crescimento para cada membro da célula. O líder é como um pai ou mãe humanos que deseja, sonha, se angustia, se esforça, se desgasta pelo crescimento integral de seus filhos. Era assim que o apóstolo Paulo se sentia com relação aos seus filhos na fé (Gálatas 5:19). Como líder de célula, peça sempre a Deus para mostrar a você a visão particular que ele tem para sua vida e

para cada pessoa que você está pastoreando.

.:. As resistências à multiplicação'

Em João 16:21 Jesus nos fala sobre a hora do parto: “Quando a mulher está para”.

dar à luz, fica triste porque chegou a hora de sofrer. Mas depois já não se lembra mais do sofrimento, pois está feliz porque nasceu uma criança". O nascimento de uma criança é uma experiência dolorosa, mas a alegria de ter e segurar uma criança nos braços ultrapassa de longe a dor do parto.

Muitas células nunca geram novas células. Entre as muitas razões, destacamos três

Citadas por Joel Comiskey, no seu livro "O Crescimento Explosivo da Igreja em

Células", pg. 96.

Os membros. do grupo tornam-se confortáveis demais na companhia uns dos outros.

Eles se apegam fortemente aos seus relacionamentos e não querem deixa-los,

mesmo sabendo que ao fazer isso novas pessoas seriam ganhas para o Reino. É claro que devemos incentivar os membros de células a desenvolver relacionamentos próximos, mas não a ponto de excluírem outras pessoas.

Este sentimento deve ser combatido com o argumento de que ao deixarem a célula para darem inicio a uma nova, eles continuarão mantendo contato com os amigos da célula antiga. A célula-mãe e a célula-filha poderão se reunir ocasionalmente na semana livre para

a confraternização. '

Os membros não conhecem a alegria do nascimento de uma nova célula, e de como isso contribui para o crescimento da igreja do Reino de Cristo.

É preciso sair da teoria para a prática. Só a explanação da bênção da multiplicação não é suficiente. Essa alegria precisa ser experimentada por todos aqueles que estão em células.

Após provar a beleza do mover do Espírito de Deus em um grupo pequeno, existe o medo de que o grupo não seja tão bom.

As pessoas resistem à multiplicação devido à preocupação de que o novo grupo possa não ser tão ungido como o atual. Para superar essa tendência, os líderes 'e membros de célula precisam ser constantemente lembrados de que o Espírito de Deus irá fazer aquela nova célula ser tão especial quanto a atual.

Abordando este assunto, Ralph Neighbour Junior faz uma afirmação bastante importante: “A beleza da igreja em células continua mesmo quando o grupo gera uma nova célula porque o poder do Espírito continua a operar-na vida do novo grupo".

.:. Multiplicação de células

Na forma denominada de multiplicação "mãe-filha", uma célula existente supervisiona a criação de uma célula-filha provendo pessoas, liderança e uma parcela de cuidado pessoal para apóia-Ia. Um grupo da célula-mãe é formado e é enviado para iniciar uma célula-filha. Este é o método tradicional e mais freqüentemente utilizado para a multiplicação de células. .

Tradicionalmente a célula-mãe forma um novo núcleo que é constituído do novo líder, do novo auxiliar e alguns membros da célula-mãe. O líder dessa equipe geralmente servia como auxiliar na célula-mãe. A decisão de manter o auxiliar na célula original ou de coloca-Ia na liderança da célula-filha depende da maturidade e do nível de liderança dessa pessoa.

Uma variante mais comum do método mãe-filha é o líder iniciar com alguns membros da célula-mãe uma nova célula. Neste cenário, o auxiliar da célula assume a direção da célula-mãe. I

11. PREPARANDO-SE PARA A MULTIPLICAÇÃO

.:. O tamanho adequado para a multiplicação

A célula tem que permanecer um grupo pequeno para não perder a sua eficácia e (sua habilidade de cuidar das necessidades de cada membro. O crescimento em número de membros normalmente exclui o crescimento na intimidade e essa é a razão mais forte a

favor da multiplicação. Quando o grupo pequeno aumenta em número de membros, cresce também a diferença no percentual de participação entre a pessoa mais ativa e a pessoa

menos ativa. A célula precisa ser pequena o suficiente para que todos os membros possam

contribuir livremente e compartilhar necessidades pessoais. '

Muitos crêem que o tamanho perfeito para a multiplicação está entre oito e doze pessoas. Dale Galloway diz: "O número ideal para boas dinâmicas de grupo e para o cuidado e o diálogo está em tomo de oito a doze pessoas. A participação é muito maior

quando o grupo permanece nesse número". John Mallison, outro especialista em grupos pequenos, afirma: "O número de doze não estabelece somente o limite máximo para relacionamentos significativos, mas promove uma situação não ameaçadora para aqueles que são novos em experiências de grupos menores... É significativo que Jesus escolheu doze homens para estarem em seu grupo". Carl George, outro estudioso sobre o assunto, fixa o número adequado em dez pessoas. No seu entendimento este é o número ideal para que o líder possa oferecer cuidado pastoral qualitativo.

.:.

A célula tem duração de seis a doze meses

A célula tem vida limitada. As igrejas que estão em células há vários anos tem observado que após um certo tempo de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.1 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com