TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vitaminas

Resenha: Vitaminas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  Resenha  •  1.224 Palavras (5 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 5

VITAMINAS

São substâncias orgânicas especiais que atuam a nível celular como desencadeadores da atividade de enzimas (coenzimas).

Elas são atuantes em quantidades mínimas na química da célula, com função exclusivamente reguladora.

São produzidas habitualmente nas estruturas das plantas e por alguns organismos unicelulares.

Os seres mais desenvolvidos necessitam obtê-las através da alimentação.

Algumas vitaminas são obtidas pelos animais na forma de provitamina, substância não ativa, precursora das vitaminas propriamente ditas. Assim acontece com a vitamina A, que é encontrada como provitamina A ou caroteno; e a vitamina D2 (calciferol), obtida de certos óleos vegetais na forma de ergosterol ou provitamina D2. A falta de determinada vitamina no organismo humano causa distúrbios que caracterizam uma avitaminose ou doença carencial. Amelhor forma de se evitar as avitaminoses é consumir uma dieta rica em frutos, verduras, cereais, leite e derivados, ovos e carnes.

As vitaminas se classificam em hidrossolúveis e lipossolúveis, conforme sejam solúveis em água ou lipídios (óleos e gorduras).

São lipossolúveis as vitaminas A, D, E e K; as demais são hidrossolúveis.

As vitaminas hidrossolúveis dissolvem-se na água durante o processo de cozimento de verduras e legumes, por isso, recomenda-se o aproveitamento do caldo resultante.

Vitamina A (axeroftol ou retinol)

-> Pode ser encontrada no leite, na manteiga, na gema de ovos, nos óleos de fígado de bacalhau e baleia, na cenoura, nas pimentas e outros vegetais amarelos, alaranjados e vermelhos.

-> É termoestável, pois suporta temperaturas de até 100 0C.

-> É importante nos processos de cicatrização e entra na composição da rodopsina ou púrpura visual, substância formada na retina e necessária para o bom funcionamento da visão.

-> A sua carência provoca dificuldade de adaptação da visão em locais pouco iluminados, o que é conhecido como hemeralopia ou cegueira noturna. Também provoca a xeroftalmia, que é um processo de ressecamento e ulceração da córnea transparente do olho, podendo levar à cegueira parcial ou total.

Vitamina B1 (tiamina ou aneurina)

-> Encontrada no arroz e trigo integrais, na levedura de cerveja e em vegetais verdes folhosos (couve, repolho, alface), fígado, ovos, soja, nozes, feijões, leite e derivados, frutas frescas, carne e peixes.

-> Atua nos processos de oxidação da glicose e outros carboidratos.

-> Sua carência provoca o beribéri, caracterizado por fraqueza e atrofia muscular, inflamação de nervos periféricos (polineurite), absorção defeituosa de alimentos no intestino, falta de apetite (anorexia), crescimento retardado, inchaços (edemas) e insuficiência cardíaca.

Vitamina B2 (riboflavina)

-> Também é obtida de vegetais folhosos, de cereais, do leite e de frutos.

-> Previne contra neurites.

-> Sua carência provoca lesões na mucosa bucal (glossite) e rachaduras nos cantos dos lábios (queilose).

Vitamina B12 (cianocobalamina e hidroxicobalamina)

-> É encontrada na carne fresca, no fígado, nos rins e é produzida no intestino por alguns microorganismos (leveduras do gênero Streptomyces).

-> É essencial para o processo de maturação dos glóbulos vermelhos na medula óssea. Tem ação antineurítica e antianêmica.

-> Sua carência provoca a formação de hemácias imaturas, ocasionando a chamada anemia perniciosa ou megaloblástica.

Vitamina PP (niacina ou nicotinamida)

-> Pertence ao complexo B, sendo obtida das mesmas fontes das anteriores.

-> Sua carência ocasiona a pelagra, distúrbio que provoca diarréia, dermatite (inflamação da pele) e lesões nervosas que afetam o sistema nervoso central, levando à demência. É chamada doença dos três D: dermatite, diarréia, demência.

Além dessas, fazem parte do Complexo B as vitaminas B6 (piridoxina), H (biotina) e P (rutina), assim como o ácido fólico, o ácido pantotênico, a colina e o inositol.

Vitamina C (ácido ascórbico)

-> Encontrada nos frutos cítricos (laranja, limão, tangerina), na acerola, no caju, no pimentão, na goiaba e nas hortaliças em geral.

-> Decompõe-se facilmente quando exposta às condições normais do meio ambiente.

-> É essencial para a produção adequada de colágeno, participa do desenvolvimento do tecido conjuntivo e é estimulante da produção de anticorpos pelo organismo. É por isso chamada de vitamina antiifecciosa, sendo largamente usada no tratamento e prevenção dos estados gripais.

-> Sua carência provoca o escorbuto, caracterizado por lesões da mucosa intestinal com hemorragias digestivas, vermelhidão das gengivas que sangram facilmente e enfraquecimento dos dentes.

Vitamina E (tocoferol)

-> Encontrada nas verduras, cereais (aveia, cevada, milho, trigo, arroz), leguminosas (feijão, ervilha, soja), leite e seus derivados, ovos, etc.

-> Age como estimulante da gametogênese, retarda o envelhecimento e regulariza a taxa de colesterol.

Vitamina K (filoquinona)

-> É encontrada em vegetais folhosos e no alho. Também é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com