TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vitaminas lisossolúveis

Tese: Vitaminas lisossolúveis. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  Tese  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 2

okokdgfsgfghetthtfgh f

Pelotas, 10 de novembro de 2011.

Vitaminas Lipossolúveis

Vitamina A

A vitamina A é um micronutriente que desempenha papel essencial na visão, crescimento, desenvolvimento do osso, desenvolvimento e manutenção do tecido epitelial, processo imunológico e reprodução. Aproximadamente 90% da vitamina A do organismo é armazenada no fígado; o remanescente é armazenado nos depósitos de gordura, pulmões e rins.

Deficiência de vitamina A:

Cegueira noturna, Ressecamento da esclera (parte branca) e córnea dos olhos, podendo levar à cegueira, Inflamação da pele (dermatite), Endurecimento das membranas mucosas dos trato respiratório, gastrointestinal e geniturinário, Risco de infecções e morte.

Excesso de vitamina A:

Dor de cabeça, Ressecamento da pele com fissuras; Perda de cabelos, Aumento do baço e fígado, Aumento dos ossos e dor nas juntas

Fontes: A vitamina A é encontrada em alimentos de origem animal (leite, ovos, fígado). Os vegetais folhosos verde-escuros , vegetais e frutas amarelo-alaranjados possuem carotenóides que são convertidos em vitamina A pelo organismo.

Recomendações Nutricionais de vitamina A (retinol):

Idade µg /dia

Lactentes 0 a 6 meses 400

7 a 12 meses 500

Crianças 1 a 3 anos 300

4 a 8 anos 400

9 a 13 anos 600

Homens acima de 14 anos 900

Mulheres acima de 14 anos 700

Gravidez < a 18 anos 750

Gravidez acima de 19 anos 770

Lactação < 18 anos 1.200

Lactação acima de 19 anos 1.300

Vitamina D

A vitamina D é uma denominação genérica para os diversos compostos que possuem a propriedade de prevenir e curar o raquitistmo – os mais importantes são o calciferol (ergosterol ou vitamina D2) e o colecalciferol (vitamina D3).

Ela é importante no processo de absorção de cálcio e fósforo do intestino, mineralização, crescimento e reparo dos ossos.

Nos seres humanos, a vitamina D3 é formada na pele, pela ação dos raios ultravioletas da luz solar sobre um elemento (7-deidrocolesterol) presente na epiderme.

Deficiência de vitamina D:

Nível de cálcio e fósforo no sangue decresce, causando problemas nos ossos – raquitismo nas crianças e osteomalácia (mineralização deficiente dos ossos) nos adultos.

Excesso de vitamina D:

Nível de cálcio e fósforo no sangue decresce, causando problemas nos ossos – raquitismo nas crianças e osteomalácia (mineralização deficiente dos ossos) nos adultos.O consumo de altas doses (10 vezes o valor diário recomendado) por vários meses pode causar toxicidade, resultando em nível alto de cálcio no sangue. Pode ocorrer depósito de cálcio pelo organismo, principalmente no rim

Fontes: A vitamina D é encontrada em pequenas quantidades em alimentos animais na forma de colecalciferol (D3). Nenhum vegetal, fruta ou grão contém vitamina D em quantidade detectável. O mesmo acontece com carnes e peixes com baixo teor de gordura.

A vitamina D é estocada no fígado, o que faz com que este órgão seja boa fonte. É encontrada em pequenas quantidades na manteiga, nata, gema de ovo e fígado e em grande quantidade no óleo de fígado de peixes como lambari, bacalhau, arenque e atum. Tanto o leite materno como o de vaca são fontes pobres desta vitamina.

Obs: na ausência de exposição adequada ao sol.

ghfheth

...

Baixar como  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »