TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vitaminas С

Resenha: Vitaminas С. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2014  •  Resenha  •  250 Palavras (1 Páginas)  •  335 Visualizações

A vitamina C é a vitamina antiescorbútica. Embora o escorbuto tenha sido descrito pela primeira vez durante as Cruzadas, a inter-relação específica entre escorbuto, frutas cítricas e ácido ascórbico não foi estabelecida até o século XX.O ácido ascórbico é absorvido a partir do intestino delgado para o sangue por um mecanismo ativo e, provavelmente, também por difusão. Passa rapidamente para dentro dos tecidos adrenais, do rim, fígado e do baço. As quantidades excessivas são excretadas na urina.

Sua habilidade de perder e captar hidrogênio lhe garante um papel essencial no metabolismo. O ácido ascórbico está envolvido na síntese do colágeno, no desenvolvimento do tecido conjuntivo, no processo de cicatrização e recuperação após queimaduras e ferimentos, na resistência a infecções, na absorção do ferro, entre outras funções. É importante na resposta imune e em reações alérgicas.

A vitamina C carrega a fama de proteger contra o resfriado. Vários estudos foram realizados, sem alcançar uma decisão unânime. Acredita-se, porém, que os benefícios pelo ácido ascórbico estejam mais na redução da severidade dos sintomas da gripe do que na prevenção do resfriado.

Deficiência de vitamina C: Excesso de vitamina C:

Escorbuto (sangramento e inflamação da gengiva, dores musculares, sensibilidade geral ao toque),

Taquicardia,

Anemia por deficiência de vitamina C. Diarréia,

Pedras nos rins (em pessoas suscetíveis),

Alterações no ciclo menstrual.

A vitamina C é encontrada nas frutas cítricas, em verduras, tomate, cebola, pimentão, melão, abacaxi, kiwi, morango, goiaba, entre outros.

Teor de Vitamina C em alguns alimentos (100 g)

Fonte Mg Mg

Folha de mandioca 311 Pitomba 54

Caju 219 Manga 53

Goiaba 218 Limão 51

Salsa 146 Carambola 35

Pimentão 140 Fruta-do-conde 35

Casca da tangerina 136 Tangerina 33

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com