TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Zoonoses

Por:   •  21/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.444 Palavras (10 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 10

ZOONOSES

  1. JUSTIFICATIVA

           A elaboração deste projeto justifica-se pela necessidade de que os alunos conheçam as doenças transmitidas por animais ao homem. O estudo das zoonoses no Ensino Fundamental é de extrema importância, pois o tema compreende, além de um conteúdo da grade da disciplina, assuntos relacionados ao dia-a-dia de parcelas consideráveis da população, por se tratarem de doenças comuns a que todos os seres humanos estão suscetíveis, principalmente, em regiões endêmicas. Essas doenças estão geralmente relacionadas com hábitos cotidianos.

Ao levar este assunto ao conhecimento dos alunos desperta o interesse dos mesmos e pode assim esclarecer algumas dúvidas, como as diferenças entre vírus, bactérias e protozoários, e qual a atuação de cada um nas zoonoses. O ensino dos ciclos dessas doenças também é muito importante, para que os alunos possam esclarecer mitos acerca do tema em questão. Assim com uma carga maior de conhecimento sobre estas doenças, os alunos acabam se tornando divulgadores do assunto as suas famílias e outras pessoas.

  1. OBJETIVOS GERAIS

Que ao final do projeto os alunos conheçam as doenças transmitidas por animais ao homem e que, também, reconheçam as diferenças entre vírus, bactérias e protozoários, identificando, qual a atuação de cada um nas zoonoses.

  1. OBJETIVOS ESPECIFICOS.  

 Que ao final do projeto os alunos reconheçam a importância dos hábitos de higiene como forma de manter a saúde e prevenir doenças provocadas por animais, e que também, possam assimilar de forma clara e objetiva o conteúdo sobre as zoonoses, como a Leptospirose, Peste Negra, Hidrofobia (Raiva), Doença de Chagas, Febre Amarela e Taxoplasmose, buscando aprender sobre um assunto que além de preocupante afeta várias regiões do país.

  1. EMBASAMENTO TEÓRICO

Zoonoses são doenças transmitidas por animais ao homem, bem como aquelas transmitidas do homem para os animais. Podem ser adquiridas através do contato com animais, ou pela ingestão de carnes contaminadas de animais como gado ou porco. Também pode-se contrair doenças através do contato não desejado com ratos, moscas e baratas, assim como, pela da ingestão de água e alimentos contaminados. Os agentes que desencadeiam essas afecções podem ser microrganismos como bactérias, vírus e protozoários.

As Bactérias são organismos unicelulares, procarióticos que podem ser encontrados na forma isolada ou em colônias e pertencente ao reino Monera. São microorganismos constituídos por uma célula, sem núcleo celular nem organelas membranares. Como exemplos de doenças causadas por bactérias, podemos citar: a Leptospirose causada pela bactéria Leptospira icterohaemorragiae, que afeta tanto os seres humanos como os animais e pode ser fatal. Nos seres humanos causa ampla gama de sintomas, mas em algumas pessoas infectadas pode ser assintomáticas, isto é, não apresenta sintoma algum. Sintomas da doença podem incluir febre alta, fortes cefaléias, calafrios, dores musculares, vômitos, bem como icterícia, olhos congestionados, dor abdominal, diarréia ou coceira. Complicações incluem falência renal, meningite, falência hepática e deficiência respiratória, o que caracterizam a forma mais grave da doença. A infecção nos seres humanos é freqüentemente causada por água, alimentos ou solo contaminados pela urina de animais infectados (bovinos, suínos, eqüinos, cães, roedores e animais selvagens) que ao serem ingeridos ou entrarem em contato com membranas mucosas ou com fissuras ou rachaduras da pele. FRANCO, (1969 p. 58) diz que:

A Leptospirose é mais comum em áreas rurais, mas pode ocorrer em áreas urbanas, quando alguns dos animais mencionados entram em contato com alimentos armazenados em depósitos não estão devidamente isolados. Existem casos de pessoas que contraíram a doença e morreram por beberem liquídos de latas que se encontravam contaminadas com esta bactéria devido à urina dos ratos que se encontram nos armazéns das fábricas e dos supermercados. Os médicos recomendam a lavagem de latas e outras embalagens com água e sabão.

 Não há registros de transmissão da doença de uma pessoa para outra. A leptospirose é tratada com antibióticos, como a doxiciclina ou a penicilina. Outra doença, a Peste Negra ou Peste Bubônica, é causada pela bactéria Pasteurella pestis, e transmitida ao ser humano através das pulgas dos ratos-pretos (Rattus rattus) ou outros roedores. A peste bubônica é uma doença primariamente de roedores: (ratos, ratazanas, coelhos, marmotas, esquilos). Espalha-se entre eles por contato direto ou pelas pulgas, e é-lhes frequentemente fatal. A peste nos humanos é uma típica zoonose, causada pelo contato com roedores infectados. As pulgas dos roedores obtêm a bactéria do sangue de animais infectados, e quando o roedor morre, procuram novos hóspedes. Entretanto a bactéria multiplica-se no intestino da pulga. Cães, gatos e seres humanos podem ser infectados, quando a pulga liberta bactérias na pele da vítima. A Pasteurella pestis entra então na linfa através de feridas ou microabrasões na pele, como a da picada da pulga. Outra forma de infecção é por inalação de gotas de líquido de espirros ou tosse de indivíduo doente. A bactéria entra por pequenas quebras invisíveis da integridade da pele. Daí espalha-se para os gânglios linfáticos, onde se multiplica. Após no máximo sete dias, em noventa por cento dos casos surge febre alta, mal estar e os bubos, que são protuberâncias azuladas na pele. São na verdade apenas gânglios linfáticos hemorrágicos e inchados devido à infecção. A cor azul-esverdeada advém da degeneração da hemoglobina. O surgimento dos bubos corresponde a uma taxa média de sobrevivência que pode ser tão baixa como vinte cico por cento se não for tratada. Evitar o contato com roedores e erradicá-los das áreas de habitação é a única protecção eficaz. Contatos de indivíduos afetados ainda hoje são postos em quarentena durante seis dias. Os antibióticos revolucionaram o tratamento da peste, tornando-a de agente da morte quase certa em doença facilmente controlável. São eficazes a estreptomicina, tetraciclinas e cloranfenicol. Tratamentos mais recentes vêm utilizando também a gentamicina e a doxiciclina com resultados eficazes.

Os Vírus são parasitas obrigatórios do interior celular e isso significa que eles somente se reproduzem pela invasão e possessão do controle da maquinaria de auto-reprodução celular e não possuem uma estrutura celular típica. Uma das doenças transmitidas por virús é a Hidrofobia (Raiva) causada por um vírus chamado Rhabdovirus, transmitida através da saliva introduzida pela mordida de animais infectados, por exemplo, o cachorro. O agente causador da raiva penetra pelo ferimento e instala-se no Sistema Nervoso. Os Sintomas como febre, mal-estar, delírios, convulções e paralisia dos músculos respiratórios, são típicos dessa doença que é fatal. Os métodos para prenvenção são a vacinação de animais domésticos e aplicações de soro e vacina em pessoas mordidas. A vacina contra esta doença é constituída por vírus inativados produzidos em cérebro de camundongos recém-nascidos. Pode causar reações neurológicas graves.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (174.9 Kb)   docx (19.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com