TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Moléstias Infecto-Contagiosas e Zoonoses

Por:   •  8/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.346 Palavras (6 Páginas)  •  942 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE ANHANGUERA DOURADOS

Moléstias Infecto-Contagiosas e Zoonoses

DOURADOS – 2015

FACULDADE ANHANGUERA DOURADOS

Moléstias Infecto-Contagiosas e Zoonoses

Trabalho apresentado como requisito para avaliação de Tutoria da Disciplina de Moléstias infecto-contagiosas e Zoonoses Curso de Medicina Veterinária oferecida pela Faculdade Anhanguera de Dourados, sob a orientação da Prof.ª .

DOURADOS – 2015

RESUMO

Neste trabalho serão abordadas doenças de caráter infecciosos, transmissíveis e de notificação obrigatória com base na instrução normativa nº 50, de 24 de setembro de 2013. As doenças transmissíveis que afeta a sanidade dos animais são chamadas de doenças de declaração obrigatória (DDOs). Sendo assim qualquer doença emergente com um índice de morbilidade ou mortalidade importante, ou com possibilidades de ser uma zoonose; qualquer mudança observada na epidemiologia das doenças, incluindo alteração de hospedeiro e patogenicidade, especialmente se puder ter repercussões zoonóticas, são doenças que requerem um engajamento rápido e eficiente no que se refere a controle.

Palavras chave: Ministério da Agricultura, epidemiologia.

Sumário

Brucelose        

Febre Amarela        

Febre Maculosa        

Influenza Aviária        

Leishmaniose        

Leptospirose        

Raiva        

Sinais indicativos da raiva        

Encefalomielite por vírus Nipah        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        

Doenças erradicadas ou nunca registradas no País, que requerem notificação imediata de caso suspeito ou diagnóstico laboratorial:

Brucelose

A brucelose bovina é de notificação obrigatória, de acordo com art. 5° do Decreto 5.741/2006, que regulamenta o PNCEBT e com a IN 30/2006, que disciplina a habilitação de Médicos Veterinários.

[pic 1]

Fonte EAGASPAR

Formas de transmissão entre animais por contato com placentas, fetos, fluidos fetais e descargas vaginais de animais infectados. A baixo algumas das doenças relacionadas ao trabalho.

  • Cowdriose
  • Doença hemorrágica epizoótica
  • Encefalite japonesa
  • Febre do Nilo Ocidental
  • Febre do Vale do Rift
  • Febre hemorrágica de Crimea-Congo
  • Miíase (Chrysomya bezziana)
  • Peste bovina
  • Triquinelose
  • Tularemia

Febre Amarela

A febre amarela é uma das doenças de notificação compulsória internacional, portanto é objeto de vigilância pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de acordo com o Regulamento Sanitário Internacional (RSI, 2005), por se caracterizar muitas vezes como uma emergência sanitária internacional.

Forma de transmissão, pela picada dos mosquitos transmissores infectados (principalmente gêneros Haemagogus e Sabethes).

[pic 2]

Fonte GOOGLE

Febre Maculosa

É doença de notificação compulsória, devendo ser informada pelos meios mais rápidos possíveis e de investigação epidemiológica com busca ativa, para evitar a ocorrência de novos casos e óbitos.

No Brasil, há indícios da existência da febre maculosa desde o século XIX quando era denominada “sarampão”, “sarampão preto” e “febre das montanhas” denominação está no estado de Minas Gerais.

O reservatório natural é um complexo de carrapatos (família Ixodidae) e pequenos mamíferos silvestres. A doença não se transmite de uma pessoa a outra, mas pela picada do carrapato ao se alimentar.

[pic 3]

Fonte  BRASIL ESCOLA

Influenza Aviária

Gripe aviária, gripe do frango, peste aviária, enfermidade provocada pelo vírus da família Orthomixoviridae, gênero Influenza vírus.

Forma de transmissão é através da via horizontal, de ave a ave, que ocorre a transmissão.

Leishmaniose

Leishmaniose Tegumentar Americana é um grupo de enfermidades de evolução crônica. Que acomete a pele, mucosa e estruturas cartilaginosas da nasofaringe, de forma localizada ou difusa. Originalmente a várias formas de Leishmaniose Cutânea, era zoo-antroponoses, na medida em que o parasito, circulando entre animais silvestres através de flebotomíneos, podia infectar o homem quando este penetrava na floresta.

Atualmente nas Américas são reconhecidas 11 espécies termotrópicas de Leishmania causadoras das doenças em humanos e oito espécies descritas, até o momento, que provocam a doença somente em animais.

Formas de transmissão dá se através da picada de insetos transmissores infectados. Não há transmissão de pessoa a pessoa ou animal a animal.

[pic 4]

FONTE SANTOHUBERTO

Leptospirose

Doença de Well, Icterícia infeciosa. Causadas por bactérias patogênicas do gênero Leptospira. Zoonose de ocorrência mundial trata-se de uma doença infecto contágios que acomete o ser humano, animais domésticos e silvestres, amplamente disseminada, assumindo considerável importância como problema econômico e de saúde pública.

Forma de transmissão, a infecção humana é resultante da exposição à água contaminada com urina ou tecidos provenientes de animais infectados, sendo sua ocorrência favorecida pelas condições climáticas, como no Brasil, sendo este um país tropical com épocas de chuva abundante.  Nos animais pode ocorrer a infecção por ingestão de alimentos ou água contaminados por urina infectada. Podendo também ser por infecção direta devido acesso aos portadores.

[pic 5]

Fonte ISTOENOTICIA

Raiva

Doença do cachorro louco, hidrofobia, de notificação obrigatória, causada pelo Lyssavirus, da família Rhabdoviridae com oito genótipos. Que compromete o Sistema Nervoso Central (SNC) causando encefalite, em geral de evolução rápida, dependendo da assistência médico-hospitalar recebida pelo paciente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (349.3 Kb)   docx (187.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com